Questões de Língua Portuguesa do ano 2003

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito das estruturas lingüísticas do texto II, julgue os itens abaixo.

A vírgula na linha 17 é obrigatória porque a oração seguinte tem caráter explicativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia o texto abaixo e responda as perguntas a seguir

 

No último período do texto há duas orações subordinadas de idêntico valor sintático as quais receberam distinta forma de redação: a primeira está separada por vírgulas e a segunda não. Essa diferença na forma de redação justifica-se por:

  • A. ter a primeira sentido restritivo e a segunda, explicativo;
  • B. ter a primeira um sentido explicativo e a segunda, restritivo;
  • C. ser a primeira um aposto e a segunda, um adjunto adnominal;
  • D. estar a primeira iniciada por pronome relativo e a segunda, por conjunção integrante;
  • E. ter a primeira verbo no modo indicativo e a segunda, no modo subjuntivo.

As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

Está inteiramente correta a pontuação do seguinte período:

  • A.

    De acordo com Marilena Chauí – a autora do texto –, é preciso desconfiar das afirmações que, aparentemente óbvias, não resistem a uma análise mais concreta e mais rigorosa.

  • B.

    De acordo com Marilena Chauí, a autora do texto: é preciso desconfiar das afirmações que aparentemente óbivias, não resistem a uma análise, mais concreta e mais rigorosa.

  • C.

    De acordo com Marilena Chauí, a autora do texto; é preciso: desconfiar das afirmações que, aparentemente óbvias não resistem, a uma análise mais concreta, e mais rigorosa.

  • D.

    De acordo com Marilena Chauí, a autora do texto, é preciso desconfiar, das afirmações, que aparentemente óbvias não resistem a uma análise, mais concreta e mais rigorosa.

  • E.

    De acordo com Marilena Chauí, – a autora do texto - é preciso desconfiar das afirmações, que, aparentemente óbvias não resistem a uma análise mais concreta e, mais rigorosa.

Leia o texto abaixo e responda em seguida às questões propostas.

"O momento é grave e a gigante do software tem dois desafios básicos a vencer: migrar a atual base instalada de clientes que ainda usam o Windows NT e convencer o resto do mundo de que os servidores Windows são uma melhor opção do que as alternativas open-source."

Os dois-pontos, usados nessa passagem do texto, cumprem igual função na seguinte frase:

  • A.

    A empresa de informática, após certa hesitação, optou por uma atitude radical: demitiu todos os técnicos e programadores.

  • B.

    Após muita análise, selecionamos três projetos: uma tese sobre informática, uma planilha de dados e um jogo para crianças.

  • C.

    Tivemos que tomar algumas providências, tais como: cortar gastos, aumentar a arrecadação, diminuir comissões.

  • D.

    Poucos entenderam suas posições conservadoras: sempre fora um defensor do livre-comércio na informática.

Marque a lacuna onde não se deve usar vírgula.

  • A.

    A

  • B.

    B

  • C.

    C

  • D.

    D

  • E.

    E

No terceiro parágrafo, o uso abundante da vírgula é empregado para

  • A. enumerar orações coordenadas.
  • B. separar apostos.
  • C. separar expressões explicativas.
  • D. separar expressões intercaladas.
  • E. enumerar termos com a mesma função sintática.

15) A pontuação na escrita é a entonação na fala, portanto analise cada uma das opções e assinale a que não justifica a explicação entre parênteses.

  • A.

    a) As leis brasileiras, explicava o juiz, vão sendo modificadas gradualmente. (oração intercalada precisa de vírgulas).

  • B.

    b) Casa de ferreiro, espeto de pau. (idéias opostas necessitam separação assindética).

  • C.

    c) O carnaval, que é festa popular, é bem comemorado no Nordeste (oração adjetiva explicativa tem que ser separado por vírgulas).

  • D.

    d) Quer aceitemos, quer não aceitemos, a violência se instalou entre nós (a vírgula separa orações alternativas).

  • E.

    e) Já bateu o sino, logo podemos ir à missa (a vírgula separa oração conclusiva).

As aspas usadas em trechos do texto 1 servem para indicar que esses trechos:

  • A.

    já apareceram em outro texto do autor.

  • B.

    não são do autor do texto.

  • C.

    têm uma importância maior.

  • D.

    têm sentido duvidoso ou impreciso.

  • E.

    apresentam alguma ambigüidade.

Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Com a inserção de vírgulas antes e depois de "da Constituição da República" (L.1) e a substituição dos travessões por vírgulas nas linhas 19 e 20, mantém-se a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima e considerando aspectos diversos associados aos temas por ele abordados, julgue os seguintes itens.

No texto, as expressões entre travessões (L.21-22), em função de aposto, identificam problemas seculares do Brasil que, segundo o autor, demandam curas milagrosas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...