Questões de Língua Portuguesa do ano 2004

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Considerando a pontuação e a sintaxe das orações dos períodos acima da ilustração, julgue os itens seguintes.

No primeiro período, a oração iniciada pelo pronome relativo “que” classifica-se como oração subordinada adjetiva explicativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

Considere as seguintes afirmações sobre aspectos da construção desse texto:

I. No contexto do terceiro parágrafo, a expressão se sou um adolescente deve ser compreendida com um alcance mais amplo que o da primeira pessoa do singular, equivalendo a se somos adolescentes ou quando se é adolescente.

II. A expressão aventurar-se por terrenos pouco ou nada mapeados não deve ser entendida, no contexto, em seu sentido literal.

III. No último período do texto, as expressões Quanto mais... tanto mais... articulam-se, respectivamente, como um efeito e sua causa.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

  • a.

    I.

  • b.

    II.

  • c.

    III.

  • d.

    I e II.

  • e.

    II e III.

"Vem, vamos embora que esperar não é saber" (v. 11)

No período destacado acima, o termo em negrito inicia uma oração com valor

  • A.

    aditivo.

  • B.

    conclusivo.

  • C.

    alternativo.

  • D. explicativo.
  • E.

    adversativo.

Julgue os seguintes itens, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.

Por estar subentendida a conjunção que introduzindo a oração subordinada iniciada por "seis ganhadores" (L.7), sua inserção preservaria a correção sintática do período, além de tornar o texto mais claro e objetivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

                                 

Está correto o emprego do elemento sublinhado em:

  • a.

    De todo e qualquer réu assiste o direito da ampla defesa.

  • b.

    O único apoio de que um acusado sem recursos pode contar é o de um defensor público.

  • c.

    Encerrou-se um processo cujo o mérito sequer foi avaliado.

  • d.

    Foi uma sentença estranha, cuja acabou por provocar grande descontentamento.

  • e.

    É um rito tortuoso, de cuja burocracia os espertos tiram proveito.

Julgue os itens a seguir, no que diz respeito ao emprego das classes de palavras e à sintaxe da oração e dos períodos do texto I.

O período “A floresta foi invadida por bandos de pintassilgos tagarelas, que brincavam com os canários e faziam serenatas com os sabiás” (l.14-16) é composto por duas orações, sendo uma subordinada e a outra, coordenada e subordinada, simultaneamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos trechos abaixo:

I. "...não era de fazer cálculos e preencher formulários; estava, porém, na hora de aprender."

II. "...a tarefa se revelara mais complexa do que parecia e resolvera, por isso, procurar um contador."

III. "...é possível que a função dela na tal empresa nada tenha a ver com erotismo..."

É possível afirmar, a partir das conjunções destacadas, que

  • A. no trecho I, o período é simples
  • B.

    no trecho II, o período é composto por subordinação

  • C.

    no trecho III, o período é composto por coordenação.

  • D.

    nos trechos I e II, os períodos são compostos por coordenação.

  • E.

    nos trechos II e III, os períodos são compostos por subordinação.

Julgue os itens seguintes, a respeito do texto acima.

A primeira oração do texto constitui uma restrição ao que afirma a oração principal, mostrando que nem sempre gastos com a conservação do patrimônio monumental soam como insulto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, com relação à tipologia, às estruturas gramaticais e às idéias do texto ao lado.

Na linha 21, “o que” tem o mesmo sentido de fato que, e sua relação com a oração anterior é de coordenação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes ao emprego das classes de palavras e à sintaxe da oração e do período no texto I.

O período “O senso profissional do jornalista mistura-se com sentimentos difusos de patriotismo, ódio, raiva, impotência, esperança, descrença.” (l.16-18) classifica-se como composto por coordenação.

  • C. Certo
  • E. Errado
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