Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa cujas palavras são, respectivamente, formadas pelos processos parassintético, de prefixação e híbrido:
burocracia – entardecer – desleal
infelizmente – anormal – automóvel
sambódromo – pesca – entristecer
entardecer – inconstante – sociologia
Todas as palavras são formadas por prefixação, na alternativa:
Aponte a alternativa em que não ocorre correspondência entre o emprego do prefixo e o sentido expresso entre parênteses.
O único vocábulo que não admite trema é
adquirir.
consequência
aguentar
sagui.
TEXTO 1
Sobre o léxico, o texto 1 afirma que às vezes "neologismos são criados" (2°§). Exemplo de neologismo foi o emprego do termo "imexível", criado por um Ministro há alguns anos. Esse termo foi composto com um prefixo que também está presente em:
A opção em que o plural das palavras está INCORRETO:
bolo – bolos
pão - pães
casa – casas
pai – pais
dedo - dedão
O plural da palavra "ilusão" é:
ilusãos.
ilusães.
ilusõeses.
ilusões.
ilusonas
O plural da palavra "curral" é:
currales.
currals.
currais.
curralses.
curralis
TEXTO 1 para as questões de 01 a 05.
Apenas uma das afirmações abaixo não apresenta erro em sua declaração sobre FORMAÇÃO DE PALAVRAS. Assinale-a.
"...num dos mais famosos estabelecimentos...." – nas duas palavras sublinhadas, existe, respectivamente,a presença de sufixo e de prefixo.
" ...quando o tiverem libertado dessa multidão de impostos ..." – dá-se o nome de composição ao processo de formação ocorrido nas palavras sublinhadas.
" ...pelas taxas de que andam sobrecarregadas..." – a palavra sublinhada é constituída , apenas, do radical sobre.
As questões 14 a 18 referem-se ao texto a seguir.
Com poucas exceções, todos gostam de médicos, mas ninguém se sente muito confortável num consultório ou num hospital. Se admiramos aqueles que salvam nossas vidas � ou, no mínimo, trabalham duro para que nos sintamos melhor �, geralmente os procuramos apenas quando estamos doentes. E, não raro, o tratamento compete em incômodo com a doença, certo? Pense melhor e você verá que isso é um tanto injusto. Não faz tanto tempo assim, a expectativa de vida das pessoas não passava dos 40 anos, cirurgias eram feitas sem anestesia e qualquer problema de saúde era motivo para uma sangria ou lavagem intestinal. Os avanços das ciências médicas nos últimos 100 anos só não se comparam aos que devem vir nos próximos 100. Já não é delírio sonhar com uma época em que todos, desde o nascimento, terão sua carga genética analisada e corrigida para enganar de antemão os mecanismos perversos do câncer, do diabetes, do mal de Alzheimer. Até lá, ainda há uma longa estrada a ser percorrida. No caminho, surgirão drogas inteligentes, feitas sob encomendas para cada indivíduo e cada microorganismo. Terminará a escassez de órgãos e sangue para doação, com o aparecimento de substitutos orgânicos, eletrônicos e mistos. Chegará ao fim o sofrimento causado por agulhas, serras e toda a sorte de instrumentos que cortam, furam, incomodam. E, se os esforços da ciência na luta contra o tempo derem certo, eu e você viveremos o bastante para assistir à concretização de vários desses sonhos.
(NOGUEIRA, Marcos. Superinteressante, 191-B, 2003.)
Assinale a palavra que apresenta um prefixo equivalente ao prefixo da palavra injusto.
intrínseco
infestado
introdutório
imperdível
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...