Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2003
O texto 1, em seu todo, deve ser interpretado como um texto:
de caráter técnico-científico, com um propósito de divulgação, por isso, obviamente neutro e imparcial.
de comentário, contendo sutis observações críticas, em torno de certos ardis a que a população está sujeita.
apelativo, dirigido preferencialmente a um público jovem; daí o nível despretensioso e informal de sua abordagem.
explicativo, em que o autor questiona a ética e a consistência de certas condutas políticas da publicidade.
com função estética e, assim, deve ser entendido em sua dimensão predominantemente simbólica e polissêmica.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Com respeito às idéias do texto acima e às palavras e expressões nele utilizadas, julgue os itens a seguir.
O primeiro parágrafo é caracterizado pela impessoalidade e pela ausência de expressão associada ao autor do texto.p>
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2003
Comparando-se as características dos textos 1 e 2, pode-se afirmar que:
1) São do mesmo gênero textual, embora tipologicamente diferentes.
2) Segmentos narrativos, presentes em ambos os textos, asseguram sua coerência.
3) Nota-se, em ambos, a opção por seguir a variante padrão da língua.
4) As várias marcas da oralidade presentes em ambos os textos indicam que eles são informais.
Estão corretas:
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
Dentre as alternativas abaixo, a que, do ponto de vista gramatical, apresenta modificação indevida da frase original é:
A UA é mais bem conhecida pelos seus programas educativos para rádio e televisão.
A UA é melhor conhecida pelos seus programas educativos para rádio e televisão.
Cada equipe dessas conta com um grupo de docentes, um editor, um designer, um produtor da BBC e outros especialistas.
Cada equipe dessas conta com um grupo de docentes, além de um editor, um designer, um produtor da BBC e outros especialistas.
Um tema quente na Inglaterra, hoje, é como inovar em ensino superior oferecendo instrução de alta qualidade a baixo custo.
Um tema apaixonante na Inglaterra hodierna é como inovar em ensino superior oferecendo instrução de alta qualidade a baixo custo.
A Universidade Aberta (UA) conta com mais de 150 mil alunos adultos participando dos cursos universitários de meio período.
A Universidade Aberta (UA) conta com mais de 150 mil alunos adultos a que se ministram cursos universitários de meio período.
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
"De fato, alguns dos alunos de universidades tão distantes, como Cingapura, podem tirar proveito de acordos especiais de parceria a fim de participar dos altamente conceituados cursos da UA."
Dentre as modificações impostas a esse trecho do texto, a que resulta em má construção frasal é:
De fato, alguns dos alunos de universidades tão distantes, como Cingapura, podem beneficiarem-se dos acordos especiais de parceria a fim de participar dos altamente conceituados cursos da UA.
De fato, alguns dos alunos de universidades tão distantes, como Cingapura, puderam tirar proveito de acordos especiais de parceria a fim de participar dos altamente conceituados cursos da UA.
De fato, alguns dos alunos de universidades tão distantes, como Cingapura, podem tirar proveito de acordos especiais de parceria para participar dos cursos altamente conceituados da UA.
De fato, alguns dos alunos de universidades tão distantes, como Cingapura, podem tirar proveito de acordos especiais de parceria a fim de participarem dos altamente conceituados cursos da UA.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Euclides da Cunha (FEC) - 2003
Numa escola do centro de Niterói, um aluno de 2ª série, recém-transferido, oriundo de comunidade rural, expressou-se da seguinte forma: "Na roça nóis pranta pra cumê". Na perspectiva da Sociolingüística, a professora deve considerar essa fala:
adequada, já que não contraria o dialeto padrão;
imprópria, porque no contexto predomina outro dialeto;
problemática, pois contamina a fala de outros falantes;
errada, por constituir um modo de falar dialetal;
ajustada à característica do dialeto do falante.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Euclides da Cunha (FEC) - 2003
Em suas aulas, o professor de Português da 4ª série do Ensino Fundamental utiliza textos que contemplam as diferentes modalidades da linguagem escrita e oral, abordando diferentes situações de vida. Ao lançar mão desse recurso, tem por objetivo demonstrar:
o desenvolvimento da criatividade através da leitura de textos diversos;
as propriedades e usos da linguagem em diferentes contextos;
o emprego incoerente da linguagem nos múltiplos contextos;
um único funcionamento da linguagem;
a riqueza da modalidade oral.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Com relação às idéias, às estruturas gramaticais e ao emprego de vocábulos no texto acima, julgue os itens que se seguem.
O texto é uma reportagem de jornal que apresenta partes de um relatório do TCU ao governo.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Julgue os itens a seguir, quanto à veracidade das afirmativas frente às idéias do texto acima e à correção gramatical.
O justo é um texto narrativo, dialogado, que, pela estrutura discursiva, pode ser classificado como uma crônica esportiva.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2003
As questões de números 59 a 64 referem-se ao texto que segue.
Considere as seguintes afirmações:
I. A CVM é uma entidade autárquica.
II. O princípio básico da CVM é defender especialmente os interesses do acionista minoritário.
III. A CVM defende a livre iniciativa.
Essas afirmações estão articuladas de modo coerente, claro e correto no seguinte período:
A CVM, uma entidade autárquica que se põe em defesa da livre iniciativa, tem por princípio básico resguardar sobretudo os interesses do acionista minoritário.
Sendo uma entidade autárquica e defendendo a livre iniciativa, o princípio básico da CVM está na defesa dos principais interesses dos acionistas minoritários.
Como tem por princípio básico a defesa preponderante dos interesses do acionista minoritário, a CVM é uma entidade autárquica que vai de encontro à livre iniciativa.
Uma vez que defende a livre iniciativa, a CVM é uma entidade autárquica cuja prioridade constitui-se na defesa dos interesses maiores do acionista minoritário.
Conquanto seja uma entidade autárquica, prioritariamente na defesa dos interesses do acionista minoritário, a CVM põe-se igualmente a defender toda livre iniciativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...