Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.
No trecho a combatiam (l.5), o pronome a retoma a ideia antecedente de necessidade de criação de um tribunal de contas.Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012

Em relação ao texto acima, julgue os seguintes itens.
Na linha 2, a forma -lo, em ao fazê-lo, refere-se a conhecimento.

A polarização apontada entre Clarice Lispector e Guimarães Rosa resulta bastante clara quando se confrontam
a desconfiança que manifesta a autora em relação ao poder do discurso verbal e a confiança que deposita Rosa no caráter mágico das palavras.
o desnorteante sentimentalismo das personagens de Clarice, ingênuas e desarmadas, e a secura prosaica dos rudes sertanejos de Rosa.
o otimismo que mal se disfarça no plano profundo dos narradores de Clarice e o pessimismo que dá o tom das expectativas dos narradores de Rosa.
a feição límpida e clássica da linguagem de Clarice, sobretudo nas obras iniciais, e as contrações barrocas do estilo de Rosa, em seus momentos mais altos.

Com base nos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens subsequentes.
Seria mantida a correção gramatical do texto caso se substituísse a forma verbal conformando (ℓ.6) por configurando.
Leia atentamente o texto abaixo:
Sujo, barulhento e opressor o carro está acabando com o espaço vital do homem. Outro dia cheguei a casa e tinha um carro no banheiro. O carro vai ocupando todos os espaços e o homem já não tem mais onde estacionar. O carro não foi feito para coabitar com o homem na cidade. Ao concebê-lo, seus criadores pensavam em utilizá-lo nas estradas. Parece porém que seus proprietários não se adaptavam à vida na estrada. E criou-se um conflito sem solução: pois percebeu-se que ocarro também não se adaptou ao ambiente urbano. E a dificuldade de adaptação cresce tanto que hoje muitos carros já estão frequentando os analistas. O homem, porém não vive sem ele. Na escala afetiva o carro superou até o cachorrinho de estimação. O que em parte explica. O cachorrinho nós temos que levar para passear. Com o carro ocorre o contrário. Ele é que nos leva. O cachorrinho nos obriga a parar em tudo quanto é poste. Com o carro é diferente. A gente só para num poste de vez em quando. (Carlos Eduardo Novaes)
Há no texto acima:
3 verbos no infinitivo, 1 verbo no gerúndio e 5 verbos no particípio.
5 verbos no infinitivo, 3 verbos no gerúndio e 1 particípio.
1 verbo no infinitivo, 5 verbos no gerúndio e 3 verbos no particípio.
1 verbo no infinitivo, 5 verbos no gerúndio e 3 verbos no particípio.
4 verbos no infinitivo, 2 verbos no gerúndio e 1 no particípio.

... e anjos desciam até a superfície da Terra ...
O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está em:... que simplesmente desistimos deles?
Cresci no auge da boataria.
... que não se veem discos voadores.
As religiões não deixavam sequer ...
... seria coisa dos russos ou de outro planeta.
Quantos verbos possui a frase O rato roeu a roupa do rei de Roma?
3
4
2
1
Julgue se os trechos apresentados nos itens abaixo, adaptados de notícias da Câmara dos Deputados publicadas em sítio da Internet, estão gramaticalmente corretos. O texto aprovado é um substitutivo ao Projeto de Lei n.º 659/2011. A relatora substituiu o termo com necessidade específica de saúde, no texto original por doença crônica. A proposta tramita, em caráter conclusivo e ainda será examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Todas as afirmativas estão corretas sobre os objetivos do primeiro parágrafo do texto, EXCETO:

Considere a afirmativa Se o governo não cria regras, a universidade as inventa... O vocábulo se exerce a mesma função sintática em
Os irmãos cumprimentaram-se seriamente.
Nesta terra, vive-se em paz.
Ainda se viam ali homens honestos.
Teríamos chances se ao menos tentássemos.
Não sei se ficaremos em casa.
Considerando as características dos documentos oficiais, sobretudo a impessoalidade, a clareza, a concisão, a formalidade e a uniformidade, julgue os itens subsequentes.
No fecho das comunicações oficiais, especialmente dos memorandos, deve-se empregar a forma Cordialmente, seguida de vírgula, quando o documento for endereçado a autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...