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Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Julgue os itens a seguir, quanto à possibilidade de se fazer a substituição proposta, sem alteração do sentido do texto LP-I.
"recursos" (L.4) por auxílios
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Institucional Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (IMPARH) - 2002
Observe as informações abaixo:
I. inflação - aumento de preços; infração - violação
II. cabeça - de prego; cabeça - de movimento político, social
III. espiar - olhar; expiar - pagar a culpa
IV. belo - bonito
Assinale a alternativa que corresponde à classificação semântica das palavras de cada item pela ordem.
paronímia-homonímia-sinonímia-polissemia
homonímia - polissemia - sinonímia - paronímia
paronímia - polissemia - homonímia - sinonímia
polissemia - sinonímia - homonímia - paronímia
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Com base no texto proposto abaixo, resolva as questões de 05 a 11.
De acordo com o texto, a frase "Bom, aí nada feito!!" expressa a idéia de
desestímulo
frustração
contradição
inaceitação
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Institucional Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (IMPARH) - 2002
Com base no texto proposto abaixo, resolva as questões de 05 a 11.
A palavra apropriar-se (linha 05) tem o sentido de:
ter posse
agregar-se
conhecer
induzir
Substituindo o vocábulo coisa nas frases abaixo por outro de valor mais específico, a única substituição INADEQUADA é:
A caridade é coisa rara = virtude;
Não freqüentava a escola por uma série de coisas = motivos;
Guardava suas coisas no fundo do baú = seus pertences;
Fazer trabalho de casa é uma coisa chatíssima = tarefa;
Drogar-se é uma coisa condenável = função.
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Julgue os itens abaixo quanto às relações morfossintáticas, semânticas e discursivas do texto III.
Na linha 3, a substituição de "em relação aos" por em virtude dos alteraria o sentido do texto.
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Julgue os itens abaixo quanto às relações morfossintáticas, semânticas e discursivas do texto III.
Seria correto substituir "a tendência de" (L.2) por inclinação a.
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A correção gramatical e as idéias do texto I seriam mantidas caso se substituísse
"como (...) permanência" (L.3-4) por como cansativamente foi demonstrado durante a vigência do regime repressivo.
Definindo transgênicos e justificando a abreviatura "Bt", o texto faz predominar uma função da linguagem:
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES) - 2002
As palavras descrição e discrição constituem um caso de
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