Questões de Língua Portuguesa do ano 0000

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Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma sobre o elemento se destacado. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Em “A classificação de Vanuatu [...] se explica...”, é pronome apassivador.

( ) Em “Não se trata de uma pergunta fácil.”, é parte integrante do verbo.

( ) Em "Mas o sujeito que se encaixasse no perfil...”, é pronome apassivador.

( ) Em “Como os vanuatuenses se satisfazem...”, é conjunção integrante.

  • A. F – V – F – F.
  • B. F – F – V – V.
  • C. V – V – F – F.
  • D. V – F – V – V.

Relacione as colunas de acordo com as classes de palavras a que pertencem as expressões destacadas no contexto. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez e outros poderão não ser usados.

1. substantivo

2. adjetivo

3. artigo

4. pronome

5. numeral

6. advérbio

7. conjunção

8. preposição

9. interjeição

( ) “Desde tempos remotos...”

( ) “entende por felicidade

( ) “...satisfazem com muito pouco...”

( ) “...consumo nem sacrificam...”

( ) “Segundo a pesquisa...”

( ) “...países mais felizes...”

( ) “...os religiosos têm do paraíso...”

( ) “...para esse debate...”

  • A. 1 – 2 – 6 – 8 – 8 – 6 – 1 – 6.
  • B. 1 – 2 – 7 – 7 – 5 – 4 – 2 – 6.
  • C. 2 – 1 – 7 – 8 – 5 – 4 – 2 – 4.
  • D. 2 – 1 – 8 – 7 – 7 – 6 – 1 – 4.

“A pesquisa da ONG inglesa surge na esteira de um burburinho provocado atualmente nos meios acadêmicos pelos adeptos da chamada psicologia positiva, cujo objetivo é justamente permitir às pessoas a conquista da felicidade.”

No fragmento acima, o elemento cujo é

  • A. pronome relativo e marca uma relação de modo com o seu antecedente.
  • B. pronome relativo e marca uma relação de posse com o seu antecedente.
  • C. conjunção integrante e introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva.
  • D. conjunção integrante e introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa.

Considerando-se as relações de sentido existentes entre os parágrafos do texto, pode-se afirmar que está INCORRETA a afirmação contida em:

  • A. no 2º parágrafo, acrescentam-se dados que ratificam ponto de vista apresentado e desenvolvido no 1º parágrafo;
  • B. no 3º parágrafo, apresentam-se informações que contrariam, por exceção, ponto de vista desenvolvido nos parágrafos anteriores;
  • C. no 5º parágrafo, é desenvolvido argumento que comprova a tese apresentada no 4º parágrafo;
  • D. no 6º parágrafo, ocorre uma contradição argumentativa, pela incoerência de se iniciar o parágrafo com o conector “entretanto”;
  • E. no 7º parágrafo, tem-se um argumento contrário ao ponto de vista apresentado no 6º parágrafo, contraditado por outro que confirma o ponto de vista dominante no texto.

O período “Nosso país se tornará grande apenas quando conseguir delimitar e enfrentar seus problemas” (9º parágrafo) foi reescrito abaixo de cinco formas distintas, alterando-se a posição do termo “apenas”. Das cinco alterações, foi mantido o sentido original do texto em:

  • A. Apenas nosso país se tornará grande quando conseguir delimitar e enfrentar seus problemas.
  • B. Nosso país apenas se tornará grande quando conseguir delimitar e enfrentar seus problemas.
  • C. Nosso país se tornará apenas grande quando conseguir delimitar e enfrentar seus problemas.
  • D. Nosso país se tornará grande quando apenas conseguir delimitar e enfrentar seus problemas.
  • E. Nosso país se tornará grande quando conseguir apenas delimitar e enfrentar seus problemas.

Das modificações feitas abaixo na redação da última oração do período “O principal argumento contra a adoção de cotas para mulheres no Parlamento afirma que elegeríamos vereadoras, deputadas e senadoras despreparadas para a função, dado que só chegariam lá por conta da nova lei” (7º parágrafo), aquela em que houve alteração substancial do sentido original é:

  • A. pelo fato de que só chegariam lá por conta da nova lei.
  • B. porquanto só chegariam lá por conta da nova lei.
  • C. visto que só chegariam lá por conta da nova lei.
  • D. uma vez que só chegariam lá por conta da nova lei.
  • E. a despeito de que só chegariam lá por conta da nova lei.

Leia com atenção o fragmento: “A ausência de mulheres torna o sistema político brasileiro míope. Simplesmente não conseguimos processar as demandas específicas da maior parte da população.” (4º parágrafo). Reescrevendo-se os dois períodos em um único período, com a utilização do conectivo adequado, pode-se afirmar que a redação que mantém o sentido original do texto é:

  • A. A ausência de mulheres torna o sistema político brasileiro míope; não obstante isso simplesmente não conseguimos processar as demandas específicas da maior parte da população.
  • B. A ausência de mulheres torna o sistema político brasileiro míope; em decorrência disso simplesmente não conseguimos processar as demandas específicas da maior parte da população.
  • C. A ausência de mulheres torna o sistema político brasileiro míope; em conformidade com isso simplesmente não conseguimos processar as demandas específicas da maior parte da população.
  • D. A ausência de mulheres torna o sistema político brasileiro míope; apesar disso simplesmente não conseguimos processar as demandas específicas da maior parte da população.
  • E. A ausência de mulheres torna o sistema político brasileiro míope; na hipótese disso simplesmente não conseguimos processar as demandas específicas da maior parte da população.

Leia com atenção os dois fragmentos a seguir, analisando o significado de cada uma das palavras em destaque: “A participação política feminina encontra-se ESTAGNADA no Brasil” (1º parágrafo) / “adotando discursos agressivos, TÍPICOS de quem precisa lutar muito para ocupar um espaço” (2º parágrafo). Podem substituir as palavras em destaque nos fragmentos acima, sem prejuízo do sentido, respectivamente, as palavras do seguinte par:

  • A. estancada / próprios;
  • B. progredida / peculiares;
  • C. detida / insólitos;
  • D. jorrada / específicos;
  • E. cristalizada / emblemáticos.

Nos itens abaixo, foram transcritos trechos do texto e neles estão em destaque termos responsáveis pelas relações de coesão textual. Está INCORRETA a interpretação dada ao sentido do termo destacado em:

  • A. “ALÉM DISSO, os postos de direção das Casas quase nunca são exercidos por deputadas e senadoras” (1º parágrafo) / adição;
  • B. “PORTANTO, a presença feminina deve aumentar na medida em que os brasileiros mudarem a forma como tratam suas mulheres” (5º parágrafo) / conclusão;
  • C. “ENTRETANTO, uma mudança cultural pode ser lenta demais, e as mulheres não podem esperar tanto” (6º parágrafo) / oposição;
  • D. “AO INVÉS DE termos cotas de candidatas, por que não criarmos cotas de cadeiras no Parlamento?” (6º parágrafo) / alternância;
  • E. “NO ENTANTO, o aporte de novas protagonistas permitiria o “peneiramento” de novas líderes” (7º parágrafo) / contraste.

No trecho “típicos de quem precisa lutar muito para ocupar um espaço” (2º parágrafo), pode-se depreender um pensamento em cuja construção há uma relação de sentido que pode ser definida como de:

  • A. causa e consequência;
  • B. hipótese e condição;
  • C. concessão e restrição;
  • D. conclusão e explicação;
  • E. meio e fim.
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