Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Internet Explorer 5, julgue os itens de 1 a 9, relativos ao Internet Explorer 5, à Internet e ao texto contido na figura.
A frase de abertura da página mostrada na figura apresenta uma ambigüidade que se traduz na seguinte leitura: Brasileiros comem ajudando brasileiros que têm fome. Para evitar essa ambigüidade, a expressão deveria estar entre vírgulas.
Leia atentamente o texto abaixo e responda às questões a seguir.
Nos itens abaixo, substituiu-se a vírgula por outro sinal de pontuação. A opção em que a substituição NÃO é cabível gramaticalmente é:Julgue os itens a seguir, quanto à veracidade das afirmativas frente às idéias do texto acima e à correção gramatical.
A passagem do quinto parágrafo, revela o baixo nível cultural do treinador do time; uma pessoa sem conhecimentos da língua culta.
A vírgula foi usada INADEQUADAMENTE em:
Seria prudente, não comentar tais fatos absurdos
Um dos homens se manifestou, enquanto os outros se calaram
Para recuperarmos as cidades, precisamos participar das reuniões
"Como todo mundo sabe, a televisão brasileira vive um momento peculiar: há excesso de programas de entrevistas e carência de entrevistados."
Os dois-pontos, usados nessa passagem do texto, cumprem igual função na seguinte frase:
Tivemos que tomar algumas providências, tais como: cortar gastos, aumentar a arrecadação, diminuir comissões.
Poucos entenderam suas posições conservadoras: sempre fora um defensor das mudanças políticas.
Após muita análise, selecionamos três trabalhos: um texto sobre pintura, um artigo político e um poema.
O diretor da escola, após certa hesitação, optou por uma atitude radical: demitiu todos os professores.
Julgue os fragmentos de texto nos itens a seguir quanto à manutenção do sentido do parágrafo indicado do texto anterior, à concordância, à pontuação e à grafia.
Quarto parágrafo: Os alunos foram a campo, aplicar, na prática, os conhecimentos de primeiros socorros; simulando acidentes, em que as vítimas são imobilizadas, transportadas, e de forma mais segura. O mais difícil, foi seguir pôr uma trilha até o local onde foi realizado o treinamento prático de combate ao fogo.
Julgue os fragmentos de texto nos itens a seguir quanto à manutenção do sentido do parágrafo indicado do texto anterior, à concordância, à pontuação e à grafia.
Terceiro parágrafo: As aulas teóricas, não ofereceram grandes dificuldades para o grupo de voluntários, composto: por estudantes de turismo, biologia, funcionários de empresas, de ecoturismo, de esportes radicais, além de monitores ambientais, de guarda-parques, voluntários, todos formados pelo SENAC.
Julgue os fragmentos de texto nos itens a seguir quanto à manutenção do sentido do parágrafo indicado do texto anterior, à concordância, à pontuação e à grafia.
Primeiro parágrafo: O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realizou, no período de 21 a 25 de outubro, em Caracaraí, RR, um treinamento com cerca de quarenta pessoas, cuja finalidade foi formar duas novas brigadas de combate a incêndios florestais.
As questões de números 21 a 30 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
- "a predileção por certas espécies, a criação de certas personagens, a atmosfera que envolve a narrativa"-
Os travessões
introduzem um comentário explicativo adicional no contexto, com a citação exata de outro autor .
isolam um segmento desnecessário no contexto, por ser repetitivo, o que se acentua com o uso das aspas.
isolam um segmento desnecessário no contexto, por ser repetitivo, o que se acentua com o uso das aspas.
denotam uma interrupção voluntária do pensamento, por tratar-se de um comentário desprovido de interesse.
separam, utilizando-se ainda do reforço das aspas, uma série de expressões que retificam o que foi afirmado anteriormente.
A respeito dos comentários abaixo, sobre o emprego dos sinais de pontuação no texto, há INADEQUAÇÃO em relação ao que se afirma em:
"Felizmente, à boca da noite, / eu tinha uma velha que me contava histórias..." (versos 22-23) = as vírgulas indicam anteposição e intercalação de termo adverbial; e as reticências, a dúvida quanto ao nome da velha contadora de histórias;
"De um lado a vida... - A minha adorável vida de criança:" (verso 6) = as reticências indicam pausa de interrupção do pensamento, o qual será retomado numa expressão positiva e enfática; o travessão reforça essa mudança na forma de expressão do pensamento, como se o enunciador estivesse retomando sua fala; e os dois-pontos introduzem a seqüência, a seguir, de folguedos infantis;
"-"As armas e os barões assinalados!" (verso 12) = o travessão indica discurso direto; as aspas indicam transcrição de texto alheio; e o ponto-de-exclamação, a ênfase na leitura do poema épico;
"- ? ! !" (verso 19) = o travessão indica mudança de interlocutor; e o ponto-de-interrogação, seguido dos dois pontos-de-exclamação, atitude de desconhecimento e perplexidade do aluno enunciador diante da pergunta do Mestre;
"E o meu Mestre, carrancudo como um Dicionário;" (verso 2) = a vírgula indica a omissão do verbo; o ponto-e-vírgula, a pausa maior, entre esta primeira caracterização do Mestre e a segunda, no verso seguinte.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...