Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2002 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale, na folha de respostas, a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
Informaram-nos de que talvez ...... a licença se a ...... a tempo.
obtêssemos - tivéssemos requerido
obtemos - requisermos
obtenhamos - requerermos
obteríamos - requiséssemos
obtivemos - requerêssemos
Assinale, na folha de respostas, a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
A pessoa ...... eu falava não reconheceu o moço ...... retrato eu lhe mostrei.
que - cujo
com quem - cujo o
com quem - de cujo
com quem - cujo
que - cujo o
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2002
Assinale a alternativa que preencha CORRETAMENTE as lacunas das sentenças abaixo.
O oficial listou os nomes de alguns dos colaboradores __________ donativos sustentavam a instituição.
A faculdade, __________ professores se refere o relatório, tem condições físicas adequadas e pode funcionar normalmente.
A aludida casa, __________ porão foram encontrados os corpos, pertencia a um industrial finlandês.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
Assinale a opção em que a seqüência preenche corretamente as lacunas do texto, tornando-o coeso e coerente.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Texto CG- questão 1
Em relação às idéias e estruturas do texto CG, julgue os itens a seguir.
Trata-se de um texto expositivo, em que apenas se esclarece o leitor acerca de conceitos do sistema tributário, sem asserções de caráter avaliativo ou propositivo.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Considerando a tipologia textual do texto LP-II, julgue os itens abaixo.
A maioria dos vocábulos utilizados no texto tem sentido literal, próprio da linguagem argumentativo-dissertativa.Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Com relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Ao utilizar a contração de uma preposição e um artigo indefinido em "numa" (l.2), o autor cometeu uma impropriedade gramatical inaceitável na língua culta.Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Texto I- questões de 1 a 3
Julgue os itens a seguir, considerando o texto I.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Julgue os itens a seguir, considerando a tipologia textual e os aspectos morfossintáticos e semânticos do texto III.
Por seu conteúdo informativo e persuasivo, o texto configura-se como um texto publicitário.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Com base no texto III, julgue os itens seguintes.
O uso de agente inanimado e da terceira pessoa do singular, como em "O BB adotou" (L.1), é um recurso para que o texto se mantenha impessoal, distanciado e objetivo, de forma que as pessoas que tomaram as decisões não fiquem explícitas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...