Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2003
"Dizia o comandante que o ataque estava próximo." No enunciado acima, a palavra em negrito é formada por:
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2003
Tal como na palavra 'indispensável', têm sentido negativo os prefixos que aparecem nas palavras:
irreverente, irrestrito, irromper
inumação, invalidade, intraduzível
inábil, ímprobo, improducente
inalar, injetar, inarmônico
imolação, imperecível, impermutável
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Julgue os itens que se seguem, acerca da significação, do emprego, da estrutura e da formação de vocábulos e expressões do texto I.
Linha 9 - "refulgiu" é formado por derivação prefixal, pois tem o sentido de refugir, ou seja, fugir de novo.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2003
Com relação às classes de palavras, foram empregadas com o mesmo valor:
"que", linha 02, e "que", linha 15
"que", linha 10, e
"que", linha 11, e "que", linha 22
"que", linha 13, e "que", linha 19
O paralelismo expresso no texto
aproxima a boemia mais da aristocracia do que da grande burguesia.
iguala a aristocracia à grande burguesia e à pequena burguesia no que concerne às relações entre os sexos.
considera o bom-comportamento atributo comum à aristocracia, grande burguesia e pequena burguesia.
estabelece uma comparação, que é articulada pela correlação entre mesmo que e mais perto.
nivela a aristocracia e a grande burguesia no que se refere à proximidade com a arte de viver da boemia.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Texto I – questões 1 e 2
Em relação ao texto I, assinale a opção incorreta.
O emprego do futuro do pretérito em "passaria" (L.2) tem a função de indicar que a afirmação não é categórica, ou seja, aceita de forma unânime e indiscutível.
Na linha 2, a expressão "Tal ponto de vista" constitui um recurso coesivo que, ao retomar uma das idéias do período antecedente e substituí-la de forma sintética, ocupa o lugar de agente da forma verbal "aparece".
Em "mais do que" (L.7 e 9), a eliminação do termo sublinhado transgridiria as exigências da norma culta escrita em seu padrão formal.
Em "o dos entes" (L.8), há um recurso coesivo e estilístico: a omissão de palavra anteriormente citada, que pode ser facilmente subentendida.
A vírgula após "humano" (L.8) justifica-se por isolar estrutura subseqüente de caráter apositivo.
Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2
A linguagem figurada é procedimento discursivo bastante recorrente na caracterização do mercado. Um bom exemplo disto encontra-se em:Leia o texto abaixo e responda em seguida às questões propostas.
Dentre os trechos do texto abaixo selecionados, o que expressa claro valor pleonástico é:
O dragão usaria o seu rabo serrilhado para tentar cortar o cavalheiro ao meio.
O cavalheiro não teve que ser convencido da maldade do dragão.
Entraria na caverna com o discurso pronto.
Horas, dias, meses de silêncio.
As questões de números 31 a 35 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
O texto apresenta linguagem
formal, por servir a uma exposição objetiva, didática e coerente sobre determinado assunto.
formal, misturada com elementos de informalidade, por apontar aspectos objetivos ao lado de um tratamento subjetivo do assunto.
formal, por basear-se em conceitos da classe dominante, letrada, sobre manifestaçãoes festivas de uma população iletrada.
informal, por limitar-se a reproduzir dados sobre certas manifestações de origem anterior ao surgimento da escrita.
informal, por tratar de um assunto reconhecidamente popular, cuja transmissão se baseia na oralidade.
Leia os textos abaixo e responda às questões propostas
Emprega-se afixo para exprimir conteúdo próprio da função emotiva da linguagem em:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...