Questões de Língua Portuguesa do ano 2003

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma expressão do texto em:

  • A.

    numa posição não muito diferente da de Alfred Nobel = em atitude inteiramente similar à de Alfred Nobel.

  • B.

    para aplacar sua consciência humana = para obliterar seu juízo sobre a humanidade.

  • C.

    dada a mentalidade dos nazistas = em que pese a consciência dos nazistas.

  • D.

    vendo neles fiéis depositários = reconhecendo-os como confiáveis guardiões.

  • E.

    consciência do inominável desastre = concepção inevitável da tragédia.

Quanto à sua construção interna, as frases Ganhamos a guerra, não a paz e As grandes potências, unidas na luta, estão agora divididas têm em comum

  • A.

    um jogo entre alternativas.

  • B.

    uma relação de causa e efeito.

  • C.

    a formulação de uma condicionalidade.

  • D.

    a articulação de uma hipótese.

  • E.

    a exploração de antíteses.

A atitude de vigilância, para a qual Einstein convoca a todos nesse texto, deve materializar-se, conforme deseja o grande físico,

  • A.

    numa advertência contra os preocupantes riscos representados pela iminente reorganização dos nazistas.

  • B.

    na conscientização dos vitoriosos quanto à necessidade de se entenderem e de assumirem suas responsabilidades diante do futuro.

  • C.

    no cumprimento das exigências feitas pelos cientistas quando se propuseram a elaborar as condições do Pacto do Atlântico.

  • D.

    na manutenção das auspiciosas condições políticas do pós-guerra, marcadas pela derrota dos nazistas.

  • E.

    na constituição de um novo tratado que, indo de encontro ao Pacto do Atlântico, represente um esforço de real pacificação.

Considere as seguintes afirmações:

I. A criação e a entrega da mais aterradora e perigosa arma de todos os tempos aos norte-americanos e britânicos se deram em meio a uma perigosa e disputada corrida armamentista.

II. Einstein mostra-se insatisfeito quanto aos termos em que se configurou o Pacto do Atlântico, um acordo em si mesmo tímido e incapaz de gerar bons resultados.

III. Einstein inclui-se entre os responsáveis pelo término da guerra e pela derrota dos nazistas, mas declina de qualquer responsabilidade quanto a uma futura utilização da nova e devastadora arma.

Em relação ao texto, está correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

Ao escrever esse texto, o grande físico Albert Einstein preocupou-se sobretudo em formular uma grave advertência contra

  • A.

    a pacificação do mundo por meio da ação de governos totalitários.

  • B.

    a perigosa instabilidade gerada pelo Pacto do Atlântico.

  • C.

    o novo potencial belicoso da situação de pós-guerra.

  • D.

    o poder de devastação representado pelo invento de Alfred Nobel.

  • E.

    o espírito do armistício assinado pelas grandes potências.

Sinais de pontuação foram suprimidos do texto abaixo. Indique a opção que, em vez de restituir a correção, introduz erro de pontuação no texto.

  • A.

    Para marcar a citação do discurso direto, empregar dois-pontos depois do verbo indagar.

  • B.

    Manter entre aspas a expressão metafórica andar de cima.

  • C.

    Empregar, nos dois espaços marcados com (c), duplo travessão.

  • D.

    Colocar um travessão depois da palavra média.

  • E.

    Colocar uma vírgula antecedendo a conjunção e.

Marque o item em que a construção dos períodos está de acordo com a norma culta da língua escrita.

  • A.

    Entendeu o relator que deveria ser aplicada sanção disciplinar, conforme disposto nos artigos 11 e 12 do Estatuto. Apesar de a redação desses artigos ser ambígua.

  • B.

    Os efeitos da suspensão do chefe de departamento foram mencionados durante a reunião dos diretores. Razão pela qual o processo está sendo encaminhado para que se proceda à elaboração de novo parecer.

  • C.

    A conduta do servidor dava causa a abertura de processo administrativo que poderia resultar em exoneração. Tendo em vista que caracterizava conduta ímproba.

  • D.

    Visando a reduzir os gastos com que a administração teria de arcar caso procedesse à licitação, o chefe de seção autorizara a compra de material de informática. Incorreu, pois, em grave falha.

  • E.

    Verificaram-se as acusações contra o funcionário e ouvidos os seus colegas de seção. Estes foram omissos e expressaram contradições, onde restou prejudicada a apuração. Ou seja, não se chegou a relatório conclusivo.

O texto abaixo foi construído obedecendo a determinado esquema de ordenação das idéias. Indique a opção que reproduz corretamente tal esquema, baseando-se na seguinte numeração:

 
(I)  Responsabilidade na tomada de decisão
(II) Refutação de determinada tese
(III) Posicionamento pessoal
 
A redução da maioridade penal não é uma solução mágica para o combate à violência. Precisamos urgentemente fazer com que o Estatuto da Criança e do Adolescente seja cumprido. Além disso, as penas para os adultos que usam os menores buscando escapar da punição devem ser endurecidas.
Cabe aos formuladores de políticas públicas definirem ações futuras com serenidade e isenção, para não agirem sob o impacto da emoção e da racionalidade.

 

  • A.

    II – III – I

  • B.

     II – I – III

  • C.

     III – II – I

  • D.

     III – I – II

  • E.

    I – II – III

O assassinato de um casal de estudantes em sítio da Grande São Paulo repôs em cena a polêmica sobre a redução da maioridade penal. Assinale o único argumento capaz de sustentar a tese da viabilidade de redução da maioridade penal no Brasil.

  • A.

    É expediente rotineiro na hierarquia do crime organizado armar o braço de crianças e adolescentes para matar pessoas. Utilizar menores em empreitadas criminosas tem constituído regra no mundo do crime.

  • B.

    Não sofrendo de nenhum transtorno cognitivo sério, jovens de 16 anos são suficientemente capazes de entender postulados simples como "matar alguém é crime", sendo igualmente aptos a compreender que se praticarem tal ação serão punidos com a prisão.

  • C.

    A inimputabilidade penal de crianças e adolescentes contribui não só para convertê-los em sicários do crime organizado, mas também funciona "o que é mais grave" como exortação para que novos grupos venham sentar praça na delinqüência.

  • D.

    A lei estaria mais sintonizada com os anseios da sociedade se homicidas ou autores de latrocínio entre 16 e 18 anos de idade fossem avaliados por comissões de especialistas para lhes ser imputada a devida medida socioeducativa.

  • E.

    A vida e a intangibilidade física das pessoas são os bens mais valiosos protegidos pela ordem jurídica. Logo, não devem ceder tal primazia a outro pressuposto de direito.

Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os de forma coesa e coerente e assinale a opção correspondente.

( ) Há 30 anos, por exemplo, a Irlanda era um país pobre, com elevado índice de analfabetismo e população pouco educada: figurava entre os últimos na Europa.

( ) Entre os países que apresentaram bons resultados, pelo menos três estavam em situação parecida com a brasileira há três décadas. Não tivemos a mesma história porque preferimos outras prioridades.

( ) Ao analisarmos a vergonha de estarmos entre os piores países do mundo em educação, esquecemos de analisar aqueles que estão entre os primeiros.

( ) Desde então, a Irlanda investiu contínua e prioritariamente na educação de seu povo. O resultado está no mesmo relatório que envergonhou o Brasil: a Irlanda é hoje um dos países com a melhor educação, entre todos do mundo.

( ) No lugar de mais infra-estrutura econômica e desperdício em prédios públicos, a decisão foi a de que o país concentraria seus investimentos, ao longo das décadas seguintes, independentemente de resultados eleitorais, em três objetivos: saúde de qualidade e gratuita para todos, educação de excelência para todos e ciência e tecnologia de ponta.

( ) Quando surgiu a possibilidade de ingresso na Comunidade Econômica Européia, em 1973, os três partidos políticos irlandeses da época reuniram um grupo de pessoas, escolhidas entre personalidades nacionais e dirigentes políticos, para responder a uma pergunta: o que fazer para a Irlanda se transformar num país desenvolvido, voltado para o futuro?

 

  • A.

    3º,2º,1º,6º,5º,4º

  • B.

    2º,3º,5º,4º,1º,6º

  • C.

    1º,4º,3º,2º,6º,5º

  • D.

    4º,6º,2º,1º,3º,5º

  • E.

    5º,1º,3º,2º,4º,6º

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...