Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: As questões de números 9 a 17 referem-se ao texto que segue.
... evitando-se dessa forma as estéreis controvérsias gramaticais. (final do 3o parágrafo)
O requerente considera estéreis as controvérsias a respeito das normas gramaticais porque, segundo ele, principalmente,
é impossível a adaptação de uma língua a outra região tão diferente de Portugal.
elas se tornam empecilhos ao nosso desenvolvimento cultural e científico.
a língua portuguesa parece ser instrumento rudimentar para retratar a nossa natureza exuberante.
elas vão contra a formação psicológica do povo brasileiro.
é difícil, para os descendentes dos indígenas, assimilar as estruturas da língua portuguesa.
Atenção: As questões de números 9 a 17 referem-se ao texto que segue.
Prevendo reações contra o que indica como solução para os inconvenientes apontados, o requerente apresenta uma ressalva na frase:
... certo de que a língua portuguesa é emprestada ao Brasil.
... os autores e os escritores, com especialidade os gramáticos, não se entendem.
... usando do direito que lhe confere a Constituição.
... o tupi-guarani, língua originalíssima, aglutinante, é verdade...
... a sabedoria dos legisladores saberá encontrar meios...
Atenção: As questões de números 9 a 17 referem-se ao texto que segue.
Tendo em vista algumas considerações apresentadas no texto, é correto inferir que o falar e o escrever no Brasil, na época,
já manifestavam certas divergências em relação às normas da língua considerada culta, o que causava críticas dos estudiosos.
só eram valorizados quando se prendiam às variantes da língua falada pelos antigos habitantes da terra.
representavam a língua oficial adotada no País pelo sistema burocrático dos órgãos governamentais.
se faziam numa mistura, já bastante intensa, das estruturas da língua portuguesa e de palavras do idioma tupi-guarani.
tendiam, de forma evidente, a apoiar-se sobretudo nas feições do tupi-guarani, mais adequada à mensagem literária.
Atenção: As questões de números 9 a 17 referem-se ao texto que segue.
A julgar pelas opiniões que defende, o requerente demonstra ser um
humorista, que brinca com os valores nacionais, ao imitar os escritores da época.
admirador da visão política dos legisladores da época, submissos à norma culta do português falado em Portugal.
patriota convicto, preocupado em manter a independência tanto cultural quanto política do país.
defensor, numa visão pioneira, da cultura indígena, na época já condenada à extinção devido ao contato com a cultura portuguesa.
líder capaz de, com seu discurso, convencer a classe política a defender a cultura realmente de origem brasileira.
Atenção: As questões de números 9 a 17 referem-se ao texto que segue.
... por ser criação de povos que aqui viveram e ainda vivem... (meio do 3o parágrafo)
O segmento acima exprime, no contexto,
conclusão
cnseqüência
condição
temporalidade
causa
Atenção: As questões de números 9 a 17 referem-se ao texto que segue.
A única afirmação que NÃO justifica o fato de o texto apresentar-se sob a forma de um requerimento é:
É dirigido aos órgãos competentes, a Câmara e o Senado, para decidir sobre o acatamento do pedido.
O assunto é de extrema relevância, pois envolve interesse de toda a nação brasileira.
Seu autor é um único cidadão que, na defesa de interesses pessoais, busca o apoio de vários legisladores.
A linguagem é formal e respeitosa, como convém a alguém que se dirige aos mais altos representantes do País.
Apresenta argumentos que embasam, com propriedade, sua solicitação.
Atenção: As questões de números 9 a 17 referem-se ao texto que segue.
... – controvérsias que tanto empecem o progresso da nossa cultura literária, científica e filosófica. (última linha do 3o parágrafo)
O uso do travessão indica
uma pausa maior, para retomar, sob outro aspecto, um dos argumentos que fundamentam seu pedido.
início de um novo parágrafo, que sintetiza as idéias que vêm sendo expostas no parágrafo anterior.
interrupção do fluxo lógico das idéias anteriormente desenvolvidas.
uma citação exata da opinião do autor do texto.
hesitação em concluir o pensamento que, exposto, iria causar polêmica.
Atenção: As questões de números 9 a 17 referem-se ao texto que segue.
... vem pedir que o Congresso Nacional decrete o tupi-guarani como língua oficial e nacional do povo brasileiro.
A relação entre os tempos e modos verbais dessa frase permanecerá correta, se as formas sublinhadas forem substituídas, respectivamente, por
vem pedir - decretaria.
virá pedir - decretará.
vinha pedir - tinha decretado.
veio pedir - decretasse.
viria pedir - tenha decretado.
Atenção: As questões de números 18 a 21 referem-se ao texto que segue.
– Você viu, Helena, que a Universidade está oferecendo um curso de extensão para professores de Português? Vamos se inscrever nele?
– Não sei se vai dar para mim freqüentá-lo.
Caso se queira transpor a linguagem informal do diálogo acima para o padrão da língua culta escrita, será preciso substituir os segmentos sublinhados por, respectivamente,
Vamos inscrever-se nele - eu freqüentá-lo
Vamos inscrevermo-nos nele - mim freqüentar-lhe
Vamos inscrever-nos nele - eu freqüentá-lo
Vamo-nos inscrever nele - eu freqüentar-lhe
Vamos-nos inscrever nele - mim o freqüentar
Atenção: As questões de números 18 a 21 referem-se ao texto que segue.
– Você viu, Helena, que a Universidade está oferecendo um curso de extensão para professores de Português? Vamos se inscrever nele?
– Não sei se vai dar para mim freqüentá-lo.
Transpondo-se a fala de Helena para o discurso indireto, teríamos:
Helena respondeu que
não sabia se daria para mim freqüentá-lo.
não sabia se iria dar para ela freqüentá-lo.
não saberia se dá para o freqüentarmos.
não sabe se teria dado para ela o freqüentar.
não soube se vai dar para que ela o freqüentasse.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...