Questões de Língua Portuguesa

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Uma carta de protesto contra a declaração infeliz de um secretário de Estado pode iniciar-se corretamente com a seguinte frase:

  • A.

    Vimos à presença de Vossa Excelência para que se digne a retificar sua infeliz declaração acerca dos episódios de Guantánamo.

  • B.

    Viemos a presença de Vossa Senhoria para solicitar que ratifiqueis vossa infeliz declaração sobre o ocorrido em Guantánamo.

  • C.

    Vimos solicitar a Sua Magnificência que vos digneis a retificar seu pronunciamento sobre o ocorrido em Guantánamo.

  • D.

    Viemos empenhar a Sua Excelência nossos protestos por vossa declaração acerca das ocorrências em Guantánamo.

  • E.

    Vimos apresentar-vos, ilustríssimo secretário, nossos protestos pelo pronunciamento que concedestes acerca dos fatos de Guantánamo.

Analise o uso da pontuação nas sentenças abaixo e assinale a opção correta.

  • A.

    “[...] é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, uma certa tradição cultural, etc.” (2º§). A vírgula foi empregada para marcar a intercalação de uma informação na sentença.

  • B.

    “A ética, como morada humana, não é algo pronto e construído de uma só vez.” (1º§). A função das vírgulas é separar o sujeito do verbo.

  • C.

    “Entre a moral e a ética há uma tensão permanente: a ação moral busca uma compreensão [...] e a ética, por sua vez, exerce uma permanente vigilância (3º§). Os dois pontos introduzem uma explicação.

  • D.

    “Existe, e essa forma é o que chamamos de ética.” (2º §). A vírgula está empregada de forma errada, pois não é possível seu uso antes da conjunção “é”.

  • E.

    “Para entendermos como isso acontece na história da humanidade, basta lembrarmos que [...]” (3º§). A função da vírgula é separar o adjunto adverbial de tempo do predicado.

A forma verbal em destaque está empregada de acordo com a norma-padrão em:

  • A. O diretor foi trago ao auditório para uma reunião.
  • B. O aluno foi suspendido por três dias pela direção da escola.
  • C. O réu tinha sido isento da culpa, quando nova prova incriminatória o condenou.
  • D. A autoridade havia extinto a lei, quando novo crime tornou a justificar o seu uso.
  • E. Pedro já tinha pegado os ingressos na recepção, quando soube que o espetáculo fora cancelado.

“Não ficar encharcado de todo, nem molhar demais os pés, requereu paciência...” A forma verbal requerer, se conjugada no pretérito mais que perfeito, apresentará a seguinte forma:

  • A. requerera.
  • B. requisera.
  • C. requereu.
  • D. requis.
  • E. requeriu.

A palavra “a” no fragmento de texto “destinadas a quem tem menos tempo de estudo” deve ser classificada como:

  • A.

    artigo

  • B.

    pronome pessoal

  • C.

    preposição

  • D.

    numeral

Com base no fragmento de texto acima, julgue os itens de 101 a 105, relativos ao romance realista do final do século XIX.

O Ateneu é considerado uma obra realista, por apresentar, de forma detalhada, as características psicológicas de um jovem ao tentar adaptar-se às normas e aos padrões impostos pelo sistema educacional da época, o qual valorizava os bons alunos, preparando-os para enfrentar a sociedade republicana.

  • C. Certo
  • E. Errado

A língua tem sempre uma série de recursos linguísticos que permitem dizer a mesma mensagem com estruturas diferentes.

Considerando essa afirmativa, assinale a alternativa em que, entre parênteses, está corretamente analisado o recurso utilizado para produzir a mesma mensagem nas duas frases apresentadas.

  • A.

    1. “O aluno que estuda vence.” 2. “O aluno estudioso vence”. (substituição da oração adverbial pelo adjunto adverbial ou vice-versa)

  • B.

    1. “Não saiu por causa da chuva”. 2. “Não saiu porque chovia”. (substituição da oração adjetiva por um adjetivo correspondente ou vice-versa)

  • C.

    1. “O presidente assinou o decreto”. 2. “O decreto foi assinado pelo presidente”. (transposição dos termos da frase)

  • D.

    1. “Embora tivesse lido o texto, não respondeu às questões”. 2. “Mesmo tendo lido o livro, não respondeu às questões”. (polissemia das preposições)

  • E.

    1. “Não mais se fabricam armas quando se deseja a paz”. 2. “Quando se deseja a paz, não mais se fabricam armas”. (ênfase na ideia principal ou na subordinada)

  • A. assíndeto e polissíndeto.
  • B. assíndeto e zeugma.
  • C. elipse e anacoluto.
  • D. pleonasmo e elipse.
  • E. zeugma e pleonasmo.

Ao separarmos a palavra abstração, obteremos:

  • A.

    a-bs-tra-ção.

  • B.

    ab-s-tra-ção

  • C.

    abs-tra-ção

  • D.

    a-bstra-ção

Na correspondência oficial, subscritor é o mesmo que

  • A.

    destinatário.

  • B.

    procurador.

  • C.

    signatário.

  • D.

    mensageiro.

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