Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas questões de 04 a 06, marque o item em que um dos dois períodos está gramaticalmente incorreto.
A qualquer observador da história moderna pode afigurar-se paradoxal que a primeira conferência multilateral sobre o tema do desenvolvimento social se tenha realizado numa época em que o neoliberalismo, como alternativa "eficiente" ao chamado Estado-Providência, e o culto do mercado, como fator de regulação da convivência social configuram a ideologia dominante. / A qualquer observador da história moderna pode-se afigurar paradoxal que a primeira conferência multilateral sobre o tema do desenvolvimento social se tenha realizado numa época em que o neoliberalismo, como alternativa "eficiente" ao chamado Estado-Providência, e o culto do mercado, como fator de regulação da convivência social configuram a ideologia dominante.
O primeiro paradoxo a respeito da Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Social reside no fato da proposta de sua realização ter sido aceita mais rapidamente pelos países desenvolvidos do que pelo conjunto de países em desenvolvimento. / O primeiro paradoxo a respeito da Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Social reside no fato de a proposta de sua realização ter sido aceita mais rapidamente pelos países desenvolvidos do que pelo conjunto de países em desenvolvimento.
O triunfalismo do Ocidente desenvolvido com o esboroamento do antigo bloco comunista e a alegada vitória do liberalismo traduzia-se, então, não apenas na noção da "nova ordem internacional" preconizada pelo Presidente Bush dentro do Grupo dos Sete. / O triunfalismo do Ocidente desenvolvido com o esboroamento do antigo bloco comunista e a alegada vitória do liberalismo traduziam-se, então, não apenas na noção da "nova ordem internacional" preconizada pelo Presidente Bush dentro do Grupo dos Sete.
Alguns países desenvolvidos brandiam a noção de good governance, ou "boa governança", na qual se embutia uma crítica aos países do Terceiro Mundo como locus exclusivo do desperdício de recursos e da corrupção governamental – antes, naturalmente, da Operação Mãos Limpas na Itália. / Alguns países desenvolvidos brandiam a noção de good governance, ou "boa governança", em que se embutia uma crítica aos países do Terceiro Mundo como locus exclusivo do desperdício de recursos e da corrupção governamental – antes, naturalmente, da Operação Mãos Limpas na Itália.
Temiam os países em desenvolvimento que a conferência proposta se transformasse num foro de repreensão no sentido Norte-Sul, em que os países ricos viessem a tentar impor novos tipos de condicionalidades a assistência e cooperação internacionais. / Temiam os países em desenvolvimento que a conferência proposta se transformasse num foro de repreensão no sentido Norte-Sul, em que os países ricos viessem a tentar impor novos tipos de condicionalidades à assistência e à cooperação internacionais.
Nas questões de 04 a 06, marque o item em que um dos dois períodos está gramaticalmente incorreto.
O tema "narcotráfico" é relativamente novo tanto na agenda política quanto tratando-se de objeto de estudos nas universidades brasileiras. / O tema "narcotráfico" é relativamente novo tanto na agenda política quanto no currículo das universidades brasileiras.
As drogas, afetando todos os países, levam os Estados Unidos e a União Européia a desenvolverem políticas em relação às quais tanto o governo como diferentes segmentos da sociedade brasileira se viram instados a posicionar-se. / As drogas, afetando todos os países, levam os Estados Unidos e a União Européia a desenvolver políticas em relação às quais tanto o governo como diferentes segmentos da sociedade brasileira se viram instados a posicionar-se.
Fora do domínio dos mecanismos de monitoramento e de repressão ao tráfico, há poucas informações sistematizadas para abastecer o processo de formulação de políticas. / Fora do domínio dos mecanismos de monitoramento e de repressão ao tráfico, existem poucas informações sistematizadas para abastecerem o processo de formulação de políticas.
Contribui para o aumento do narcotráfico a intensificação do fluxo de bens e de pessoas através das fronteiras nacionais em decorrência da abertura econômica e da integração no âmbito do MERCOSUL. / Contribuem para o aumento do narcotráfico a intensificação do fluxo de bens e de pessoas através das fronteiras nacionais e a abertura econômica em decorrência da integração no âmbito do MERCOSUL.
Atualmente, nas formulações de políticas de combate ao crime organizado se exige que sejam atacadas as causas do narcotráfico. / Atualmente, nas formulações de políticas de combate ao crime organizado exige-se que sejam atacadas as causas do narcotráfico.
(Baseado em Argemiro Procópio Filho e Alcides Costa Vaz)
Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.
O pronome "seu"(l.4) concorda com "modo de vida" (l.4 e 5) e refere-se a "sociedade" (l.4).
Tanto na linha 6 como na linha 12, o pronome "ela" refere-se ao mesmo antecedente: "A terceira revolução industrial" (l.1).
Estaria gramaticalmente correta, na linha 8, a seguinte redação: e não apenas no campo dos objetos.
Em "implantar-se" (l.10), a eliminação do pro-nome enclítico mantém a correção sintática do período.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
Se nada resolve incendiar automóveis nas ruas, também nada resolve conformar-se com o lugar de humilhados sem futuro.
A frase acima permanecerá correta e terá seu sentido preservado caso se substituam as expressões sublinhadas, respectivamente, por
Uma vez que não resolva - o mesmo não resolverá
Caso não viesse a resolver - igualmente não resolveria
Visto que não resolve - portanto não resolve
Assim como não resolve - do mesmo modo não resolve
Ainda que não resolva - conquanto também não resolva
Textos 01, 02, 03 e 04 para as questões de 11 a 20.
Analise o texto 04 e marque a alternativa que apresenta a afirmação correta.
A conjunção "como" em negrito estabelece uma oposição entre "palavras" e "estrelas".
O pronome "elas" retoma o termo "flores".
Os adjetivos "lisas" e "ásperas" caracterizam a palavra "raízes".
A preposição "em" estabelece relação de causa.
O termo "um" acompanha o substantivo "sopro", quantificando-o.
LEIA ATENTAMENTE AS TRÊS AFIRMATIVAS NAS QUESTÕES DE 16 A 20. ELAS PODEM APRESENTAR DESVIO(S) QUANTO À NORMA CULTA DA LÍNGUA, TENDO EM VISTA ASPECTOS DE CONCORDÂNCIA, RE-GÊNCIA, CONJUGAÇÃO, ACENTUAÇÃO E ORTOGRAFIA. A SEGUIR, ASSINALE, PARA CADA QUESTÃO:
I. Ao me verem, os cidadãos manteram-se calados, não extravazando os seus sentimentos.
II. Começaram a haver manifestações contrárias, quando os participantes da sessão legislativa lembraram das ameaças do governador.
III. Chamamos ao intruso de vigarista e observamos que mais de uma pessoa se entreolharam rapidamente.
A palavra "como", tem o valor morfológico de:
conjunção
preposição
adjetivo
advérbio
"Comentavam que a tropa de elite iraquiana, que prometia resistência feroz, foi dizimada em todos os confrontos e que, agora, só falta conquistar a capi-tal."
Ainda em relação ao enunciado proposto, NÃO há exemplo de:
predicado nominal
predicado verbal
adjunto adverbial
objeto direto
O melhor épico do Arcadismo brasileiro em que está narrado o episódio "A morte de Lindoia" é
Ao substituir as formas por a forma em As formas de governo que a teoria antigamente chamava de monarquia ou aristocracia, considerando-as legítimas, atualmente apenas podem ser chamadas de ditaduras., torna-se adequada, de acordo com a norma culta, a seguinte alteração
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...