Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O documento que não admite o uso de parágrafos, para que não se introduzam em seu texto acréscimos ou alterações, é

  • A.

    o atestado.

  • B.

    o diploma.

  • C.

    a ata.

  • D.

    a minuta.

Os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios. Assinale a alternativa que corresponde ao sinal de reticências no poema:

  • A.

    Para indicar surpresa, expressar indignação ou atitude de expectativa diante de uma determinada situação.

  • B.

    São usados quando se quer explicar melhor algo que foi dito ou para fazer simples indicações.

  • C.

    São usadas para indicar supressão de um trecho, interrupção ou dar ideia de continuidade ao que se estava falando.

  • D.

    Nenhuma das alternativas.

Considerando que os trechos a seguir constituam segmentos, não necessariamente sequenciais, de um ofício, julgue-os quanto à correção gramatical, condição essencial aos documentos da comunicação oficial. Conforme é do conhecimento de V. Sa., a primeira fiscalização avaliou o serviço de atendimento ao usuário de três órgãos públicos e resultou em acórdão proferido pelo TCU. A segunda fiscalização, julgada por outro acórdão, verificou a atuação desses mesmos órgãos no acompanhamento da qualidade dos serviços prestados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A concordância verbal e nominal está inteiramente correta em:

  • A.

    O mundo moderno, apesar das pesquisas que se desenvolve atualmente, ainda dependem dos derivados de petróleo.

  • B.

    É sabido de todos as situações que resulta em desastre para o meio ambiente do uso excessivo de pesticidas agrícolas.

  • C.

    Tem sido feito, em todo o planeta, esforços no sentido de preservar os recursos naturais, muitos dos quais já vem se esgotando.

  • D.

    A água, um dos recursos naturais essenciais à vida no planeta, já se mostram escassos em regiões bastante populosas.

  • E.

    A garantia de sobrevivência de nossa espécie deverá basear-se na conscientização sobre a necessária preservação dos recursos naturais.

O título desse poema justifica-se plenamente quando se considera que, nesses versos, o poeta mineiro confessa que

  • A.

    seu exílio em terras estrangeiras fê-lo amar ainda mais sua terra natal e as lembranças de seus antepassados.

  • B.

    seu amor pelos valores do berço natal não se manteve o mesmo depois que saiu de sua terra.

  • C.

    foram determinantes e indeléveis as marcas da terra e da cultura que o formaram como indivíduo.

  • D.

    encontrou na religião uma nova conexão com os hábitos de sua terra e os valores de sua família.

Substituindo-se os elementos grifados em segmentos do texto, com os ajustes necessários, ambos os pronomes foram empregados corretamente em:

  • A.

    como posicionar os braços / alcançar os melhores resultados = como posicioná-los / alcançar-lhes

  • B.

    não encontraremos maestria / negligenciarmos as habilidades = não encontraremo-la / negligenciarmonas

  • C.

    especialistas dão instruções / como utilizar uma raquete = especialistas dão-nas / como utilizá-la

  • D.

    superar obstáculos exteriores / atingir uma meta externa = superar-nos / atingi-la

  • E.

    não acrescentem novos troféus / elas trazem recompensas = não lhes acrescentem / elas as trazem

Leia o texto para responder às questões de 01 a 13.

Embora não trate especificamente da violência contra as mulheres, o texto automaticamente remete a casos de estupro e agressão física, dos quais elas são as maiores vítimas.

Os vocábulos grifados são classificados, RESPECTIVAMENTE como:

  • A.

    Verbo transitivo direto, verbo transitivo indireto e verbo intransitivo.

  • B.

    Verbo transitivo indireto, verbo transitivo direto e verbo de ligação.

  • C.

    Verbo intransitivo, verbo transitivo direto e verbo de ligação.

  • D.

    Verbo transitivo indireto, verbo transitivo direto e verbo transitivo direto.

  • E.

    Verbo transitivo indireto, verbo transitivo indireto e verbo de ligação.

Em cada um dos itens seguintes são apresentados trechos adaptados de reportagens jornalísticas. Julgue-os em relação à grafia e acentuação gráfica das palavras e a aspectos morfossintáticos e textuais, como emprego e colocação de vocábulos, concordância e regência nominal e verbal, pontuação e coerência.

Segundo o depoimento de uma testemunha do crime, que abalou a cidade no último fim de semana, por volta das 3 horas de sábado, um rapaz saia do Bar da Esquina quando foi abordado por três adolescentes, que o obrigaram, sobre ameaça de arma de fogo, a se manter de joelhos no meio da rua, olhando para o chão, no entanto um dos menores encostou uma pistola na cabeça do rapaz e atirou.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

O sujeito da forma verbal “destacou” (l.5), cujo referente é “o vice-presidente executivo da FEBRABAN” (l.4), é indeterminado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas informações e nas estruturas linguísticas do texto, julgue os próximos itens.

Ao se substituir “onde” (l .9) por quando, muda-se a referência de lugar para a referência à situação, à ocasião, preservando-se a correção gramatical do período.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...