Questões de Língua Portuguesa do ano 2004

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação à pontuação do texto abaixo, analise as modificações propostas e assinale a opção correta.

Para deixar o texto corretamente pontuado,

  • A.

    é necessário implementar as modificações I e II.

  • B.

    as modificações II e IV são necessárias

  • C.

    somente a modificação III é necessária

  • D.

    são necessárias as modificações III e IV.

  • E.

    apenas a modificação V é necessária

Assinale o trecho que apresenta erro de pontuação.

  • A.

    A eletricidade começou a ser usada no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, em 1879, logo após o invento do Dínamo e da Lâmpada Elétrica. No mesmo ano, D. Pedro II inaugurou a iluminação da estrada de ferro.

  • B.

    A primeira iluminação externa pública do País foi inaugurada na atual Praça da República, em São Paulo, em 1881.

  • C.

    Em 1883 entrou em operação a primeira usina hidrelétrica do País, instalada na cidade de Diamantina, Minas Gerais. D. Pedro II inaugurou nesse mesmo ano, na cidade de Campos o primeiro serviço público municipal de iluminação elétrica do Brasil e da América do Sul.

  • D.

    Começou a funcionar, em 1889, a primeira hidrelétrica de grande porte no País: a Marmelos- Zero, da Companhia Mineira de Eletricidade.

  • E.

    Em 1892, os bondes movidos à energia elétrica foram instalados de forma permanente no Rio de Janeiro.

Julgue os itens a seguir quanto à organização das idéias apresentadas no texto acima.

Na linha 6, o emprego da vírgula marca a ordem inversa dos termos no período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia este texto, para responder às questões 14 e 15.

Uma das formas de ensinar o aluno a compreender melhor um texto, desenvolvendo habilidades de análise lingüística e textual importantes para a leitura, é fazê-lo perceber que os sinais de pontuação não são empregados aleatoriamente. Ao contrário, a pontuação busca representar, na linguagem escrita, os recursos expressivos da linguagem oral, como pausas, entoações, interrupções bruscas, silêncios, etc. Lembrando isso, assinale a alternativa INCORRETA, quanto à pontuação do texto acima.

  • A.

    As aspas simples foram empregadas, nas linhas 7 e 10, para identificar o início e o fim de uma citação que se encontra dentro de outra citação.

  • B.

    O travessão, na linha 2, destaca do contexto a mudança de interlocutor.

  • C.

    Os parênteses, na linha 2, colocam em destaque palavras explicativas, relacionadas ao termo antecedente; nas linhas 11 e 12, separam uma indicação bibliográfica.

  • D.

    O ponto-e-vírgula, na linha 6, separa orações da mesma natureza, enfatizando as idéias contidas no período.

Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.

"A programação era assim: se a Tupi fazia sucesso com "Rin-Tin-Tin", a Rio contra-atacava de 'Lassie".

Os dois-pontos presentes nessa frase do texto são usados com a mesma finalidade na seguinte alternativa:

  • A.

    Fora convocado urgentemente para reformular a programação do canal: seus méritos eram justamente reconhecidos.

  • B.

    Resolveu-se modificar toda a programação do canal de televisão: a audiência havia caído vertiginosamente.

  • C.

    Optou pela seguinte atitude: caso não alterassem a programação da televisão, seriam todos demitidos.

  • D.

    Temos que reconhecer: nossos programas não conseguem cativar o interesse do grande público.

 

Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

São preservadas as relações lógicas e a correção gramatical do texto ao se substituir o ponto final imediatamente antes de "Mas" (L.8) por uma vírgula e fazer o necessário ajuste na letra inicial maiúscula desse vocábulo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das idéias e estruturas do texto acima e considerando aspectos atuais da política externa brasileira, julgue os itens seguintes.

A expressão "no plano interno" (L.15) está demarcada por vírgulas por exigência da mesma regra gramatical que justifica seu uso à linha 9: a inserção de uma circunstância.

  • C. Certo
  • E. Errado

As frases abaixo, de João Paulo II, são base para as questões 8, 9 e 10.

I. Os homens que pensam que as mulheres nasceram para servi-los devem reformular seu pensamento.

II. Os graves problemas sociais que atormentam a Europa e o mundo encontram sua origem, em parte, nas manifestações degeneradas do capitalismo.

III. Os defensores do capitalismo ilimitado tendem a esquecer as coisas boas do comunismo: a luta contra o desemprego, a preocupação com os pobres.

Assinale a alternativa INCORRETA, em relação às frases II e III.

  • A.

    Na frase II, pode haver uma vírgula depois de "Os graves problemas sociais", para destacar essa expressão.

  • B.

    Na frase III, a vírgula pode ser substituída pela conjunção e, sem que o sentido da frase se altere.

  • C.

    Na frase II, as vírgulas isolam uma expressão de caráter explicativo.

  • D.

    Os dois pontos, na frase III, têm valor explicativo.

A função dos parênteses em "(e motivações de sobrevivência)" (linha 04) é

  • A.

    acrescentar informação.

  • B.

    explicar a informação anterior.

  • C.

    justificar o termo "oportunidade".

  • D.

    destacar a expressão sobrevivência.

  • E.

    esclarecer sobre a informação seguinte.

Com referência aos aspectos tipológicos e gramaticais do texto ao lado - "Disse bem (...)", julgue os itens subseqüentes

Antes do pronome relativo "que", nas linhas 6 e 14, é possível colocar-se uma vírgula para separar a oração adjetiva explicativa.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...