Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando a pontuação e a sintaxe das orações dos períodos acima da ilustração, julgue os itens seguintes.
No primeiro período, a oração iniciada pelo pronome relativo que classifica-se como oração subordinada adjetiva explicativa.
As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
Considere as seguintes afirmações sobre aspectos da construção desse texto:
I. No contexto do terceiro parágrafo, a expressão se sou um adolescente deve ser compreendida com um alcance mais amplo que o da primeira pessoa do singular, equivalendo a se somos adolescentes ou quando se é adolescente.
II. A expressão aventurar-se por terrenos pouco ou nada mapeados não deve ser entendida, no contexto, em seu sentido literal.
III. No último período do texto, as expressões Quanto mais... tanto mais... articulam-se, respectivamente, como um efeito e sua causa.
Está correto o que se afirma SOMENTE em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Língua Portuguesa - Período Composto - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
"Vem, vamos embora que esperar não é saber" (v. 11)
No período destacado acima, o termo em negrito inicia uma oração com valoraditivo.
conclusivo.
alternativo.
adversativo.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os seguintes itens, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.
Por estar subentendida a conjunção que introduzindo a oração subordinada iniciada por "seis ganhadores" (L.7), sua inserção preservaria a correção sintática do período, além de tornar o texto mais claro e objetivo.
As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
Está correto o emprego do elemento sublinhado em:
De todo e qualquer réu assiste o direito da ampla defesa.
O único apoio de que um acusado sem recursos pode contar é o de um defensor público.
Encerrou-se um processo cujo o mérito sequer foi avaliado.
Foi uma sentença estranha, cuja acabou por provocar grande descontentamento.
É um rito tortuoso, de cuja burocracia os espertos tiram proveito.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, no que diz respeito ao emprego das classes de palavras e à sintaxe da oração e dos períodos do texto I.
O período A floresta foi invadida por bandos de pintassilgos tagarelas, que brincavam com os canários e faziam serenatas com os sabiás (l.14-16) é composto por duas orações, sendo uma subordinada e a outra, coordenada e subordinada, simultaneamente.
Em relação aos trechos abaixo:
I. "...não era de fazer cálculos e preencher formulários; estava, porém, na hora de aprender."
II. "...a tarefa se revelara mais complexa do que parecia e resolvera, por isso, procurar um contador."
III. "...é possível que a função dela na tal empresa nada tenha a ver com erotismo..."
É possível afirmar, a partir das conjunções destacadas, que
no trecho II, o período é composto por subordinação
no trecho III, o período é composto por coordenação.
nos trechos I e II, os períodos são compostos por coordenação.
nos trechos II e III, os períodos são compostos por subordinação.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes, a respeito do texto acima.
A primeira oração do texto constitui uma restrição ao que afirma a oração principal, mostrando que nem sempre gastos com a conservação do patrimônio monumental soam como insulto.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, com relação à tipologia, às estruturas gramaticais e às idéias do texto ao lado.
Na linha 21, o que tem o mesmo sentido de fato que, e sua relação com a oração anterior é de coordenação.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes, referentes ao emprego das classes de palavras e à sintaxe da oração e do período no texto I.
O período O senso profissional do jornalista mistura-se com sentimentos difusos de patriotismo, ódio, raiva, impotência, esperança, descrença. (l.16-18) classifica-se como composto por coordenação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...