Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A concordância está feita em desrespeito à norma culta na frase:
É imprescindível propostas claras dos candidatos aos principais cargos eletivos do País, para que todos possam escolher conscientemente aquele que mais se aproximem de seus ideais.
Algumas propostas divulgadas pelos candidatos parecem incompatíveis com a realidade nacional, faltando-lhes até mesmo fundamentos que convençam os eleitores.
Comentários feitos por candidatos produzem resultados muitas vezes nefastos, com graves ameaças ao regime democrático no País.
Todas as vezes em que houve especulações, as exigências do mercado se manifestaram concretamente na queda das bolsas e no aumento da cotação do dólar.
Quando se divulgam certos fatos da vida particular dos candidatos, há uma reação, favorável ou não, dos eleitores, o que transparece nas pesquisas.
Assinale a alternativa cuja concordância verbal NÃO está de acordo com o padrão culto:
Fazem cinco anos que ele mudou.
Havia flores no vaso.
Muitos livros eu dei a ela.
Faz muitos anos que não o vejo.
Assinale a alternativa em que a colocação pronominal está correta.
LEIA ATENTAMENTE O ENUNCIADO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 31 A 33.
"Ficava no quartinho dos fundos e havia sempre tanta gente e tanto movimento na casa que às vezes até se esqueciam da existência dele."
Os termos "sempre", "tanto" e "da existência dele", sublinhados no enunciado, estão corretamente classificados quanto a sua função sintática, respectivamente, em:
objeto direto - adjunto adnominal - objeto indireto
objeto direto - adjunto adverbial - objeto direto
adjunto adverbial - adjunto adverbial - objeto indireto
adjunto adverbial - adjunto adnominal - objeto indireto
LEIA ATENTAMENTE O ENUNCIADO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 31 A 33.
"Ficava no quartinho dos fundos e havia sempre tanta gente e tanto movimento na casa que às vezes até se esqueciam da existência dele."
Os termos "sempre", "tanto" e "da existência dele", sublinhados no enunciado, estão corretamente classificados quanto a sua função sintática, respectivamente, em:
objeto direto - adjunto adnominal - objeto indireto
objeto direto - adjunto adverbial - objeto direto
adjunto adverbial %u2013 adjunto adverbial - objeto indireto
adjunto adverbial - adjunto adnominal - objeto indireto
Assinale a opção cuja palavra destacada esteja com a concordância INCORRETA.
Marque a alternativa que se CONTRADIZ à norma culta
Há máquinas que aspiram o pó do assoalho.
Eu aspiro ao cargo de professor.
O médico não o assistiu convenientemente
Eu aspiro atingir o meu objetivo.
Nem em sonhos cheguei a aspirar a tal emprego.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas.
______ explosões de natureza elétrica, o que faz crer que ______ de relâmpagos muito fortes, embora não ______ provas que ______ tal hipótese.
Registrou-se / se tratam / existam / confirmam
Registraram-se / trata-se / exista / confirme
Registraram-se / se trata / existam / confirmem
Registrou-se / trata-se / existam / confirme
Registraram-se / trata-se / existam / confirmem
Assinale a alternativa que completa convenientemente as lacunas.
Água mineral ______ para tua saúde. Muito ______ me foram os teus conselhos. ______ grandes safras para o próximo ano.
é boa / úteis me foram / foi previsto
é bom / útil me foi / foi previsto
é boa / úteis me foram / foram previstos
é bom / úteis me foram - foram previstas
é boa / útil me foi / foi previsto
Marque a alternativa que NÃO SE ADEQUA à norma culta.
Haja vista os livros desse autor.
Hajam vista os livros desse autor
Haja vista aos livros desse autor.
Haja visto os livros desse autor.
Haja vista todos estes livros, não pude lê-los
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...