Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Está correta a grafia de todas as palavras na frase:
Língua Portuguesa - Ortografia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
TEXTO (servirá para responder as questões 1 a 4):
Em bem-sucedido (linha 1), o hífen foi empregado como recurso de ênfase.
Em bem-sucedido (linha 1), o hífen foi empregado como recurso de ênfase.
A palavra estagnação (linha 2) equivale a inércia.
Em "não havia necessidade de se ter um curso de administração", o se é pronome reflexivo.
Em Foi-se o tempo (linha 12), o se pode ser retirado da frase, sem que o sentido dela se altere.
Em relação às estruturas do texto, julgue os itens a seguir.
Para obedecer às regras ortográficas, seria necessário grafar reinvidicação no lugar de "reivindicação" (l.6).
As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Encontram-se palavras escritas de modo INCORRETO na frase:
Algumas tribos indígenas almejam a expansão de seu território, com a demarcação oficial da área que habitam.
A visão de um paraíso natural onde índios vivam em harmonia parece estar em desacordo com a atual realidade extrativista.
Os colonizadores demonstraram enorme incomprenção dos costumes indígenas, regeitando-os, devido a sua formação religiosa.
Uma hipótese consiste em reconhecer certos direitos dos índios, como a utilização sustentável da floresta, que gera recursos para as tribos.
Existem as chamadas unidades de conservação, cujo objetivo se volta para a manutenção da floresta e especialmente para animais em risco de extinção.
As questões de números 21 a 30 referem-se ao texto que segue.
A grafia de todas as palavras está correta em:
Há quem assista com displiscência as peças de teatro interativo, sem levar para casa nenhuma masela.
A protagonisação de uma peça de Shakespere exige um ator bem forgeado em inúmeras representações trágicas.
O que o autor do texto teme é a promiscuidade entre palco e público, difundida no teatro moderno à guisa de interação.
Não é prazeiroso ser conduzido à força ao palco, ao menos para as espectativas de um espectador comum, que prefere manter-se sijiloso, na escuridão.
Antigamente o procênio reservava-se aos grandes atores; hoje, ocupa-o um cidadão qualquer, transvestido de estrela da companhia.
Marque o segmento do texto de Ferreira Gullar que foi reproduzido com erro.
Foi há muitos anos quando me vi de repente metido numa feroz campanha eleitoral, no agreste maranhense.
O governo estadual, sabendo que os chefes políticos mais fortes da região eram da oposição, mandou para lá um destacamento da polícia militar que não brincava em serviço.
A primeira vez que falei pelo alto-falante da casa do prefeito criticando o governador, uma rajada de tiros me fez parar o discurso.
Eu tinha 20 anos, nunca me metera em política e não saberia explicar porque estava ali, tão longe de casa, brigando uma briga que não era minha.
Mas, desafiado, resolvi topar a parada.
Nas questões 35 e 36, marque o item que contém erro gramatical ou de ortografia.
Gonçalves Dias nasceu em 1823, no Maranhão, filho de João Manuel Gonçalves, comerciante português, e de Vicência Ferreira, índia mestiça(A). Em 1838, embarcou para Portugal, onde(B) se matriculou no curso de Direito, em Coimbra. Suas primeiras produções literárias se iniciam(C) por volta de 1840, entre elas a sua mais conhecida poesia, a Canção do exílio (1843). Em 1851, em uma de suas viagens etnográficas(D) para o Norte, passa pelo Maranhão com a intenção de se casar com o grande amor de sua vida, Ana Amélia, uma jovem de 14 anos. O pedido foi recusado pela mãe da moça, por causa da origem mestiça e bastarda do poeta. O romance entre o dois serviu de inspiração para Aluísio Azevedo %u2013 O mulato. Após essa decepção amorosa, faz um casamento de conveniência. Somavam-se(E) a essas frustrações um forte sentimento de inferioridade de origem.(Baseado em Beatriz de Moraes Vieira)
A
B
C
D
E
Nas questões 35 e 36, marque o item que contém erro gramatical ou de ortografia.
Desde o momento em que(A) os portugueses puseram o pé (e a boca) na Terra Brasilis, eles depararam( B) com mais de 300 línguas indígenas. O idioma português travou uma luta de resistência e assimilação por três séculos, enfrentando culturas, dialetos africanos e muitas línguas. A evangelização( C) de índios e negros, a política de imposição da língua portuguesa adotada pela Coroa e o marquês de Pombal em 1770 e a integração ao mercado exportador são fatores decisivos para se entender(D) essa grande mistura que formou, e forma, a nossa língua, um dos elementos da unidade nacional que só conseguiu se impor as vésperas( E) da Independência, no século XIX. (Baseado em Luiz Carlos Villalta)
Nas questões 69 a 72, baseadas em Manuel Bandeira, escolha o segmento do texto que não está isento de erros gramaticais e de ortografia, considerando-se a ortodoxia gramatica
As duas grandes sombras de Ouro Preto, aquelas em que pensamos invencivelmente a cada volta de rua, são o Tiradentes e o Aleijadinho.
É ainda hoje difícil formar um juízo seguro sobre Joaquim José da Silva Xavier.
Cláudio Manuel da Costa asseverou de que o alferes era homem de tão fraco talento, que nunca serviria para tentar-se com ele um levante.
O Coronel Domingos Vieira chama-lhe "malvado".
Alguns de seus companheiros da Inconfidência falaram dele desdenhosamente nos depoimentos da devassa.
Quanto ao texto acima, julgue os itens a seguir.
No texto, as expressões grafadas com inicial maiúscula constituem unidades de sentido, classificadas como substantivos compostos, em que o recorrente adjetivo "Federal" faz parte do nome próprio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...