Questões de Língua Portuguesa do ano 2003

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Se se quisesse reescrever a parte inicial do período "Dada a limitação de recursos de que tanto reclama o Ministro da Educação, como pagar bem aos professores?" (linhas 54-56), sem se alterar o sentido original do texto, NÃO poderia ser usada a forma:

  • A. Com a limitação de recursos...
  • B. Considerando-se a limitação de recursos...
  • C. Se existe a tal limitação de recursos...
  • D. A despeito da limitação de recursos...
  • E. Em se reconhecendo a limitação de recursos...

Redigindo-se o período "O diretor da escola pública não dispõe de instrumentos para administrar seu pessoal" (linhas 76-78) no plural, ele poderá ter a forma "Os diretores das escolas públicas não dispõem de instrumentos para administrarem seu pessoal". Nos itens abaixo repetiu-se a mesma operação com outros períodos, entre os quais se pode constatar que houve INCORREÇÃO em:

  • A. Se o professor abrir uma exceção e revir a prova de um aluno, terá, obrigatoriamente, queira ou não, de rever as provas de todos os outros. / Se os professores abrirem uma exceção e revirem a prova de um aluno, terão, obrigatoriamente, queiram ou não, de reverem as provas de todos os outros.
  • B. O diretor interveio para que fosse logo encontrada a solução. / Os diretores intervieram para que fossem logo encontradas as soluções.
  • C. O bom diretor antevê os problemas e previne-se para enfrentá-los. / Os bons diretores antevêem os problemas e previnem-se para enfrentá-los.
  • D. Quando o aluno entretém-se com alguma coisa sem perceber, cabe ao professor alertá-lo. / Quando os alunos entretêm-se com alguma coisa sem perceberem, cabe aos professores alertá-los.
  • E. O aluno, indignado com a prova, antes de recebê-la, não conteve as lágrimas. / Os alunos, indignados com a prova, antes de as receberem, não contiveram as lágrimas.

Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2

Ao lado de cada vocábulo extraído do texto, registrou-se o seu parônimo. É visível o equívoco na determinação do significado deste último em:

  • A. voracidade (linha 33) / veracidade (qualidade de veraz; verdade);
  • B. inflação (linha 80) / infração ((transgressão de uma lei, de uma norma);
  • C. previsão (linha 44) / provisão (situação aflitiva; provação);
  • D. prescrição (linha 87) / proscrição (banimento, desterro);
  • E. celebração (linha 59) / cerebração (constituição do cérebro).

Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2

No enunciado: "Eles, e apenas eles, conseguem sondar o oculto..." (linhas 41-42), a expressão "e apenas eles" possui um sentido que se mantém em:

  • A. Eles conseguem, inclusive, sondar o oculto.
  • B. Eles conseguem, até mesmo, sondar o oculto.
  • C. Mesmo eles conseguem sondar o oculto.
  • D. Ninguém, salvo eles, consegue sondar o oculto.
  • E. Eles conseguem, unicamente, sondar o oculto.

Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2

A conjunção que, se empregada, seria INCAPAZ de preservar a relação semântica existente entre as orações do trecho "Excepcionalmente eles se realizam por inteiro, no mais das vezes malogram..." (linhas 78- 79) é:

  • A. contudo;
  • B. visto que;
  • C. se bem que;
  • D. não obstante;
  • E. embora.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 15. Texto 1

  

 

A substituição do elemento destacado pelo que se acha sugerido à direita altera o sentido fundamental do enunciado em:

  • A. "Uma Copa do Mundo, nos dias que correm, é evento planetário..." (linhas 7-8) / correntes;
  • B.

    "A primeira diz respeito ao uniforme." (linha 16) /

    respeita;

  • C. "Pode o jovem leitor imaginar uma coisa dessas?" (linhas 35-36) / semelhante coisa;
  • D.

    "Em conseqüência, acabavam se identificando com

    eles." (linhas 38-39) / resultado disto;

  • E.

    "Portanto, não há como firmar vínculo com o torcedor."

    (linhas 58-59) / pois.

Atente para as frases abaixo.

I. Quando leio Machado de Assis, os parágrafos me arrastam, as páginas fluem e o livro se encerra sem que eu tenha dado pela passagem das horas.

II. Tratando-se de um romance como esse, o leitor deve ficar atento a todos os detalhes, pois não há minúcia que possa ser dada como irrelevante para a significação do contexto.

III. Mal avistei as velas e percebi, pela nervosa movimentação delas, que a agitação do mar obrigara os velejadores a aportarem mais cedo do que desejam.

IV. Ele ganha a vida perdendo-a, pois nenhum prazer encontra no trabalho, marcado por uma rotina em que se apaga toda possibilidade de aventura.

Há aproveitamento de recursos de linguagem figurada APENAS nas frases

  • A.

    I, II e III

  • B.

    II, III e IV

  • C.

    I, III e IV

  • D.

    I e II

  • E.

    III e IV

Os funcionários que se recusam a seguir as orientações desta chefia sofrerão sanções. Em vista da ampla divulgação dessas orientações, não se aceitará a justificativa de que não se conhecia a matéria.

Há grande economia verbal na correta substituição dos elementos sublinhados no trecho acima por estas palavras que, respectivamente, correspondem a eles:

  • A.

    reincidentes - inépcia

  • B.

    recessivos - abstenção

  • C.

    refratários - isenção

  • D.

    recalcitrantes - insciência

  • E.

    remissivos - lapso

As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

 

Segundo a Anistia Internacional, a prova usada contra ela foi o fato de ter engravidado sem ser casada.

O segmento sublinhado na frase acima pode ser corretamente substituído, mantendo-se o sentido da frase, por:

  • A.

    fora o fato de haver engravidado sem ter sido casada.

  • B.

    foi o fato de que engravidou sem que fosse casada.

  • C.

    era o fato de que teria engravidado sem que seja casada.

  • D.

    foi o fato de que se engravidara sem que se casasse.

  • E.

    é o fato de que engravidaria sem que seja casada.

As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

 

Considerando-se o contexto, há equivalência de sentido entre uma expressão do texto e a que se apresenta em seguida em:

  • A.

    erros de procedimento = divergências quanto ao mérito.

  • B.

    prova bastante da culpabilidade = indício suficiente para a presunção de inocência.

  • C.

    aliviou a pressão internacional = fragilizou a resistência internacional.

  • D.

    ascendesse a um tribunal laico = promovesse um julgamento informal.

  • E.

    uma eventual liberação de Lawal = um possível livramento de Amina.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...