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Responda as questões de 1 a 14 de acordo com o texto abaixo.
O uso das "aspas", no texto, ocorreu em virtude do autor querer ressaltar na palavra ou na expressão:o uso da linguagem padrão.
a presença da gíria.
a presença de estrangeirismo.
Assinale a alternativa que apresenta frases corretamente pontuadas.
I. O técnico do time, Luís Augusto de Moraes, ficou gripado e, a partir daí, tomou todos os cuidados possíveis, recomendando aos jogadores que se agasalhassem.
II. Marco Túlio Cícero, tão famoso quanto Demóstenes na área da retórica, sempre dizia Prefiro a virtude do medíocre, ao talento do velhaco.
III. Os alunos, esperam, angustiados, o resultado dos exames.
IV. O problema foi exposto; ninguém, entretanto, deu solução.
V. Ele disse tudo ou melhor tudo o que sabia.
I e V
II e III
III e IV
I e IV
IV e V
Leia o texto abaixo para responder às questões 10 e 11.
Assinale a opção incorreta a respeito do emprego dos sinais de pontuação no texto.
De acordo com as regras gramaticais, é possível o emprego de uma vírgula após "Brasil"(l.6).
A vírgula após "socialista"(l.10) deve ser retirada porque constitui erro gramatical ao separar o sujeito de seu predicado.
A vírgula após o travessão na linha 15 é obrigatória porque demarca uma circustância deslocada.
Em lugar de vírgula, a gramática e os sentidos do texto permitem o uso de ponto-evírgula antes de "mas"(l.24).
Pelo sentido textual, o ponto final após "errada"(l.24 e 25) pode ser substituído por dois pontos
TEXTO II (questões 9-15)
Quanto à pontuação, observe o exemplo: "O fisioterapeuta atende também idosos, gestantes e crianças." Se fosse para alterar a pontuação da frase de forma que ela continuasse correta, poder-se-ia:
acrescentar duas vírgulas: uma antes e outra depois da palavra também.
acrescentar uma vírgula antes da palavra também.
acrescentar uma vírgula depois da palavra também.
acrescentar uma vírgula depois da palavra gestantes.
Se retirarmos as vírgulas do segundo período do texto, mantendo-se o sentido original, a forma correta de sua escritura seria:
Uns lêem "ongue" enquanto outros lêem "oenegê";
Uns lêem "ongue" mas outros lêem "oenegê";
Uns lêem "ongue" e outros lêem "oenegê";
Ora uns lêem "ongue" ora "oenegê";
Embora uns leiam "ongue" outros lêem "oenegê".
Está correta a pontuação no período:
Como conseqüência do emprego inadequado de recursos, o Brasil aparece todos os anos nas listagens internacionais como um dos países com maior concentração de renda do planeta.
Como conseqüência do emprego inadequado de recursos, o Brasil aparece todos os anos nas listagens internacionais como um dos países, com maior concentração, de renda do planeta.
Como conseqüência do emprego inadequado de recursos o Brasil, aparece todos os anos nas listagens internacionais, como um dos países com maior concentração de renda do planeta.
Como conseqüência do emprego, inadequado de recursos, o Brasil aparece todos os anos nas listagens, internacionais como um dos países com maior concentração de renda do planeta.
Como conseqüência do emprego inadequado de recursos o Brasil aparece todos os anos, nas listagens internacionais como, um dos países com maior concentração de renda do planeta.
As questões de números 1 a 9 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
- como a solidariedade e a simplicidade - (último parágrafo)
Foram usados travessões para
interromper intencionalmente o pensamento.
incluir um segmento explicativo.
concluir, com uma hesitação, uma idéia secundária.
preencher uma lacuna dentro do período.
enunciar um fato com entoação exclamativa.
Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto que segue.
A má redação tornou incoerente a seguinte frase:
Embora seja compreendido e falado por uma minoria, o nheengatu tem o direito de ser preservado como uma língua de uso, não podendo ser abolido por decreto.
Em virtude de ser compreendido e falado por uma minoria, o nheengatu deveria ser visto como prova da resistência de uma cultura, e não como ameaça social.
A menos que o nheengatu fosse compreendido e falado por poucas pessoas, tampouco poderia ser analisado como um fato cultural de relevância.
Ainda que o nheengatu fosse compreendido e falado por poucas centenas de pessoas, isso não deixaria de constituir um fato de relevância cultural.
Muito embora seja compreendido e falado por uma pequena minoria, o nheengatu não deixa de ter um significativo valor cultural.
Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto que segue.
Está correto o emprego de ambas as expressões sublinhadas na frase:
A transmissão do programa "Nheengatu", contra a qual parece ter-se insurgido o Ministério das Comunicações, despertou viva polêmica acerca do que vem a ser uma língua nacional.
O português e o espanhol, idiomas a cujos vieram somar-se termos indígenas, talvez já tenham merecido alguma contestação quanto ao fato de serem línguas nacionais.
D. João IV, em 1727, já manifestava a preocupação em que o predomínio de uma língua estrangeira diante da língua oficial representaria um risco para o processo de colonização.
A ilegalidade do programa radiofônico, cuja a língua é o nheengatu, foi aventada pelo Ministério das Comunicações, que recorreu a especialistas para melhor se informar em face da questão.
A opinião de Marlei Sigrist, em favor a qual há argumentos antropológicos, é que a divulgação do nheengatu constitui uma forma de resistência cultural, mediante o que devem se engajar os defensores das minorias.
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
Considere os seguintes períodos:
I. Se sempre há quem julgue, a maior especificação dos códigos uma garantia de maior justiça, há também quem a ache ao contrário, um retrocesso, um caso de indigência moral.
II. Acima de toda casuística, deve-se buscar um plano de valores comungáveis e autênticos, capazes de promover uma conduta social naturalmente justa, em vez de se prescrever um rosário sem fim de obrigações pessoais.
III. Séculos atrás, Montaigne, num de seus ensaios, já narrava a perplexidade de alguns índios americanos, quando postos em contato com os sofisticados e artificiais procedimentos da aristocracia francesa.
Quanto à pontuação, está inteiramente correto o que se lê em
I, II, III.
I e II, somente.
I e III, somente.
II e III, somente.
II, somente.
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