Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens de 25 a 33, a respeito do texto acima.
Na linha 10, para que as regras gramaticais exigidas na redação de um documento oficial sejam respeitadas, é obrigatório que se empregue a forma não flexionada do infinitivo de ser porque já foi feita a flexão de plural em eram (l.9).Julgue os itens de 25 a 33, a respeito do texto acima.
Ao se empregar a preposição em junto à expressão a festa (l.11), formando na festa, mantêm-se a correção gramatical e a coerência da argumentação.Julgue os itens de 25 a 33, a respeito do texto acima.
A função explicativa da frase introduzida pelo sinal de dois-pontos na linha 21 permite a substituição desse sinal pela expressão ou seja, entre vírgulas, sem prejuízo da correção ou da coerência do texto.Julgue os itens de 25 a 33, a respeito do texto acima.
O emprego do verbo Crie-se (l.23) sugere, no texto, uma hipótese que terá como conseqüência a volta dos seres humanos à sua primeira natureza, a bondade.Julgue os itens de 25 a 33, a respeito do texto acima.
A regência do verbo reverter, ao exigir o sinal indicativo de crase em à primeira natureza (l.24), mostra que o verbo reverter está empregado, nessa oração, com a acepção de voltar, retornar.Julgue os próximos itens, a respeito das estruturas lingüísticas e da organização das idéias no texto acima.
As estruturas lingüísticas do texto mostram que tanto adversas (l.2) quanto propícios (l.6) exigem complementos regidos pela preposição a.Julgue os próximos itens, a respeito das estruturas lingüísticas e da organização das idéias no texto acima.
A presença da preposição de antes do termo autoconfiança (l.3) indica que esse termo é complemento de desenvolvimento (l.2), e não de condições domésticas (l.1-2).Julgue os próximos itens, a respeito das estruturas lingüísticas e da organização das idéias no texto acima.
Os verbos no infinitivo, nascer (l.1), encontrar (l.3), fazer (l.4) e mudar (l.5) subordinam-se a pode (l.1); por isso, subentende-se Uma pessoa (l.1) como sujeito textual desses verbos.Julgue os próximos itens, a respeito das estruturas lingüísticas e da organização das idéias no texto acima.
Os pronomes que (l.4) e sua (l.5) tomam como referência substantivos já explicitados no texto; por isso, funcionam como elementos coesivos de construção textual.Com base nas estruturas lingüísticas, nos aspectos textuais e nas idéias apresentadas no texto acima, julgue os itens a seguir.
Apesar da possibilidade, textual e argumentativa, de se usar a paráfrase algumas pessoas para a expressão um grupo de pessoas (l.2), essa substituição desrespeitaria a correção gramatical do texto.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...