Questões de Língua Portuguesa do ano 0000

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

Considere as frases abaixo.

I. O relato da autora foi convincente.

II. A autora afirmou que não se lembra de certos aspectos relacionados à história.

III. Todos entendemos a conclusão a que a autora chegou.

A alternativa que reúne as frases corretamente, do ponto de vista lógico e sintático, é:

  • A.

    Todos entendemos a conclusão a que a autora chegou, no entanto seu relato foi convincente, daí ter afirmado que não se lembra de certos aspectos relacionados à história.

  • B.

    A autora afirmou que não se lembra de certos aspectos relacionados à história, nem entendemos todos a conclusão a que ela chegou, embora seu relato foi convincente.

  • C.

    A autora afirmou que não se lembra de certos aspectos relacionados à história, dado que seu relato foi convincente, por isso todos entendemos a conclusão a que ela chegou.

  • D.

    Ainda que a autora tenha afirmado que não se lembra de certos aspectos relacionados à história, seu relato foi convincente, pois todos entendemos a conclusão a que ela chegou.

  • E.

    O relato da autora foi convincente, porém todos entendemos a conclusão a que ela chegou, visto que ela afirmou que não se lembra de certos aspectos relacionados à história.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

A frase totalmente correta quanto ao emprego dos tempos e modos verbais é:

  • A.

    É possível que não entendamos o que é parar de raciocinar para refletir, visto que não temos, como os orientais, rituais que nos levem ao silêncio.

  • B.

    Se é realmente importante desmistificar certas crenças sobre o pensamento, acho ótimo que reservamos, quando for oportuno, um tempo para falar sobre isso.

  • C.

    Para se compreender como os orientais entendem a reflexão, basta que eles explicam o que é, segundo sua cultura, a meditação.

  • D.

    Nossa sociedade valoriza a ação e seus resultados palpáveis, e isso fará que consideramos muito difícil abrir espaço para a reflexão.

  • E.

    Embora um mestre oriental está aqui divulgando sua prática, não há muitos brasileiros interessados em que aprendessem a meditar.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

A frase redigida de maneira totalmente clara, lógica e correta é:

  • A.

    Tratam-se de repensar nossos juízos sobre o pensar científico e sobre reflexão, dado que seus resultados são distintos.

  • B.

    As considerações da autora fazem pensar que, apesar dos esquecimentos, a história e seus desdobramentos lhe marcaram significativamente o pensamento.

  • C.

    Não basta ser ativo, mas preconceituoso; tem de haver mente aberta ao novo.

  • D.

    Em base aos argumentos apresentados, é fácil tanto compreender o fascínio pela atividade que a valorização da ciência.

  • E.

    O modo como a autora relacionou as idéias foram bem sucedidas, é onde se vê que ela domina bem o assunto.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

A narradora do fato surpreendeu seus ouvintes com as conclusões que tirou do fato. A narradora provocou seus ouvintes com a história, a história tinha um fim imprevisível.

Evitando-se as repetições, uma nova redação do texto acima, totalmente correta, é:

  • A.

    A narradora do fato surpreendeu seus ouvintes com as conclusões que tirou-lhe. Provocou-lhes com a história que o fim era imprevisível.

  • B.

    A narradora do fato surpreendeu seus ouvintes com as conclusões que lhe tirou. Provocou-os com a história a qual o fim era imprevisível.

  • C.

    A narradora do fato surpreendeu seus ouvintes com as conclusões que deles tirou. Ela provocou-lhes com a história de que o fim era imprevisível.

  • D.

    A narradora do fato surpreendeu seus ouvintes com as conclusões tiradas a eles. Os provocou com a história cujo o fim era imprevisível.

  • E.

    A narradora do fato surpreendeu seus ouvintes com as conclusões que dele tirou. Ela os provocou com a história, cujo fim era imprevisível.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

Está corretamente traduzida a seguinte expressão do texto:

  • A.

    tida como fútil = dita nociva.

  • B. incitava à ação = exigia atitudes
  • C. me remete a = me submete a.
  • D. o desqualifica = o elimina.
  • E.

    fabrica resultados tangíveis = produz efeitos perceptíveis.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

  • A.

    II e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    III.

  • D.

    II.

  • E.

    I.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

Considerando-se as três primeiras frases do parágrafo 2, é correta a seguinte afirmação:

  • A.

    Em ... e o desqualifica, o pronome o referese a o agir.

  • B.

    Esse comentário refere-se a Fidel incitava à ação; Guevara, ao pensar.

  • C. Em Guevara, ao pensar , a vírgula indica supressão de verbo já enunciado.
  • D. O adjetivo vigente equivale, no contexto, a "que vigia"
  • E.

    Em ... que opõe o pensar ao agir , o pronome que substitui Esse comentário.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

A autora citou a conclusão a que uma pessoa chegou (parágrafo 2)

  • A.

    para apontar a causa da mudança de seu ponto de vista acerca de Fidel Castro.

  • B.

    como evidência de que a cultura ocidental valoriza a ação.

  • C.

    para insinuar que é ato preconceituoso o julgamento de líderes.

  • D.

    como mera curiosidade acerca das reações à história contada.

  • E.

    para apoiar seu raciocínio em comentário abalizado, de especialista.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

Ao mencionar que Che Guevara e Fidel Castro reinavam com grande e igual liderança, a autora

  • A.

    declara, de maneira inequívoca, sua admiração pelos revolucionários cubanos.

  • B.

    justifica seu esquecimento acerca dos protagonistas da história que ouviu.

  • C.

    disfarça a dificuldade de lembrar com precisão a época em que ocorreu a história.

  • D.

    legitima, de certa maneira, a curiosidade da professora.

  • E.

    reforça a informação de que o cerco a Cuba era feito pelos americanos.

Está clara e correta a redação da seguinte frase:

  • A.

    Mixto de termos indígenas e hispânicos, segundo o Aurélio, o nheengatu remonta ao regime colonial, onde D. João IV, em 1727, promulgou uma lei em que este era terminantemente revogado.

  • B.

    Segundo afirma Marlei Sigrist, o nheengatu tem caráter preservativo, conquanto represente uma resistêncial cultural contra todos os que vão ao encontro do princípio de sua conservação.

  • C.

    Bosco Martins sugere que, dentre os crimes por ventura já imputados contra os índios, tal interdição lhe soa como mais um, não lhe parecendo próprio proibir esse programa.

  • D.

    A transmissão do programa pode vir a ser interrompida, caso entenda a justiça que o "Nheengatu"" tipifica uma veiculação em língua estrangeira, o que contraria o disposto na lei de 1963.

  • E.

    Não é pouco representativa a cifra de 370 mil falantes do nheengatu, idioma com o qual se veiculará o mesmo programa, de sorte que só este fato teria argumentos para se contraditarem à acusação de que é uma "língua estrangeira".

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...