Questões de Língua Portuguesa do ano 2003

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atenção: As questões de números 9 a 17 referem-se ao texto que segue.

... evitando-se dessa forma as estéreis controvérsias gramaticais. (final do 3o parágrafo)

O requerente considera estéreis as controvérsias a respeito das normas gramaticais porque, segundo ele, principalmente,

  • A.

    é impossível a adaptação de uma língua a outra região tão diferente de Portugal.

  • B.

    elas se tornam empecilhos ao nosso desenvolvimento cultural e científico.

  • C.

    a língua portuguesa parece ser instrumento rudimentar para retratar a nossa natureza exuberante.

  • D.

    elas vão contra a formação psicológica do povo brasileiro.

  • E.

    é difícil, para os descendentes dos indígenas, assimilar as estruturas da língua portuguesa.

Atenção: As questões de números 9 a 17 referem-se ao texto que segue.

Prevendo reações contra o que indica como solução para os inconvenientes apontados, o requerente apresenta uma ressalva na frase:

  • A.

    ... certo de que a língua portuguesa é emprestada ao Brasil.

  • B.

    ... os autores e os escritores, com especialidade os gramáticos, não se entendem.

  • C.

    ... usando do direito que lhe confere a Constituição.

  • D.

    ... o tupi-guarani, língua originalíssima, aglutinante, é verdade...

  • E.

    ... a sabedoria dos legisladores saberá encontrar meios...

Atenção: As questões de números 9 a 17 referem-se ao texto que segue.

Tendo em vista algumas considerações apresentadas no texto, é correto inferir que o falar e o escrever no Brasil, na época,

  • A.

    já manifestavam certas divergências em relação às normas da língua considerada culta, o que causava críticas dos estudiosos.

  • B.

    só eram valorizados quando se prendiam às variantes da língua falada pelos antigos habitantes da terra.

  • C.

    representavam a língua oficial adotada no País pelo sistema burocrático dos órgãos governamentais.

  • D.

    se faziam numa mistura, já bastante intensa, das estruturas da língua portuguesa e de palavras do idioma tupi-guarani.

  • E.

    tendiam, de forma evidente, a apoiar-se sobretudo nas feições do tupi-guarani, mais adequada à mensagem literária.

Atenção: As questões de números 9 a 17 referem-se ao texto que segue.

A julgar pelas opiniões que defende, o requerente demonstra ser um

  • A.

    humorista, que brinca com os valores nacionais, ao imitar os escritores da época.

  • B.

    admirador da visão política dos legisladores da época, submissos à norma culta do português falado em Portugal.

  • C.

    patriota convicto, preocupado em manter a independência tanto cultural quanto política do país.

  • D.

    defensor, numa visão pioneira, da cultura indígena, na época já condenada à extinção devido ao contato com a cultura portuguesa.

  • E.

    líder capaz de, com seu discurso, convencer a classe política a defender a cultura realmente de origem brasileira.

Atenção: As questões de números 9 a 17 referem-se ao texto que segue.

... por ser criação de povos que aqui viveram e ainda vivem... (meio do 3o parágrafo)

O segmento acima exprime, no contexto,

  • A.

    conclusão

  • B.

    cnseqüência

  • C.

    condição

  • D.

    temporalidade

  • E.

    causa

Atenção: As questões de números 9 a 17 referem-se ao texto que segue.

A única afirmação que NÃO justifica o fato de o texto apresentar-se sob a forma de um requerimento é:

  • A.

    É dirigido aos órgãos competentes, a Câmara e o Senado, para decidir sobre o acatamento do pedido.

  • B.

    O assunto é de extrema relevância, pois envolve interesse de toda a nação brasileira.

  • C.

    Seu autor é um único cidadão que, na defesa de interesses pessoais, busca o apoio de vários legisladores.

  • D.

    A linguagem é formal e respeitosa, como convém a alguém que se dirige aos mais altos representantes do País.

  • E.

    Apresenta argumentos que embasam, com propriedade, sua solicitação.

Atenção: As questões de números 9 a 17 referem-se ao texto que segue.

... – controvérsias que tanto empecem o progresso da nossa cultura literária, científica e filosófica. (última linha do 3o parágrafo)

O uso do travessão indica

  • A.

    uma pausa maior, para retomar, sob outro aspecto, um dos argumentos que fundamentam seu pedido.

  • B.

    início de um novo parágrafo, que sintetiza as idéias que vêm sendo expostas no parágrafo anterior.

  • C.

    interrupção do fluxo lógico das idéias anteriormente desenvolvidas.

  • D.

    uma citação exata da opinião do autor do texto.

  • E.

    hesitação em concluir o pensamento que, exposto, iria causar polêmica.

Atenção: As questões de números 9 a 17 referem-se ao texto que segue.

... vem pedir que o Congresso Nacional decrete o tupi-guarani como língua oficial e nacional do povo brasileiro.

A relação entre os tempos e modos verbais dessa frase permanecerá correta, se as formas sublinhadas forem substituídas, respectivamente, por

  • A.

    vem pedir - decretaria.

  • B.

    virá pedir - decretará.

  • C.

    vinha pedir - tinha decretado.

  • D.

    veio pedir - decretasse.

  • E.

    viria pedir - tenha decretado.

Atenção: As questões de números 18 a 21 referem-se ao texto que segue.

Você viu, Helena, que a Universidade está oferecendo um curso de extensão para professores de Português? Vamos se inscrever nele?

Não sei se vai dar para mim freqüentá-lo.

Caso se queira transpor a linguagem informal do diálogo acima para o padrão da língua culta escrita, será preciso substituir os segmentos sublinhados por, respectivamente,

  • A.

    Vamos inscrever-se nele - eu freqüentá-lo

  • B.

    Vamos inscrevermo-nos nele - mim freqüentar-lhe

  • C.

    Vamos inscrever-nos nele - eu freqüentá-lo

  • D.

    Vamo-nos inscrever nele - eu freqüentar-lhe

  • E.

    Vamos-nos inscrever nele - mim o freqüentar

Atenção: As questões de números 18 a 21 referem-se ao texto que segue.

Você viu, Helena, que a Universidade está oferecendo um curso de extensão para professores de Português? Vamos se inscrever nele?

Não sei se vai dar para mim freqüentá-lo.

Transpondo-se a fala de Helena para o discurso indireto, teríamos:

Helena respondeu que

  • A.

    não sabia se daria para mim freqüentá-lo.

  • B.

    não sabia se iria dar para ela freqüentá-lo.

  • C.

    não saberia se dá para o freqüentarmos.

  • D.

    não sabe se teria dado para ela o freqüentar.

  • E.

    não soube se vai dar para que ela o freqüentasse.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...