Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os fragmentos contidos nos itens subseqüentes foram adaptados de um texto escrito por Ângela Lacerda para a Agência Estado. Julgue-os quanto à correção gramatical.
Em Pernambuco e no Rio de Janeiro, primeiros estados a adotarem o programa recomendado pela UNESCO, o índice de redução de criminalidade para as escolas que implantaram o Escola Aberta desde o ano 2000 foi de 60% em relação às escolas que não o adotaram.
As questões de números 29 a 31 referem-se ao livro de Artur Gomes de Morais, Ortografia - ensinar e aprender.
As afirmações a seguir indicam conhecimentos esperados na etapa inicial de domínio da base alfabética.
I. Existem letras permitidas em nossa língua e uma seqüência em que costumam ocorrer.
II. As letras representam partes sonoras das palavras que falamos, partes menores que as sílabas.
III. Em nossa língua, existem regras que permitem certas formas escritas e não permitem outras.
É correto o que se afirma APENAS em
I e III.
I e II.
III.
II.
I.
Assinale o trecho do texto em que, na transcrição, foi inserido erro gramatical.
Hoje, a elevação da taxa de crescimento da economia só pode ser alcançada se o ritmo de expansão das exportações for maior do que a velocidade de avanço das importações.
Na atual conjuntura de grave restrição externa, a elevação sustentada da taxa de crescimento da economia - acompanhada do aumento simultâneo do investimento e do saldo comercial - só pode ser alcançada se o ritmo de expansão das exportações for maior do que a velocidade em que avançam as importações.
O País marcou passo no que se refere à sua pauta de exportações, concentrando as receitas nos produtos cujas vendas crescem menos quando a demanda externa aumenta (commodities agrícolas e industriais) e tornando as exportações mais dependentes de países (América Latina) que estão em recessão ou com problemas graves de financiamento do balanço de pagamentos.
A desvalorização cambial vai, é claro, melhorar o lucro dos exportadores e permitirem uma concorrência em preços, mas o real mais fraco não estimula necessariamente o crescimento do valor das exportações e ainda encarece as importações.
As dificuldades vão além do estímulo à produção corrente e à ocupação da capacidade já instalada. A dilaceração de algumas cadeias produtivas pelo "real forte" e a longa estagnação dos investimentos nos anos 80 e 90 só serão reparadas com o aumento imediato e discriminado dos gastos na formação da nova capacidade.
Nas questões 14 e 15 assinale a opção que corresponde a palavra ou expressão do texto que contraria a prescrição gramatical.
No século XX, a arte cinematográfica introduziu um novo conceito de tempo. Não mais o conceito linear, histórico, que perspassa(1) a Bíblia e, também, as pinturas de Fra Angelico ou o Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. No filme, predomina a simultaneidade( 2). Suprimem-se(3) as barreiras entre tempo e espaço. O tempo adquire caráter espacial, e o espaço, caráter temporal. No filme, o olhar da câmara e do espectador(4) passa, com toda a liberdade, do presente para o passado e, desse, para o futuro. Não há continuidade ininterrupta(5).
1
2
3
4
5
Nas questões 14 e 15 assinale a opção que corresponde a palavra ou expressão do texto que contraria a prescrição gramatical.
Aos poucos, o horizonte histórico apaga-se(1), como as luzes de um palco após o espetáculo. A utopia sai de cena, o que(2) permite a Fukuyama vatiscinar( 3): "A história acabou". Ao contrário do que(4) adverte Coélet, no Eclesiastes, não há mais tempo para construir e tempo para destruir; tempo para amar e tempo para odiar; tempo para fazer a guerra e tempo para estabelecer a paz. O tempo é agora. E nele se sobrepõem(5) construção e destruição, amor e ódio, guerra e paz.
1
2
3
4
5
Julgue se os trechos do texto abaixo foram transcritos de forma gramaticalmente correta.
I e IV
I, II e III
II, III e IV
III, IV e V
IV, V e VI
Os fragmentos incluídos nos itens seguintes constituem, na ordem em que estão, partes sucessivas e coerentes de um texto que conta resumidamente a história da criação do sanduíche homônimo da cidade de Bauru. Julgue-os quanto à grafia das palavras e à pontuação.
Os fragmentos incluídos nos itens seguintes constituem, na ordem em que estão, partes sucessivas e coerentes de um texto que conta resumidamente a história da criação do sanduíche homônimo da cidade de Bauru. Julgue-os quanto à grafia das palavras e à pontuação.
Na mesma noite, outros freqüentadores pediram o novo sanduíche, dizendo que queriam um igual ao do Bauru. Nascia um dos lanches que, além de estar entre os mais famosos do Brasil, também é conhecido em outros países.
Os fragmentos incluídos nos itens seguintes constituem, na ordem em que estão, partes sucessivas e coerentes de um texto que conta resumidamente a história da criação do sanduíche homônimo da cidade de Bauru. Julgue-os quanto à grafia das palavras e à pontuação.
Segundo Casemiro: essa receita incluia os elementos básicos de um lanche equilibrado em albumina, proteina e vitamina, conforme ele havia lido em uma cartilha de alimentação.
Os fragmentos incluídos nos itens seguintes constituem, na ordem em que estão, partes sucessivas e coerentes de um texto que conta resumidamente a história da criação do sanduíche homônimo da cidade de Bauru. Julgue-os quanto à grafia das palavras e à pontuação.
Sua receita original consta de pão francês sem miôlo, fatias de rosbife, quejo derretido, rodelas de tomate e pepino em conserva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...