Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical.
1
2
3
4
5
Em relação ao texto, assinale a opção em que a substituição sugerida exige transformações adicionais no texto para assegurar a correção gramatical.
"que se aprove"(l.3) por seja aprovada
"tal tendência"(l.3 e 4) por tais tendências
"se desconheçam"(l.4) por sejam desconhecidos
"Para comprovar isso"(l.5) por Para a comprovação disso
"voltar à"(l.5) por retomar a
Em relação ao texto, assinale a opção correta.
A expressão "em tese"(l.1) está sendo utilizada no sentido de em princípio, antes de qualquer consideração.
Após a conjunção "mas"(l.2), ocorre elipse da expressão já utilizada anteriormente "em tese".
Caso o termo "o fez"(l.4) seja substituído pela repetição da forma verbal "abriu"(l.4), o período torna-se incoerente
A palavra "algo" (l.6) retoma a idéia de "condenar, em tese, o capital estrangeiro"(l.1 e 2).
A colocação de uma vírgula após a palavra "projeto"(l.8) transforma a oração subseqüente em restritiva.
Em relação ao texto, assinale a opção correta
O uso da voz passiva em "é vista"(l.1) é um recurso que torna o agente da ação mais evidente.
A expressão "do tamanho"(l.2) funciona como complemento nominal de "processo"(l.2).
O pronome relativo em "que envolve"(l.3) representa, na oração que inicia, seu antecedente imediato "Estado".
A expressão "pelos socialistas"(l.7) exerce a função de complemento nominal de "nele" (l.7).
O emprego da preposição "de" em "de que o Estado afinal foi vítima"(l.8) é uma necessidade ditada pela regência nominal de "vítima".
Em relação aos elementos lingüísticos do texto, assinale a proposição incorreta.
Proveniente do mesmo étimo latino de ministério, o termo "Mister"(l.1), além de significar o que é necessário e forçoso, assume também os sentidos de ofício, profissão, incumbência, propósito, intuito.
Uma forma de eliminar o segundo "que"(l.2) do primeiro período é transformar a oração subordinada iniciada por ele em reduzida de infinitivo. Assim: "as instituições financeiras também prestarem ...".
Devido à forma infinitiva do verbo impor, o pronome "lhes"(l.5) poderia também figurar em posição enclítica, sem provocar erro de colocação.
O pronome "se"(l.1) poderia figurar em posição enclítica ao infinitivo entender, e as relações sintáticas e semânticas do período permaneceriam inalteradas e corretas.
Se trocássemos "a" por às na construção "relativas a operações"(l.11 e 12), o período permaneceria gramaticalmente correto.
O texto abaixo serve de base para as questões 03 e 04.
Assinale a substituição proposta para os segmentos sublinhados do texto (identificados com as respectivas letras das opções) que esteja construída com correção gramatical e que preserve as relações de sentido do texto.
sujeitar-lhes a uma posição de auxiliares do Fisco, no intuito de colaborar com a atividade fiscalizatória.
Os dados e registros de cuja posse elas detêm
que dêem causa à concretização de fatos jurídicos tributários e se revelem significativos para a Administração Tributária.
suspeitos de tributação e dos quais possa se originar obrigações tributárias
deverão se sujeitar e ficar ao amparo das autoridades do Fisco, não podendo abrigar-se na investigação e no apuro fiscais.
Leia o texto a seguir para responder às questões 01 e 02.
Em relação ao texto, assinale a opção correta.
Se a palavra "crucial"(l.1) for substituída por decisivo, haverá alteração substancial na informação do texto e prejuízo semântico.
As palavras "efetividade" e "eficácia"(l.4) estão sendo utilizadas no texto como sinônimas.
Sem que outras alterações gramaticais se façam necessárias, a concordância do terceiro período do texto, se feita no plural - poderão -, estaria igualmente correta.
Em "órgãos da administração e determinadas deficiências"(l.12 e 13) a conjunção "e" corresponde, gramatical e semanticamente, à preposição com.
A preposição "Com"(l.14) pode ser substituída pela palavra Apresentando, sem que haja prejuízo para a correção gramatical do trecho.
Assinale a opção incorreta a respeito do emprego das palavras e expressões do texto.
A preposição "Sob""(l.1) tem, nas duas ocorrências do texto, o mesmo valor semântico do prefixo sub em palavras como subtítulo ou subproduto.
Pelo sentido textual, o emprego da expressão com gerúndio, "não distinguindo" (l.3 e 4), mantém a mesma coerência argumentativa que a expressão com infinitivo sem distinguir.
Mantém-se a coerência textual e a correção gramatical se a função sintática exercida pelo pronome átono "lhes""(l.5) for exercida por a eles.
De acordo com as regras de regência da norma culta, a expressão "atenção às suas reivindicações" (l.6) admite a substituição por atenção para as suas reivindicações.
Para que sejam respeitadas as regras da norma culta, o verbo conflitar, como empregado na linha 15, deve ter forma reflexiva: não se conflita.
O texto abaixo serve de base para as questões 13, 14 e 15.
Identifique a asserção incorreta, a respeito dos elementos lingüísticos do texto.
As expressões "na verdade"(l.2) e "de fato"(l.8 e 9) figuram no texto entre vírgulas por compartilharem ambas de traços morfossintáticos e semânticos comuns.
Se, no mesmo contexto sintático de "defina e articule"(l.12 e 13) estivessem os verbos argüir e averiguar, a expressão correta (deixando-se de lado os ajustes de sentido) seria "argua e averigúe".
A oração concessiva do primeiro período manteria a correção e não ficaria alterado o sentido geral do texto se estivesse assim redigida: a despeito de vir envolta em argumentos apelativos.
Constitui estratégia de leitura lícita e legítima o leitor evocar o fato bíblico do milagre da multiplicação dos pães diante da expressão "milagre fiscal da multiplicação dos empregos"( l.6 e 7).
Dado o caráter negativo presente no prefixo des-, constitui pleonasmo vicioso empregar a expressão superlativa "os mais despossuídos"( l.7).
Leia o texto abaixo e assinale a opção que corresponde a erro gramatical.
Vale ressaltar que o relacionamento do Brasil com os organismos financeiros multilaterais e agências governamentais estrangeiros(1) visa, principalmente, à(2) captação de recursos para financiar projetos de desenvolvimento de infra-estrutura produtiva e social, programas de apoio a(3) ações voltadas para a modernização administrativa, fiscal e tributária, reformas setoriais mais abrangentes, e, adicionalmente, beneficiarem-se(4) da assistência técnica e do assessoramento setorial especializado oferecidos(5) por essas entidades.
(Adaptado do Relatório e Parecer Prévio sobre as contas do Governo da República. 1997 , p. 275){TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...