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Julgue se os itens que se seguem estão de acordo com o texto acima.
Não provocaria prejuízo para a correção gramatical do texto o emprego da vírgula depois da palavra "também" (L.7).
Atenção: As questões de números 12 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo. Um amante da natureza, apaixonado pelo "ambiente sagrado" das montanhas e sonhador, muito sonhador. Assim se define o paranaense Waldemar Niclevicz, que já escalou seis dos 14 picos mais altos do planeta desde 1988, quando virou alpinista profissional, como conta nesta entrevista:
O que o leva a desafiar o perigo nas alturas?
Nada me encanta mais do que as montanhas. Elas são um ambiente sagrado. O desafio em si me fascina, por isso procuro escalar a montanha mais fria, a mais alta, a mais perigosa.
Algumas pessoas o rotulam de louco, outras o consideram um herói. Como você se vê?
Nem como louco, nem como herói. Sou um sonhador, mas com muito pé no chão, um amante da natureza, da vida e das montanhas. Adoro pessoas que sonham e buscam seus objetivos. Tenho força para sair do marasmo e batalhar por meus objetivos. Não entendo como algumas pessoas passam anos querendo alguma coisa, sonhando em conhecer algum lugar, mas não fazem nada.
O que mudou na sua vida nesses 16 anos?
Hoje busco coisas concretas das expedições. Antes, viajava por puro prazer. Tento aproveitar ao máximo cada escalada, pois é um privilégio chegar a lugares tão distantes. Passei a ter responsabilidades para com os patrocinadores também. E não deixo espaço para a improvisação.
De que expedição você gostaria de participar?
De muitas. Continuo me deslumbrando com livros, mapas e histórias de exploradores. Mas tem um projeto que eu gostaria muito de realizar, que é escalar as 14 montanhas do planeta com mais de 8 mil metros. Apenas dez homens conseguiram essa façanha. Eu já escalei seis. Ainda chego lá.
</STR O uso das aspas na expressão "ambiente sagrado", logo no início do texto, indica
uma pausa mais forte, necessária para a compreensão da frase.
um emprego de gíria específica dos que praticam alpinismo.
um sentido diferente do habitual, na língua portuguesa.
a reprodução das próprias palavras utilizadas pelo entrevistado.
a atribuição de um caráter divino a um elemento comum da natureza.
Atenção: As questões de números 7 a 11 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
O mapa do atual território brasileiro começou a ser definido ainda no século XV, antes mesmo de o país ser oficialmente descoberto, com o Tratado de Tordesilhas. Firmado entre Espanha e Portugal, esse acordo dividia o "novo mundo" que começava a ser descoberto − a América − entre os dois países e acabou criando a primeira fronteira do Brasil. Só que na verdade tal fronteira nunca seria respeitada. A invasão de colonos portugueses em terras que, pelo acordo de Tordesilhas deveriam pertencer aos espanhóis, forçou um novo tratado no século XVIII, o de Madri, que expandiu bastante o território brasileiro.
Quando o país conseguiu sua independência, em 1822, o mapa atual já estava praticamente formado. Entre 1895 e 1904, disputas territoriais com Argentina, Guiana Francesa e Guiana − no oeste de Santa Catarina e Paraná, no Amapá e no leste de Roraima −, foram resolvidas por três árbitros internacionais: os presidentes dos Estados Unidos e da Suíça e o rei da Itália.
Ainda no século XIX, também por meios diplomáticos, o governo brasileiro espantou o "olho gordo" estrangeiro sobre uma parte importante do território nacional. "Por volta de 1850, surgiu um plano de ocupação da Amazônia por latifundiários americanos. A diplomacia brasileira agiu com energia, fortificando a foz do Amazonas, estabelecendo um plano de colonização e impedindo a chegada de estrangeiros", afirma um historiador da Universidade de Brasília.
(Adaptado de Mundo estranho, junho 2004, p. 56)
... foram resolvidas por três árbitros internacionais: os presidentes dos Estados Unidos e da Suíça e o rei da Itália. (final do 2o parágrafo)
Os dois pontos assinalam, considerando-se o contexto,
expressão deslocada do sentido do parágrafo.
fala de um dos elementos do diálogo.
quebra na seqüência de idéias.
conseqüência de um fato anterior.
enumeração explicativa.
Atenção: As questões de números 7 a 11 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
O mapa do atual território brasileiro começou a ser definido ainda no século XV, antes mesmo de o país ser oficialmente descoberto, com o Tratado de Tordesilhas. Firmado entre Espanha e Portugal, esse acordo dividia o "novo mundo" que começava a ser descoberto − a América − entre os dois países e acabou criando a primeira fronteira do Brasil. Só que na verdade tal fronteira nunca seria respeitada. A invasão de colonos portugueses em terras que, pelo acordo de Tordesilhas deveriam pertencer aos espanhóis, forçou um novo tratado no século XVIII, o de Madri, que expandiu bastante o território brasileiro.
Quando o país conseguiu sua independência, em 1822, o mapa atual já estava praticamente formado. Entre 1895 e 1904, disputas territoriais com Argentina, Guiana Francesa e Guiana − no oeste de Santa Catarina e Paraná, no Amapá e no leste de Roraima −, foram resolvidas por três árbitros internacionais: os presidentes dos Estados Unidos e da Suíça e o rei da Itália.
Ainda no século XIX, também por meios diplomáticos, o governo brasileiro espantou o "olho gordo" estrangeiro sobre uma parte importante do território nacional. "Por volta de 1850, surgiu um plano de ocupação da Amazônia por latifundiários americanos. A diplomacia brasileira agiu com energia, fortificando a foz do Amazonas, estabelecendo um plano de colonização e impedindo a chegada de estrangeiros", afirma um historiador da Universidade de Brasília.
(Adaptado de Mundo estranho, junho 2004, p. 56)
... o governo brasileiro espantou o "olho gordo" estrangeiro sobre uma parte importante do território nacional. (início do 3o parágrafo)
A expressão colocada entre aspas, na frase acima, referese, no contexto,
aos cuidados com a conservação de grande parte do País.
à vontade de observar as novas regiões do mapa do Brasil.
à intenção de se apropriar de grande parte do território.
à confiança no desenvolvimento de certas regiões brasileiras.
ao uso de acordos diplomáticos para resolver conflitos de fronteiras.
Nos trechos seguintes, julgue se a pontuação está correta.
Para evitar novos acidentes é necessário sinalizar corretamente, o local com o triângulo, com lanternas ou com galhos de árvores.
Nos trechos seguintes, julgue se a pontuação está correta.
Ao chamar o socorro especializado, deve-se informar: o local exato da ocorrência; as condições do acidente; o número de vítimas; a gravidade da situação; as providências que já foram tomadas.
Nos trechos seguintes, julgue se a pontuação está correta.
A pessoa que presta o socorro à vítima de acidente deve adotar atitudes imediatas: agir rapidamente, porém com calma; transmitir segurança e tranqüilidade; pedir ajuda especializada.
Nos trechos seguintes, julgue se a pontuação está correta.
Primeiros socorros são, procedimentos de emergência que visam manter as funções vitais, e evitar o agravamento da situação de uma pessoa que sofreu acidente.
Assinale a alternativa que apresenta a pontuação correta.
O jovem brasileiro – o chamado futuro do país – hoje está assim: estuda pouco, não encontra emprego e conhece de perto a pobreza
O futuro do país, desanima os jovens já no presente.
Para que as propostas saiam do papel, só há um remédio; a articulação dos jovens na defesa, de seus próprios interesses
Os jovens elaboraram um documento a partir da consulta, a vários segmentos da sociedade que propõe políticas para a juventude a serem implantadas nos próximos anos
Os dados sobre a juventude, são impressionantes, 4,1% dos jovens chegam à universidade e 25% dos jovens estão desempregados.
Com relação aos aspectos gramaticais do texto I, julgue os itens seguintes.
O emprego da vírgula após o termo nominal a cólera de 1832 (l.2-3) esclarece que a epidemia referida não foi a única que ocorreu naquele ano.
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