Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2002 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Emprego do QUE - Fundação de Apoio ao Esino, Pesquisa, e Desenvolvimento da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (FAEPOL) - 2002
O item em que o QUE destacado pertence à classe diferente da dos demais é:
"...revela QUE o Brasil é um país mergulhado na sujeira...";
"...a falta de educação da população QUE joga lixo...";
"as milhares de crianças QUE trabalham...";
"...o QUE segundo a COMLURB...";
"...os restos de comida ou objetos QUE podem ser reaproveitados...".
Ainda quanto ao texto LP-IV, julgue os itens seguintes.
O vocábulo "que" (L.5) tem como referente "Arquivo Geral do TRT/6.ª" (L.5).
Texto I- questões de 1 a 3
Julgue os itens a seguir, considerando o texto I.
A correção gramatical e as idéias do texto I seriam mantidas caso se substituísse
"Então (...) livre" (L.6-8) por Nessa época não se concedia liberdades, a manifestação do pensamento ou o direito a informação e à liberdade de locomoção.
Em frente a uma mercearia, há um cartaz que diz o seguinte.
As entregas são feitas por Alberto, que utiliza uma bicicleta para realizar o serviço.
A partir da situação descrita, julgue os itens a seguir.
Para que a frase escrita no cartaz em frente à mercearia respeite as regras gramaticais, é obrigatória a substituição da expressão "entregam-se" por entregamos.
Assinale, na folha de respostas, a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
......, na última hora, as normas que ...... com tanta antecedência.
Alterou-se - havia sido estabelecidas
Alteraram-se - haviam sido estabelecidas
Alterou-se - haviam sido estabelecidas
Alteraram-se - havia sido estabelecidas
Alterou-se - havia sido estabelecido
Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Considerando o texto I, julgue os itens a seguir.
Mantêm-se as relações semânticas e preserva-se a correção sintática do primeiro período do texto ao se substituir "indo além" (l.2) por porque vai além
"Quero registrar a triste situação POR QUE passam milhões de crianças brasileiras..."; a frase abaixo em que a forma em maiúsculas está grafada ERRADAMENTE é:
Os menores não sabem POR QUE devem trabalhar tanto;
POR QUE o Estado deve preocupar-se com os menores?;
Os direitos POR QUE lutam os menores são legítimos;
Os legisladores desejam saber o PORQUÊ do atraso na proteção ao menor;
O menor fora da escola: a autora do texto só quer saber POR QUE.
A propósito dos recursos lingüísticos que estruturam o texto II, julgue os itens que se seguem.
O emprego dos pronomes em "a mim me toca" (L.2) constitui uma figura de pensamento que tem a função de atenuar com modéstia o uso da primeira pessoa do singular, tornando o texto mais modalizado e elegante.
A propósito dos recursos lingüísticos que estruturam o texto II, julgue os itens que se seguem.
A repetição de sons das palavras e o ritmo dela decorrente constituem características próprias do verso e configuram-se como recursos inadequados para os pronunciamentos parlamentares ou cerimoniais, de acordo com o que demonstram as escolhas estilísticas do texto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...