Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marque o segmento do texto que foi transcrito com erro gramatical.
Em recente acórdão, proferido no AG nº 96.01.01984-7/DF, ajuizado contra decisão que, em processo executivo, homologou cálculos de atualização de dívida da Fazenda Pública decorrente de condenação em reclamação trabalhista, não conheceu do recurso a Primeira Turma Suplementar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Este o único fundamento do julgado: " ... na sistemática processual trabalhista inexiste recurso contra sentença homologatória de cálculos de liquidação, porque a CLT, em norma clara e objetiva, composta nos parágrafos 3º e 4º do seu artigo 844, prevê, com exclusividade, o instituto dos embargos para impugnação de ato jurisdicional de tal jaez.
Incorreu, data vênia, o ato decisório ora analisado em dois grandes e manifestos equívocos.
O primeiro deles é confundir "cálculos de atualização" do valor do título exeqüendo com "liquidação da sentença".
Na atual sistemática processual civil, essa atualização, depois de tornada certa o valor da condenação, ainda que decorrente de conta elaborada pelo exeqüente, não constitui uma "liquidação": no curso de processo executivo, tem a natureza de questão incidente deste.
Assinale a opção em que o trecho apresenta-se coeso, coerente e gramaticalmente correto.
O problema atual dos direitos do homem não é mais justificar-lhes ou enunciá-los, mas protegê-los, buscar as condições, os meios para realizá-los e, efetivamente, desfrutá-los. Trata-se, portanto, de passar a ação, ou seja, de um problema político.
Pelo princípio da igualdade material o Estado tem obrigação de intervim e retificar a ordem social, a fim de remover as mais profundas e perturbadoras injustiças sociais.
A igualdade e a justiça são a base para a justiça fiscal que são componentes da justiça social.
Diante desse preceito maior, a distribuição dos gastos para a manutenção do Estado, ou seja, a parcela com que cada indivíduo vai contribuir para essas despesas, deve alcançar a todos os cidadãos que se acham na mesma situação jurídica, sem privilegiar indivíduos ou classes sociais.
Portanto, o princípio da igualdade leva ao princípio da generalidade da tributação, pois o sacrifício econômico e financeiro que o contribuinte deve suportar precisam ser iguais para todos os que se encontram na mesma situação. A lei tributária deve ser igual para todos e a todos deve ser aplicada com igualdade.
Assinale a opção em que o trecho está gramaticalmente correto.
Em 5 de outubro de 1988, os representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte promulgaram, entre outros, a igualdade e a justiça como valores supremos da sociedade brasileira, figurando no preâmbulo da nossa Constituição.
Naquela data, os representantes do povo estabeleceram também os fundamentos e os objetivos da República Federativa do Brasil, entre os quais figuram: a cidadania; a dignidade da pessoa humana; a construção de uma sociedade livre, justa e solidária; a erradicação da pobreza e da marginalização; a redução das desigualdades sociais e regionais.
Para que alcançamos tais objetivos, é indispensável que o Sistema Tributário Nacional seja utilizado como instrumento de distribuição de renda e redistribuição de riqueza, com o apoio de outros mecanismos auxiliares.
A essência do direito é a sua aplicação prática – dever das autoridades públicas. Os princípios constitucionais não podem ser meras declarações de boas intenções, embora a regra jurídica existe para agir sobre à realidade social.
Portanto, já não basta à igualdade formal. É tempo de concretizar os direitos fundamentais estabelecidos pela Constituição. É preciso buscar a igualdade material, na sua acepção ideal, humanista, que significa acesso a bens da vida.
Nos trechos adaptados de VEJA, 24/04/2002, dois períodos sintáticos foram transformados em apenas um período. Assinale a opção em que essa transformação está gramaticalmente correta e textualmente coerente.
Acaba de ser concluído um dos maiores estudos sobre estresse no trabalho. Coordenado por uma instituição americana, um grupo de pesquisadores ouviu 1000 executivos em vários países, inclusive o Brasil. Coordenado por uma instituição americana, acaba de ser concluído um dos maiores estudos sobre estresse no trabalho, que foram ouvidos 1000 executivos de vários países, dentre eles no Brasil, por um grupo de pesquisadores.
Uma das conclusões é que os brasileiros estão entre os que mais sofrem com as pressões do dia-a-dia. Segundo o estudo, eles estão à beira de uma exaustão severa. Segundo uma das conclusões do estudo, é que os brasileiros estão entre os que mais sofrem com as pressões cotidianas, pois estão prestes a uma exaustão severa.
Os nossos executivos lideram a lista dos que dedicam mais horas ao trabalho, mas esse não é o fator determinante para deixá-los tão nervosos. O que falta aos brasileiros, revela a pesquisa, é principalmente confiança em si próprio. Apesar de os nossos executivos liderarem a lista dos que dedicam mais horas ao trabalho, não é esse o fator determinante para deixálos tão nervosos, pois a pesquisa revela é principalmente a falta de confiança em si próprio.
Não importa o país, o trabalho é naturalmente um ambiente de estresse. Hoje, no entanto, a pressão é maior do que há vinte anos, a partir de quando as grandes empresas sofreram cirurgias profundas em sua estrutura. No entanto, hoje a pressão no trabalho é maior que a vinte anos atrás, quando as grandes empresas sofreram profundas cirurgias em suas estruturas, onde naturalmente um ambiente de trabalho é de estresse natural, não importando o país.
Elas estão menos verticalizadas, divididas que estão em unidades menores. Nesse novo tipo de organização, é comum o executivo receber ordens de pessoas diferentes, muitas vezes contraditórias. Nesse novo tipo de organização, em que as empresas –"divididas em unidades menores" estão menos verticalizadas, é comum o executivo receber ordens, muitas vezes contraditórias, de pessoas diferentes.
Assinale o período gramaticalmente correto.
Importância especial têm os princípios gerais do direito no suprimento das chamadas lacunas (se é que as hão) de direito. Ferrara, por exemplo, rechaçava a idéia de lacunas de direito, posto que, a seu sentir, não há lacunas e, sim, defeitos da lei.
De outra parte, tenha-se que, devido ao simples fato do caráter abstrato da norma a existência de lacunas (em face de situações concretas) é algo implícito.
Todavia, se se trata de ausência irresgatável da norma, já não se pode falar em lacuna até por que (consigne-se o óbvio) não há como suprí-la ou como remediá-la.
Na realidade, na aplicação da lei, têm-se situações que preciso é buscar-se suprimento nos princípios gerais de direito para colmatar o que, por vezes, se designa (não sem críticas) lacunas da lei.
Quanto aos princípios gerais propriamente ditos, têm-se os de domínio comum às ordens jurídicas internas e ao direito internacional, é dizer-se, aqueles que são do direito das gentes, mais particularmente.
Leia o texto abaixo para responder às questões 03 e 04.
Marque a opção incorreta a respeito do emprego das estruturas lingüísticas do texto.
As duas ocorrências da conjunção "que""(l.3 e 5) têm a função de demarcar o início das duas orações ligadas por "e""(l.5), mas, sintaticamente, o segundo que pode ser omitido.
A preposição "em""(l.14), exigida pelas regras de regência do verbo "integrar""(l.13), pode sofrer contração com o artigo que a segue, sem prejudicar a correção e as idéias do texto.
Para preservar a correção gramatical, se fosse usada a expressão Ao se adotar, em lugar de somente "Adotar""(l.19), seria obrigatória a mudança de "teria""(l.19) para haveria.
Preserva-se a correção gramatical do texto e o sentido do adjetivo da estrutura "com perda significativa""(l.21 e 22) ao substituí-la por significaria perder.
Mantém-se a estrutura sintática de voz passiva e a idéia de passividade ao empregar Adotou-se em lugar de "Foi adotada"(l.23 e 24).
Observe a concordância nominal: "Imenso sol". Assinale a alternativa em que a concordância nominal está errada.
Observe a diferença da regência em "pactuando com" e "inventando um". Assinale a alternativa que deva ser completada com a mesma preposição utilizada em um dos exemplos.
Indique a opção em que o texto foi transcrito com problemas de estruturação sintática.
A violência do sistema econômico contemporâneo é o agente que direciona o movimento das câmeras do fotógrafo em milhares de películas tradicionais, numa era aclamada pela globalização e pela transmissão digital de imagens num mundo virtual.
Contar a história da humanidade em trânsito é, como diz o próprio fotógrafo, uma história perturbadora. Mais ainda com o foco de atenção voltado para os refugiados, os favelados, os humilhados, os fugitivos da pobreza, da repressão, da guerra.
Por seis anos, Salgado andou dos campos de refugiados às favelas urbanas. Presenciou momentos históricos de Kosovo, Eldorado dos Carajás e Ruanda, ícones do extermínio contemporâneo, produzindo lembranças fotográficas de que a globalização não é, e não será, a solução.
Mesmo com um cenário mundial desesperador, as imagens dos livros de Sebastião Salgado fazem pensar que o fotógrafo acredita e tem esperanças na humanidade. São imagens pungentes, delicadas, realçadas pela qualidade e dramaticidade do preto-e-branco, numa crença absoluta de que a reflexão virá com a exposição do problema da maneira mais ampla possível.
(Gazeta Mercantil, 8 e 9/4/2000, p.13, com adaptações)
Indique o par de sentenças em que uma delas contém erro de estrutura sintática.
Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, e com a dissolução da União Soviética em 1991- 1992, têm fim as principais distinções políticas e econômicas entre o mundo ocidental, democrático e capitalista e o mundo oriental, autoritário e socialista. / Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, e com a dissolução da União Soviética em 1991-1992, tem fim as principais distinções políticas e econômicas entre o mundo ocidental, democrático e capitalista e o mundo oriental, autoritário e socialista.
Na década de 70, teve início uma grande turbulência econômica em escala planetária, cujo marco inicial foram as duas grandes crises de petróleo (de 1973 e de 1979). / Na década de 70, teve início uma grande turbulência econômica em escala planetária, cujo marco inicial foi as duas grandes crises de petróleo (de 1973 e de 1979).
Esse processo vinha-se desenvolvendo de maneira pronunciada desde a Segunda Guerra Mundial – a globalização e as grandes transformações tecnológicas, especialmente nas áreas de microeletrônica e telecomunicações – e assume uma dinâmica mais acelerada a partir do fim da década de 80. / Esse processo vinha desenvolvendo-se de maneira pronunciada desde a Segunda Guerra Mundial – a globalização e as grandes transformações tecnológicas, especialmente nas áreas de microeletrônica e telecomunicações – e assume uma dinâmica mais acelerada a partir do fim da década de 80.
Com as mudanças, aumenta a interdependência das Nações, os Estados nacionais passam a dispor de menor poder regulatório, tornam-se mais vulneráveis às grandes corporações transnacionais (desde os empreendimentos legítimos até o crime organizado), perdem boa parte de sua capacidade de controlar os fluxos financeiros e comerciais e de decidir autonomamente as suas políticas macroeconômicas. / Com as mudanças, aumenta a interdependência das Nações, os Estados nacionais passam a dispor de menor poder regulatório, tornandose mais vulneráveis às grandes corporações transnacionais (desde os empreendimentos legítimos até o crime organizado) e perdendo boa parte de sua capacidade de controlar os fluxos financeiros e comerciais e de decidir autonomamente as suas políticas macroeconômicas.
É possível identificar vários ângulos da questão, mas basta apontar que alguns dos seus problemas decorrem, basicamente, do fato de o Modelo Gerencial Puro ser totalmente apolítico, mostrando-se, assim, inadequado à administração pública. / É possível identificar vários ângulos da questão, mas basta apontar que alguns dos seus problemas decorrem, basicamente, do fato de ser, o Modelo Gerencial Puro, totalmente apolítico, mostrando-se, assim, inadequado à administração pública.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...