Questões de Língua Portuguesa do ano 2003

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os verbos estão corretamente flexionados na alternativa:

  • A.

    Muitos cientistas crêem que, se dispuserem de recursos, a saúde será a grande beneficiada.

  • B.

    Muitas pesquisas vêem sendo desenvolvidas e os resultados que se obtém são excelentes.

  • C.

    Se não se manter o bom nível das pesquisas, a população ficará desassistida.

  • D.

    Quando a população fazer valer os seus direitos, a situação há de mudar.

  • E.

    Se a população não interviu foi porque se manteve longe dos fatos.

De acordo com as regras de uso dos sinais de pontuação, a alternativa inteiramente correta é:

  • A.

    As pesquisas, deram aos médicos, maior segurança no tratamento das doenças: desde a década passada.

  • B.

    Os maiores inimigos do coração são o tabagismo a hipertensão; o colesterol alto e o diabetes.

  • C.

    Nestes últimos anos, houve muito avanço das pesquisas em cardiologia, a área da medicina que mais evoluiu.

  • D.

    Além dos fatores de risco tradicionais: há outros que, começam a vir à tona.

  • E.

    Com a tomografia pode-se, identificar, entre outras coisas, a concentração de cálcio nas artérias.

Considerando as idéias e a estrutura do texto acima, julgue os itens a seguir.

Nas linhas 2 e 7, as aspas indicam citação literal de um outro autor.

  • C. Certo
  • E. Errado

No 6° parágrafo o autor utilizou o sinal de pontuação ponto-e-vírgula de acordo com as normas gramaticais. Nas frases abaixo as normas gramaticais também foram observadas na utilização do ponto-evírgula, EXCETO em:

  • A.

    Os professores compareceram à festa de formatura trajados a rigor; os alunos, trajados esportivamente.

  • B.

    Um dos alunos obteve nota suficiente para ser apenas aprovado; o outro, apesar de não ter a mesma capacidade de estudo, classificou-se em segundo lugar.

  • C.

    A iniciativa segura e coerente da direção; o esforço de alunos e professores; bem como a participação de pais e responsáveis nas atividades da escola dinamizaramna e tornaram-na uma verdadeira casa de educação.

  • D.

    Investir em educação só traz retorno para a nação a longo prazo; mas os resultados são, normalmente, satisfatórios.

  • E.

    Não há como resolver os problemas da educação com soluções paliativas, de pouco alcance; há de se investir, de forma planejada, em projetos de longo prazo que priorizem o profissional da educação.

Na redação do texto foi utilizado por diversas vezes o sinal de pontuação dois-pontos. Pode-se dizer que a utilização do sinal de dois-pontos no trecho "Mas esse não é o problema maior: o maior problema continua a ser o de gastar mal os poucos recursos." (linhas 5-7) foi feita com valor idêntico ao da utilização no trecho:

  • A. "O modelo e a analogia vêm do mercado de carros usados: o desejo de comprar um carro de qualidade não é compatível" (linhas 15-17);
  • B. "Resultado: inundação de limões, carros velhos que ninguém quer comprar." (linhas 20-21);
  • C. "Algumas características de um bom professor são bem conhecidas e relativamente fáceis de avaliar: qualidade da formação acadêmica na área que vai lecionar..." (linhas 23-27);
  • D. "Melhorar um pouco o salário inicial dos professores tem o mesmo resultado de melhorar o lance no carro usado: compra-se o carro e mais o CD." (linhas 49-51);
  • E. "E, para completar, o sistema de carreira de magistério fomentado pelos governos e pressionado pelas corporações é perverso: incentiva maior remuneração para variáveis e atributos formais que não guardam qualquer relação com desempenho docente..." (linhas 71-75).

Em relação ao texto I, julgue os itens subseqüentes.

Mantém-se a correção gramatical do período ao se eliminar as duas vírgulas que isolam a expressão "da maioria dos homens" (L.12-13) e substituí-la por que a maioria dos homens sejam.

  • C. Certo
  • E. Errado

04)Leia

"A polícia lhe oferece o seguinte acordo: se você denunciar seu colega, fica livre, e ele pega cinco anos de cadeia." (...)

O trecho sublinhado está pontuado pelo mesmo motivo que a opção

  • A.

    a) a neve, que é branca, cobriu as árvores

  • B.

    b) tinha tudo na vida, e faltava-lhe a saúde

  • C.

    c) começavam a brigar, mal se viam

  • D.

    d) ao entrar no colégio, todos se levantaram

  • E.

    e) ele terminou a tarefa, e nós partimos

Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2

Das alterações feitas na pontuação das frases do texto abaixo, constitui ERRO a alteração feita em:

  • A. "Diz-se dele que tem 'humores'..." (linhas 5-6) / Diz-se, dele, que tem "humores"...
  • B. "Diz-se dele que tem 'humores'..." (linhas 5-6) / Diz-se, dele, que tem "humores"...
  • C. "Mas os mitos são misteriosos, contêm segredos insondáveis." (linhas 35-36) / Mas os mitos são misteriosos: contêm segredos insondáveis.
  • D. "Eles, e apenas eles, conseguem sondar o oculto..." (linhas 41-42) / Eles (e apenas eles) conseguem sondar o oculto...
  • E. "Cada um desses termos encobre um buraco negro..." (linhas 54-55) / Cada um desses termos, encobre um buraco negro...

Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2

As aspas usadas em palavras e frases como "humores" (linha 6), "reage" (linha 6), "percepção" (linha 7), "sensível" (linha 9), "irascível" (linha 10), "ele se recuperou dos efeitos negativos" (linhas 12-13), "compreendeu a medidas deste ou daquele governo" (linhas 13-14) - todas nos dois primeiros parágrafos - servem para:

  • A. acentuar-lhes o valor significativo;
  • B. distingui-las, como discurso direto, do restante do contexto;
  • C. atribuir a outrem seu emprego figurado;
  • D. evidenciar seu caráter pejorativo;
  • E. denunciá-las como estrangeirismos lexicais e sintáticos.

A pontuação é inteiramente adequada em:

  • A.

    É sina de minha amiga penar pela sorte do próximo, se bem que seja um penar jubiloso, explico-me: todo sofrimento alheio a preocupa; e acende nela, o facho da ação que a torna feliz.

  • B.

    É sina de minha amiga penar pela sorte do próximo, se bem que seja um penar jubiloso. Explico-me: todo sofrimento alheio a preocupa e acende nela o facho da ação, que a torna feliz.

  • C.

    É sina de minha amiga: penar pela sorte do próximo. Se bem que seja um penar jubiloso; explico-me. Todo sofrimento alheio a preocupa; e, acende nela o facho, da ação que a torna feliz.

  • D.

    É sina de minha amiga penar pela sorte do próximo; se bem que seja um penar jubiloso, explico-me. Todo sofrimento alheio, a preocupa, e acende nela o facho da ação que, a torna feliz.

  • E.

    É sina de minha amiga − penar pela sorte do próximo − se bem que seja um penar jubiloso? Explico-me − todo sofrimento alheio a preocupa, e acende nela, o facho da ação que a torna feliz.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...