Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Está inteiramente adequada a pontuação do seguinte período:
Consta que o nheengatu, uma mistura de termos indígenas com o português tem suas raízes no período colonial brasileiro, chegando a ser proibido por D. João IV em seu intuito de oficializar o português.
A indignação de Bosco Martins é das mais justas pois, tendo os índios sido vítimas de tantos crimes, a possível proibição ao "Nheengatu" parece soar como: mais uma violência injustificável.
O fato de que cerca de 370 mil pessoas utilizam o nheengatu, mereceria, por si só, uma atenção especial não só das zelosas autoridades federais como de todos aqueles que têm visto na cultura popular, uma forma de resistência.
Dado que a lei de 1963 não podia prever o advento da Internet, parece anacrônico hoje em dia estabelecer o confinamento, à freqüência de, ondas curtas, dos programas de rádio transmitidos em língua estrangeira.
A repórter, precavidamente, valeu-se do dicionário Aurélio, mas certamente obteria melhores e mais precisas informações acerca do nheengatu se, em vez de um dicionário, recorresse a um especialista em línguas indígenas.
Quanto à necessidade ou não de utilização do sinal de crase, está inteiramente correta a frase:
Quem está à alguma distância de Campo Grande não pode avaliar à contento o mérito da polêmica à que se refere o texto.
Não é aqueles que se instalam nos gabinetes oficiais que cabe a interdição do uso de uma língua à cuja preservação estejam devotados milhares de falantes.
Quem visa à restringir a utilização de uma língua das minorias deveria também se ater à toda e qualquer má utilização das chamadas línguas oficiais.
As decisões que se tomam à revelia do interesse das populações são semelhantes àquelas tomadas na vigência dos atos institucionais da ditadura militar.
Quem se manifeste contrário à uma única manifestação de arbitrariedade está manifestando sua hostilidade à todas as medidas arbitrárias.
No contexto da frase Pela regra, só emissoras de ondas curtas podem operar com outros idiomas, mediante autorização do Ministério das Comunicações,
I. podem operar com outros idiomas equivale a podem se valer de outros idiomas em suas transmissões.
II. o termo mediante tem o sentido de salvo.
III. o termo só tem o mesmo sentido que assume numa frase como Foi encontrado só, em seu quarto.
Em relação ao enunciado, está correto o que se afirma em
I, II e III.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto abaixo.
A frase totalmente correta quanto à grafia e acentuação é:
É grande a insidência de casos em que o envouvido perdeu certos privilégios legais.
Em meu jornal, veículo as questões que mais provocam litígio no setôr.
Apóio a decisão, pois foi nítida a discrepância entre os depoimentos.
A excessão foi feita quando o liberaram do contrôle dos prazos processuais.
Quando ela fôr se pronunciar, aparecerão as primeiras dissenções entre eles.
Assinale a seqüência que, ao preencher as lacunas, torna o período incoerente e sintaticamente incorreto.
corresponde, imediatamente, ao / decorrente
tem como avesso o / conseqüente
suscita, simultaneamente, o / inevitável
instiga o / natural
açula o / previsível
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical.
1
2
3
4
5
Assinale a opção em que o trecho foi transcrito com erro de pontuação.
Captar a natureza do subdesenvolvimento não é tarefa fácil: muitas são as suas dimensões, e as que são facilmente visíveis nem sempre são mais significativas.
Mas se, algo sabemos com segurança, é que subdesenvolvimento nada tem a ver com a idade de uma sociedade ou de um país.
E também sabemos que o parâmetro para medi-lo é o grau de acumulação de capital aplicado aos processos produtivos e ao grau de acesso ao arsenal de bens finais, os quais caracterizam o que se convencionou chamar de estilo de vida moderno.
Mesmo para o observador superficial parece evidente que o subdesenvolvimento está ligado a uma maior heterogeneidade tecnológica, a qual reflete a natureza das relações externas desse tipo de economia.
Quando observamos a economia mundial no correr do século XIX, percebemos que as enormes transformações ocorridas ordenamse em torno de dois processos: o primeiro diz respeito a uma considerável aceleração na acumulação de capital nos sistemas de produção, e o segundo, a uma não menos considerável intensificação do comércio internacional.
As questões de 41 a 50 referem-se ao texto que segue.
A história vista de baixo, sob a ótica das estratégias populares para driblar ou mesmo transformar em lucro as situações adversas, é o sentido que percorre "A Ressaca da Marujada - Recrutamento e Disciplina na Armada Imperial", livro que pretende levantar os antecedentes, na Marinha, da Revolta da Chibata, ocorrida no período republicano, em 1910.
Usando como fontes boletins policiais e processos submetidos ao Conselho de Guerra da Armada, seu autor conclui que a rebelião comandada pelo marinheiro de primeira classe João Cândido Felisberto não foi um acontecimento isolado. Ao contrário, ela foi precedida de um clima de inquietação constante entre a marujada, na época do Império, e de, pelo menos, três rebeliões em navios de guerra depois de 1889.
As fontes usadas desvendam a mistura de atração e de repulsa exercida pelo serviço militar nos marinheiros, que naquela época vinham dos estratos mais desfavorecidos da sociedade - ex-escravos, filhos de escravos e uma minoria de brancos muito pobres. Ao mesmo tempo em que eram submetidos, na Armada, a um regime draconiano de disciplina, com castigos corporais constantes, esses homens viam no alistamento ou no recrutamento forçado (usado pela polícia para "limpar" as cidades de desempregados e de infratores) caminhos para conquistarem suas liberdades. O serviço militar era considerado um castigo, mas, em muitos casos, os homens presos por "arruaça" optavam pelo alistamento, para escapar da cadeia. Uma vez em serviço, eles não abriam mão, mesmo sob punição física, dos valores e costumes construídos nas ruas - a turma, as mulheres, a bebida -, o que os levava a infringir as regras da oficialidade.
"Ressaca da Marujada" está dividida em duas partes. Na primeira parte, o historiador descreve a prá
os documentos consultados pelo historiador denunciam que o alistamento dos marinheiros na Armada se dava mediante ameaça de castigos físicos.
devido ao fato de serem os marinheiros, em sua maioria, infratores que se alistaram para não cumprir pena nas cadeias, o emprego de punição física para faltas graves impunha-se para a manutenção da ordem na Armada.
a atmosfera que antecedeu a Revolta da Chibata era mais caótica do que se supunha, pois ocorreram, além de motins, duas rebeliões que a precederam, calcadas na insegurança reinante à época.
a Revolta da Chibata, ocorrida em 1910, originou-se do fato de que os marinheiros não aceitavam mais, em tempos republicanos, os resquícios de regime escravocrata que vigoravam na Marinha.
os marinheiros, quando ascendiam na escala militar, acertavam contas com seus companheiros com uma violência ainda maior do que a prevista pelos códigos disciplinares escritos, como mostra o episódio do julgamento do oficial.
Ao apresentar o livro "A Ressaca da Marujada – Recrutamento e Disciplina na Armada Imperial", a articulista pretende
confirmar a importância de fontes documentais consideradas marginais para a elucidação dos fatos históricos.
comparar, por oposição, a versão do pesquisador com a versão da corrente majoritária da historiografia sobre os meios utilizados no recrutamento de marujos depois de 1899.
dar autoridade e credibilidade às opiniões do pesquisador a respeito das causas da rebelião da marujada.
condenar a discriminação racial na sociedade republicana e demonstrar que os problemas decorrentes do racismo no Brasil ainda continuam nos dias de hoje.
comentar a pesquisa do historiador sobre os antecedentes da Revolta da Chibata, mostrando que, à época, a violação aos direitos legais era uma prática vigente na Armada.
O vocábulo que mais adequadamente substitui draconiano (l.15) no contexto em que se encontra é
cruel.
severo
rigoroso.
austero.
espartano.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...