Questões de Língua Portuguesa do ano 2003

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Internet Explorer 5, julgue os itens de 1 a 9, relativos ao Internet Explorer 5, à Internet e ao texto contido na figura.

A frase de abertura da página mostrada na figura apresenta uma ambigüidade que se traduz na seguinte leitura: Brasileiros comem ajudando brasileiros que têm fome. Para evitar essa ambigüidade, a expressão deveria estar entre vírgulas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia atentamente o texto abaixo e responda às questões a seguir.

Nos itens abaixo, substituiu-se a vírgula por outro sinal de pontuação. A opção em que a substituição NÃO é cabível gramaticalmente é:

  • A. "Pode-se dizer que as batalhas históricas, ou os eventos em geral que envolvem conflitos, são travadas pelo menos duas vezes." (linhas 1-3) / Pode-se dizer que as batalhas históricas - ou os eventos em geral que envolvem conflitos - são travadas pelo menos duas vezes.
  • B. "O combate histórico feriu-se há cem anos, mas ele se prolonga até hoje nas batalhas acadêmicas e políticas (...)" (linhas 15-17) / O combate histórico feriu-se há cem anos; mas ele se prolonga até hoje nas batalhas acadêmicas e políticas (...)
  • C. "(...) seria mesmo mais adequado dizer que são combates que continuam até hoje, em que não se distingue a história da historiografia." (linhas 11-13) / (...) seria mesmo mais adequado dizer que são combates que continuam até hoje; em que não se distingue a história da historiografia.
  • D. "A batalha de hoje se dá em duas frentes principais, a frente acadêmica e a frente do movimento pelo fim das discriminações raciais." (linhas 25-27) / A batalha de hoje se dá em duas frentes principais: a frente acadêmica e a frente do movimento pelo fim das discriminações raciais.
  • E. "Em se tratando de acontecimentos que marcaram profundamente a História, como a Revolução Francesa, seria mesmo mais adequado dizer que são combates que continuam até hoje, em que não se distingue a História da Historiografia." (linhas 9-13) / Em se tratando de acontecimentos que marcaram profundamente a História - como a Revolução Francesa - seria mesmo mais adequado dizer que são combates que continuam até hoje, em que não se distingue a História da Historiografia.

Julgue os itens a seguir, quanto à veracidade das afirmativas frente às idéias do texto acima e à correção gramatical.

A passagem do quinto parágrafo, revela o baixo nível cultural do treinador do time; uma pessoa sem conhecimentos da língua culta.

  • C. Certo
  • E. Errado

A vírgula foi usada INADEQUADAMENTE em:

  • A.

    Seria prudente, não comentar tais fatos absurdos

  • B.

    Um dos homens se manifestou, enquanto os outros se calaram

  • C.

    Para recuperarmos as cidades, precisamos participar das reuniões

  • D. Como não me entenderam, resolveram calar-se

"Como todo mundo sabe, a televisão brasileira vive um momento peculiar: há excesso de programas de entrevistas e carência de entrevistados."

Os dois-pontos, usados nessa passagem do texto, cumprem igual função na seguinte frase:

  • A.

    Tivemos que tomar algumas providências, tais como: cortar gastos, aumentar a arrecadação, diminuir comissões.

  • B.

    Poucos entenderam suas posições conservadoras: sempre fora um defensor das mudanças políticas.

  • C.

    Após muita análise, selecionamos três trabalhos: um texto sobre pintura, um artigo político e um poema.

  • D.

    O diretor da escola, após certa hesitação, optou por uma atitude radical: demitiu todos os professores.

Julgue os fragmentos de texto nos itens a seguir quanto à manutenção do sentido do parágrafo indicado do texto anterior, à concordância, à pontuação e à grafia.

Quarto parágrafo: Os alunos foram a campo, aplicar, na prática, os conhecimentos de primeiros socorros; simulando acidentes, em que as vítimas são imobilizadas, transportadas, e de forma mais segura. O mais difícil, foi seguir pôr uma trilha até o local onde foi realizado o treinamento prático de combate ao fogo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os fragmentos de texto nos itens a seguir quanto à manutenção do sentido do parágrafo indicado do texto anterior, à concordância, à pontuação e à grafia.

Terceiro parágrafo: As aulas teóricas, não ofereceram grandes dificuldades para o grupo de voluntários, composto: por estudantes de turismo, biologia, funcionários de empresas, de ecoturismo, de esportes radicais, além de monitores ambientais, de guarda-parques, voluntários, todos formados pelo SENAC.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os fragmentos de texto nos itens a seguir quanto à manutenção do sentido do parágrafo indicado do texto anterior, à concordância, à pontuação e à grafia.

Primeiro parágrafo: O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realizou, no período de 21 a 25 de outubro, em Caracaraí, RR, um treinamento com cerca de quarenta pessoas, cuja finalidade foi formar duas novas brigadas de combate a incêndios florestais.

  • C. Certo
  • E. Errado

As questões de números 21 a 30 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

- "a predileção por certas espécies, a criação de certas personagens, a atmosfera que envolve a narrativa"-

Os travessões

  • A.

    introduzem um comentário explicativo adicional no contexto, com a citação exata de outro autor .

  • B.

    isolam um segmento desnecessário no contexto, por ser repetitivo, o que se acentua com o uso das aspas.

  • C.

    isolam um segmento desnecessário no contexto, por ser repetitivo, o que se acentua com o uso das aspas.

  • D.

    denotam uma interrupção voluntária do pensamento, por tratar-se de um comentário desprovido de interesse.

  • E.

    separam, utilizando-se ainda do reforço das aspas, uma série de expressões que retificam o que foi afirmado anteriormente.

A respeito dos comentários abaixo, sobre o emprego dos sinais de pontuação no texto, há INADEQUAÇÃO em relação ao que se afirma em:

  • A.

    "Felizmente, à boca da noite, / eu tinha uma velha que me contava histórias..." (versos 22-23) = as vírgulas indicam anteposição e intercalação de termo adverbial; e as reticências, a dúvida quanto ao nome da velha contadora de histórias;

  • B.

    "De um lado a vida... - A minha adorável vida de criança:" (verso 6) = as reticências indicam pausa de interrupção do pensamento, o qual será retomado numa expressão positiva e enfática; o travessão reforça essa mudança na forma de expressão do pensamento, como se o enunciador estivesse retomando sua fala; e os dois-pontos introduzem a seqüência, a seguir, de folguedos infantis;

  • C.

    "-"As armas e os barões assinalados!" (verso 12) = o travessão indica discurso direto; as aspas indicam transcrição de texto alheio; e o ponto-de-exclamação, a ênfase na leitura do poema épico;

  • D.

    "- ? ! !" (verso 19) = o travessão indica mudança de interlocutor; e o ponto-de-interrogação, seguido dos dois pontos-de-exclamação, atitude de desconhecimento e perplexidade do aluno enunciador diante da pergunta do Mestre;

  • E.

    "E o meu Mestre, carrancudo como um Dicionário;" (verso 2) = a vírgula indica a omissão do verbo; o ponto-e-vírgula, a pausa maior, entre esta primeira caracterização do Mestre e a segunda, no verso seguinte.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...