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Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
Considere as frases abaixo.
I. O relato da autora foi convincente.
II. A autora afirmou que não se lembra de certos aspectos relacionados à história.
III. Todos entendemos a conclusão a que a autora chegou.
A alternativa que reúne as frases corretamente, do ponto de vista lógico e sintático, é:
Todos entendemos a conclusão a que a autora chegou, no entanto seu relato foi convincente, daí ter afirmado que não se lembra de certos aspectos relacionados à história.
A autora afirmou que não se lembra de certos aspectos relacionados à história, nem entendemos todos a conclusão a que ela chegou, embora seu relato foi convincente.
A autora afirmou que não se lembra de certos aspectos relacionados à história, dado que seu relato foi convincente, por isso todos entendemos a conclusão a que ela chegou.
Ainda que a autora tenha afirmado que não se lembra de certos aspectos relacionados à história, seu relato foi convincente, pois todos entendemos a conclusão a que ela chegou.
O relato da autora foi convincente, porém todos entendemos a conclusão a que ela chegou, visto que ela afirmou que não se lembra de certos aspectos relacionados à história.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
A frase totalmente correta quanto ao emprego dos tempos e modos verbais é:
É possível que não entendamos o que é parar de raciocinar para refletir, visto que não temos, como os orientais, rituais que nos levem ao silêncio.
Se é realmente importante desmistificar certas crenças sobre o pensamento, acho ótimo que reservamos, quando for oportuno, um tempo para falar sobre isso.
Para se compreender como os orientais entendem a reflexão, basta que eles explicam o que é, segundo sua cultura, a meditação.
Nossa sociedade valoriza a ação e seus resultados palpáveis, e isso fará que consideramos muito difícil abrir espaço para a reflexão.
Embora um mestre oriental está aqui divulgando sua prática, não há muitos brasileiros interessados em que aprendessem a meditar.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
A frase redigida de maneira totalmente clara, lógica e correta é:
Tratam-se de repensar nossos juízos sobre o pensar científico e sobre reflexão, dado que seus resultados são distintos.
As considerações da autora fazem pensar que, apesar dos esquecimentos, a história e seus desdobramentos lhe marcaram significativamente o pensamento.
Não basta ser ativo, mas preconceituoso; tem de haver mente aberta ao novo.
Em base aos argumentos apresentados, é fácil tanto compreender o fascínio pela atividade que a valorização da ciência.
O modo como a autora relacionou as idéias foram bem sucedidas, é onde se vê que ela domina bem o assunto.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
A narradora do fato surpreendeu seus ouvintes com as conclusões que tirou do fato. A narradora provocou seus ouvintes com a história, a história tinha um fim imprevisível.
Evitando-se as repetições, uma nova redação do texto acima, totalmente correta, é:
A narradora do fato surpreendeu seus ouvintes com as conclusões que tirou-lhe. Provocou-lhes com a história que o fim era imprevisível.
A narradora do fato surpreendeu seus ouvintes com as conclusões que lhe tirou. Provocou-os com a história a qual o fim era imprevisível.
A narradora do fato surpreendeu seus ouvintes com as conclusões que deles tirou. Ela provocou-lhes com a história de que o fim era imprevisível.
A narradora do fato surpreendeu seus ouvintes com as conclusões tiradas a eles. Os provocou com a história cujo o fim era imprevisível.
A narradora do fato surpreendeu seus ouvintes com as conclusões que dele tirou. Ela os provocou com a história, cujo fim era imprevisível.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
Está corretamente traduzida a seguinte expressão do texto:
tida como fútil = dita nociva.
fabrica resultados tangíveis = produz efeitos perceptíveis.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
II e III.
I e II.
III.
II.
I.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
Considerando-se as três primeiras frases do parágrafo 2, é correta a seguinte afirmação:
Em ... e o desqualifica, o pronome o referese a o agir.
Esse comentário refere-se a Fidel incitava à ação; Guevara, ao pensar.
Em ... que opõe o pensar ao agir , o pronome que substitui Esse comentário.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
A autora citou a conclusão a que uma pessoa chegou (parágrafo 2)
para apontar a causa da mudança de seu ponto de vista acerca de Fidel Castro.
como evidência de que a cultura ocidental valoriza a ação.
para insinuar que é ato preconceituoso o julgamento de líderes.
como mera curiosidade acerca das reações à história contada.
para apoiar seu raciocínio em comentário abalizado, de especialista.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
Ao mencionar que Che Guevara e Fidel Castro reinavam com grande e igual liderança, a autora
declara, de maneira inequívoca, sua admiração pelos revolucionários cubanos.
justifica seu esquecimento acerca dos protagonistas da história que ouviu.
disfarça a dificuldade de lembrar com precisão a época em que ocorreu a história.
legitima, de certa maneira, a curiosidade da professora.
reforça a informação de que o cerco a Cuba era feito pelos americanos.
Está clara e correta a redação da seguinte frase:
Mixto de termos indígenas e hispânicos, segundo o Aurélio, o nheengatu remonta ao regime colonial, onde D. João IV, em 1727, promulgou uma lei em que este era terminantemente revogado.
Segundo afirma Marlei Sigrist, o nheengatu tem caráter preservativo, conquanto represente uma resistêncial cultural contra todos os que vão ao encontro do princípio de sua conservação.
Bosco Martins sugere que, dentre os crimes por ventura já imputados contra os índios, tal interdição lhe soa como mais um, não lhe parecendo próprio proibir esse programa.
A transmissão do programa pode vir a ser interrompida, caso entenda a justiça que o "Nheengatu"" tipifica uma veiculação em língua estrangeira, o que contraria o disposto na lei de 1963.
Não é pouco representativa a cifra de 370 mil falantes do nheengatu, idioma com o qual se veiculará o mesmo programa, de sorte que só este fato teria argumentos para se contraditarem à acusação de que é uma "língua estrangeira".
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