Questões de Língua Portuguesa do ano 2003

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens que se seguem, acerca da significação, do emprego, da estrutura e da formação de vocábulos e expressões do texto I.

Linha 2 – "regímen" equivale a regime.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia com atenção o texto abaixo e responda às questões propostas

Sobre as alterações feitas abaixo na redação da parte sublinhada no período "Débora Marques e Luíza Naslausky, alunas do 5o período de nutrição, reclamam que as plataformas dos candidatos a reitor não foram bem divulgadas" (linhas 9-11), pode-se afirmar que houve alteração de sentido em:

  • A. ... reclamam não terem sido bem divulgadas as plataformas dos candidatos a reitor
  • B. ... reclamam que não divulgaram bem as plataformas dos candidatos a reitor
  • C. ... reclamam da falta de divulgação das plataformas dos candidatos a reitor
  • D. ... reclamam não ter havido boa divulgação das plataformas dos candidatos a reitor.
  • E. ... reclamam que não se divulgaram bem as plataformas dos candidatos a reitor.

O sentido dos homônimos está CORRETAMENTE indicado nos parênteses em:

  • A. cessão (ato de ceder) / seção (repartição)
  • B. cerrar (cortar) / serrar (fechar)
  • C. consertar (harmonizar) / concertar (reparar)
  • D. cela (arreio) / sela (pequeno quarto)

"Bem, com um ano de mudança iminente para Paris, Daniela corria o risco de ser uma entrevistada sem assunto." Nessa frase, aparece a palavra iminente, freqüentemente confundida com seu parônimo eminente. Dentre as frases abaixo, a que revela confusão no emprego de parônimos é:

  • A.

    O programa de entrevistas, embora de boa qualidade, era ainda incipiente.

  • B.

    O entrevistado lamentava não poder fruir os privilégios de um artista popular.

  • C.

    rmou o jovem e talentoso ator ter sido proscrito dos programas de entrevistas.

  • D.

    Os que participam de programas de televisão não podem contar com a descrição do entrevistador.

Com referência ao vocabulário e às estruturas do texto acima, julgue os itens seguintes.

Na primeira estrofe do texto, a palavra "árvore" (v.6) está empregada em sentido conotativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

As questões de números 11 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Tais características colidem com a definição de João Ribeiro. (início do 3o parágrafo)

Emprega-se um sinônimo do verbo grifado na frase acima em:

  • a.

    apóiam-se na ...

  • b.

    acrescentam à ...

  • c.

    chocam-se com a ...

  • d.

    confirmam a ...

  • e.

    combinam com a ...

Considerando os estudos sobre sinonímia lexical, tem-se que duas palavras são sinônimas sempre que podem ser substituídas no contexto de qualquer frase sem que a frase passe de falsa a verdadeira, ou viceversa. Nesse sentido, aponte a alternativa em que as palavras grifadas podem ser consideradas sinônimas:

  • A.

    Ela é o tipo da garota enxuta. / Ela é o tipo da garota seca.

  • B.

    A louça já está seca. A louça já está enxuta.

  • C.

    Mandou-nos a resposta numa carta enxuta e amável. / Mandou-nos a resposta numa carta seca e amável.

  • D.

    Pedro é seco por dinheiro. / Pedro é enxuto por dinheiro.

As questões de números 13 a 17 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Conclui-se do texto acima que a expressão poeta de meia-tigela, usada por João Ubaldo Ribeiro no Texto I, quer dizer poeta

  • A.

    que faz belos poemas.

  • B.

    que só cria poemas curtos.

  • C.

    de pouco valor, insignificante.

  • D.

    inspirado na natureza.

  • E.

    voltado para si mesmo.

Na frase "Ele tem razão, meu filho, precisamos não judiar do animal" (linhas 38- 39), se quisermos trocar a palavra judiar por um sinônimo, temos de trocá-la pela palavra:

  • A. zombar;
  • B. maltratar;
  • C. pichar;
  • D. desrespeitar;
  • E. enganar.

No período "Na prática, as secretarias de educação procuram e possuem muito menos informação sobre seus professores do que precisam ou do que poderiam ter" (linhas 37-39), o autor estruturou de forma coordenada os dois primeiros verbos e relacionou-os ao mesmo complemento, "muito menos informação sobre seus professores do que precisam ou do que poderiam ter", produzindo uma distorção de sentido. Para desfazer essa distorção, mas sem alterar o sentido original do texto, a redação do período deveria ser:

  • A. Na prática, as secretarias de educação procuram muito mais informações sobre os professores, porque possuem muito menos informação sobre eles do que precisam ou do que poderiam ter.
  • B. Na prática, as secretarias de educação procuram abastecer-se de informações sobre os professores em quantidade maior do que precisam ou poderiam ter, mas possuem muito pouca informação.
  • C. Na prática, as secretarias de educação, à medida que procuram informações sobre seus professores, chegam a possuir muito menos do que precisam ou do que poderiam ter sobre eles.
  • D. Na prática, as secretarias de educação procuram obter informações sobre seus professores, porque as têm em muito menor quantidade do que precisam ou do que poderiam ter.
  • E. Na prática, as secretarias de educação pouco se preocupam em obter informações sobre seus professores, decorrendo daí o fato de as possuir em quantidade muito menor do que precisam ou do que poderiam ter.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...