Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a substituição proposta para o termo correspondente sublinhado que provoca erro gramatical no texto.
1 - estão se preocupando
2 - se caracterizam
3 - compõem-se de
4 - que repercutem
5 - que ostentam
Marque o trecho inteiramente correto quanto à morfossintaxe e à grafia
Os defensores do controle externo da Magistratura e seus acolitos, num trabalho de marketing poucas vezes visto, passaram à sociedade brasileira a cativante idéia de que um controle heterogêneo irá, num passe de mágica, resolver todos os males que aflige o Poder Judiciário brasileiro.
Verdade seja dita: "afirmar que inexiste máculas no Poder Judiciário menos não seria do que querer "tapar o sol com a peneira".
Há problemas que - sabemos todos muito bem - precisam ser debelados, entre os quais avulta a morosidade da prestação jurisdicional e o emaranhado das normas processuais civis e penais.
Mas é preciso que a sociedade brasileira e notadamente os formadores de opinião saibam que nada adiantará esse controle externo com o atual cipozal de nossas leis processuais civis e penais.
Quanto às primeiras, estão enfexadas em um código que, do ponto de vista doutrinário, é digno dos maiores elogios, porém deixa muito a desejar no que se refere à sua efetividade, a mercê da enorme gama de recursos que trás em seu bojo.
Assinale o trecho que apresenta erro na grafia de palavra.
O filme justiça mostra situações à beira da explosão, que de alguma maneira já conhecíamos por meio de filmes como Carandiru e O Prisioneiro da Grade de Ferro. O diferencial aqui é o acesso à intimidade de cinco casos específicos, flagrados no cenário ascéptico do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Por intermédio deles, o filme tenta construir uma metonímia da sociedade brasileira, na qual a Justiça funcionaria como elemento de reafirmação de uma ordem social fundamentalmente injusta
Antes de mais nada, Maria Augusta desvenda um pequeno mundo solenemente ignorado pela grande maioria dos espectadores. A frieza do ambiente nas salas de audiência e o caráter altamente ritualístico dos procedimentos de interrogatório favorecem o método da diretora.
A câmera comporta-se como um olho neutro, fixo, quase ausente. Mas o uso de várias câmeras permite uma montagem que sublinha os jogos de olhares, as reações contidas, as dissimulações. E sobretudo a rigidez de um dispositivo em que o juiz todo-poderoso e o réu intimidado se confrontam sem qualquer sentido de proporção, ante o silêncio quase total dos demais circunstantes.
O diálogo impossível – porque na verdade não é buscado – ressalta a impessoalidade dos julgamentos em ritmo industrial. Os longos corredores do tribunal, imersos em sua típica iluminação indistinta, materializam o labirinto sem saída de um sistema penal alienado das condições do país. O que o filme consegue captar desse "teatro" absurdo é simplesmente admirável
Há palavras escritas de modo INCORRETO na frase:
Vários dialetos indígenas foram estirpados por espanhóis e portugueses, nos tempos da colonização, ao disimarem populações nativas.
Fala e escrita apresentam aspectos contextuais diversos, almejando finalidades específicas, portanto, são de usos diferentes.
Uma língua desaparece quando se reduz o número de falantes, como na assimilação de uma cultura por outra, invasora, como no caso do latim.
A expansão geográfica e política de certos povos teve como conseqüência tanto a disseminação quanto a extinção de línguas no mundo todo.
O ensino sistemático de uma língua não deve criar expectativas de aprendizado rápido e homogêneo, pois os alunos apresentam diferentes vivências da língua nativa.
Em que alternativa a série de palavras está corretamente escrita?
Aspergir, expulsão, consenso, incursão, canjerê, ultraje.
Pajem, lambugem, egréjio, prodígio, rabujento, vertiginoso.
Presado, exejese, pesquisar, aluzão, defeza, realizado.
Limpides, rigidez, lojeca, sargeta, berinjela, jergelim.
Coalisão, crizântemo, inexorável, impecilho, irrequieto.
Assinale a alternativa em que a ortografia das palavras destacadas está correta.
Quando ela apareceu com a mexa desfeita, ele fez um muchocho, provocando uma gargalhada geral.
O pedájio foi cobrado, porque a sugidade dos carros era grande, provocando furor na cidade.
O projeto é exeqüível, porém a ojeriza do diretor descarta nosso plano, falou Joaquim Pedro.
O hereje dirigiu-se ao monje para ofendê-lo, mas perdeu: o religioso já não estava ali.
Era prazeiroso estar naquele ambiente, porque se podia extravazar à vontade.
Assinale a alternativa que não apresenta erro de ortografia:
Foi um encontro beneficiente aquele promovido pela prefeitura.
As casas populares geralmente são germinadas e sem acabamento.
Nenhuma questão sobre a trágica aterrizagem do avião foi ventilada.
O Meritíssimo juiz descriminou o réu naquela sessão final.
Língua Portuguesa - Ortografia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Assinale a alternativa em que há ERRO quanto à ortografia.
pôs, quis, compusera, quiseram.
jibóia, pajé, gorjeta, pajem.
enchurrada, rigides, gelatinoza.
exceção, excesso, flecha, enxergar.
Para tornar o texto anterior gramaticalmente correto, julgue se é necessário substituir
"étnicos" (L.10) por étinicos.
Texto III – itens de 21 a 30
Com relações às idéias d o texto III e a aspectos morfossintáticos, julgue os itens subseqüentes.
O trecho " a fascinação ( ...) imaginárias" (L.12-15) suscita duas observações: há, nele, indicadores da subjetividade do autor — " fascinação verdadeiramente turística" e " inevitável bizarria " —; a inserção da vírgula após " crenças" (L.14), no lugar do ponto, seguida de alteração da inicial maiúscula, atenderia ao que prescreve a norma gramatical.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...