Questões de Língua Portuguesa do ano 2003

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Lendo com atenção as proposições abaixo, assinale a opção que preencha, seqüencialmente, as lacunas, de forma correta:

I. Este é o livro _______ me referi.

II. As provas _______ faço referência, explicá-las-ei mais tarde.

III. O revólver ________ matou o vizinho foi encontrado no jardim.

IV. Vi ontem, na praia, um amigo de infância, __________ nome não me lembro.

 V. Gostamos de rever a casa _______ vivemos nossa infância.

  • A.

    ao qual – das quais – com cujo – do qual – em que

  • B.

    a que – às quais – com o qual – de cujo – na qual

  • C.

    que – de que – com que – a que – na qual

  • D.

    de cujo – as quais – o qual – de que o – em cuja

Preencha as lacunas da COLUNA I com o elemento apropriado da COLUNA II, indicando nos parênteses o número correspondente, e assinale a seqüência correta, de cima para baixo:

COLUNA I                                                                                     COLUNA II

 ( ) Chegaste atrasado à prova, ________ ?                                     1. porque

( ) Percebeu-se um ________de dissimulação em suas respostas.    2. porquê

( ) O professor perguntou ____________ não terminara a lição.      3. por que

( ) Não paro de beber,_______________ o calor é insuportável.    4. por quê

( ) Indique-me pelo menos um ______________ desse desânimo.   5. quê

  • A.

    2, 4, 5, 1, 3

  • B.

    3, 5, 2, 4, 1

  • C.

    5, 3, 2, 4, 1

  • D.

    4, 5, 3, 1, 2

Analise os enunciados abaixo em relação às figuras de linguagem e assinale a opção em que ocorrem, em seqüência:

 I. Antes de chegar ao hospital o jogador quase morreu devido a uma hermorragia de sangue.

II. É preciso ter fé demais para acreditar que vai dar certo.

 III. Haviam trezentos candidatos inscritos.

 IV. Vi o incêndio do prédio.

  • A.

    barbarismo – ambigüidade – solecismo – pleonasmo

  • B.

    pleonasmo – cacofonia – solecismo – ambigüidade

  • C.

    arcaísmo – pleonasmo – cacofonia – solecismo

  • D.

    solecismo – cacofonia – pleonasmo – barbarismo

Examine as proposições abaixo, preencha as lacunas com a forma verbal adequada, a partir das indicações entre parênteses, e assinale a opção correta, observando a seqüência:

I. _______ seu e-mail para ser mais rápida nossa correspondência. (Mande-me / Manda-me)

 II. Não __________ : a consciência denunciar-te-á. (mente / mintas)

III. Se tu ___________ o trabalho, a nota poderá melhorar. (refazeres / refizeres)

IV. Elas não se acanham em dizer o que lhes _________. (convêm / convém)

 V. Onde andaste até agora? _______ concluir logo o trabalho! (Vá / Vai)

  • A.

    Mande-me – mente – refazeres – convêm – Vá

  • B.

    Manda-me – mintas – refazeres – convêm – Vá

  • C.

    Mande-me - mintas – refizeres – convém – Vai

  • D.

    Manda-me – mente – refizeres – convém – Vai

Em relação à regência verbal, assinale a opção que se refere somente a proposições corretas:

I. Obtive as últimas provas de que precisava.

 II. Quem não aspira ser aprovado neste concurso?

III. Observei como muitos se retiraram decepcionados, após assistirem ao espetáculo musical.

 IV. O juiz mandou que procedesse o inquérito.

V. Não há quem não anseie por novos amigos

  • A.

    Estão corretas somente as proposições I, II e IV.

  • B.

    Estão corretas somente as proposições I, III e V.

  • C.

    Estão corretas somente as proposições II, IV e V.

  • D.

    Estão corretas somente as proposições II, III e V.

Analise as proposições seguintes e assinale a opção que corresponde, em seqüência, às figuras de linguagem fundamentais de cada uma:

I. Era porque ninguém compreender poderia,/ Como tu, meu amigo, a ânsia que me envolvia.../ Pois só tu tens uma ânsia igual à minha, ó Mar! (Araújo Figueredo)

II. Você prefere ler Cruz e Sousa ou Paulo Coelho?

III. A terra é sempre a tua negra algema,/ prende-te nela a extrema Desventura (Cruz e Sousa)

IV. Com sombras deste lado e luz do lado oposto,/ Este livro reflete a tua alma e o teu rosto. (Luiz Delfino)

  • A.

    prosopopéia – metonímia – metáfora – antítese

  • B.

    hipérbole – metáfora – metonímia – pleonasmo

  • C.

    metáfora – prosopopéia – hipérbole – metonímia

  • D.

    pleonasmo – metáfora – antítese – hipérbole

Assinale a opção em que todos os substantivos são derivados por sufixação:

  • A.

    fertilizantes – pneus – cozinha – equipamentos

  • B.

    maquiagem – eletrodomésticos – adesivos – petróleo

  • C.

    maquiagem – fertilizantes – adesivos – alfabetização

  • D.

    adesivos – dia-a-dia – cozinha – petróleo

Observe as proposições abaixo e indique a opção em que se afirma corretamente a função da vírgula:

I. Semana passada comprei um apartamento; hoje, um carro. Haja dinheiro! – A vírgula está usada erradamente, deixando a frase ambígua.

II. Dedica-te, diligentemente, ao trabalho todos os dias. – As vírgulas separam o adjunto adverbial.

 III. Jogar, comer, beber, dormir fazem da vida um prazer. - As vírgulas separam os sujeitos da oração.

 IV. Unamo-nos, brasileiros, contra a violência! – As vírgulas separam erroneamente o aposto.

V. Os novos dirigentes do partido, serão empossados na próxima semana. – A vírgula indica a separação de duas orações.

  • A.

    Estão corretas somente as proposições I, III e IV.

  • B.

    Estão corretas somente as proposições II e III.

  • C.

    Estão corretas somente as proposições I e V.

  • D.

    Estão corretas somente as proposições II e IV.

Assinale a opção em que a divisão silábica das palavras obedece às normas gramaticais:

  • A.

    res-ci-são, trân-si-to, ór-fã, pres-cre-ver

  • B.

    pro-ve- rbi-al, he-rói, dis-tra-í-do, as-sis-tên-cia

  • C.

    con-sci-ên-ci-a, abs-cis-sa, sa-gu-ão, im-pro-pri-e-da-de

  • D.

    pe-ssi-mis-mo, ap-ti-dão, in-sis-ten-te, an-si-o-so

Assinale a opção cuja afirmação é correta:

  • A.

    Na palavra perplexo, há mais letras do que fonemas.

  • B.

    Na palavra fixo, há mais fonemas do que letras.

  • C.

    Na palavra chave, cada letra corresponde a um fonema.

  • D.

    Na palavra preencher há o mesmo número de letras e de fonemas.

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