Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A ocorrência de seja...seja (l.14) pode ser substituída por seja...ou, sem prejuízo para a correção gramatical do período.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Se a conjunção quando (l.2) for substituída por onde, o período permanece gramaticalmente correto e textualmente coerente.
conjunção - conjunção - pronome relativo
pronome relativo - partícula expletiva - conjunção
pronome relativo - pronome relativo - pronome relativo
conjunção - partícula expletiva - pronome relativo
pronome relativo - conjunção - conjunção
Com relação às idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Mantêm-se o sentido de finalidade, a correção gramatical e a coerência textual ao se substituir a preposição a (l.2) pelo pronome que.
No título do artigo "A tal da demanda social", a classe de palavra de "tal" é:
pronome.
adjetivo..
advérbio.
substantivo.
preposição.
Julgue os itens a seguir, com relação à tipologia, às estruturas gramaticais e às idéias do texto ao lado.
A expressão ainda assim (l.4) é uma conjunção, empregada no texto com sentido temporal.
Com relação ao texto acima, julgue os seguintes itens.
A palavra guerra (l.7) está associada a um sentido substantivo de longo conflito (l.9) e a um sentido adjetivo, que deixa subentender um curto conflito.
Julgue os itens seguintes, referentes ao emprego das classes de palavras e à sintaxe da oração e do período no texto I.
No período Para preservar a instituição romana e a si próprio, Nero transferiu sua loucura para o suposto ato dos cristãos. (l.28-30), as palavras sublinhadas expressam circunstâncias adverbiais de finalidade.Assinale a alternativa cuja afirmação está correta.
Em "Nunca interveio em assuntos que não lhe dizem respeito", o verbo destacado flexiona-se de acordo com o paradigma do verbo ver.
Em relação ao tempo, o pronome aquele se refere a um tempo próximo, de preferência passado: Há um mês, passei dois dias com minha noiva em Maringá; naqueles dias, pude perceber que ela deixou de me amar.
As flexões de plural e de gênero feminino em alguns vocábulos, como caridoso, esposo, porco, lobo, novo, sogro, entre outros, são marcadas, respectivamente, pelo acréscimo das desinências -s e -a e pela alternância da vogal tônica fechada ô pela equivalente aberta ó.
Escreve-se afim (de) quando se quer indicar a finalidade; escreve-se a fim (de) quando se quer dizer semelhante.
Assim: Veio afim de ver os amigos; A moça não está mais a fim de ti.
Em "Aquilo não são atitudes de um funcionário público", o verbo, em vez de concordar com o sujeito aquilo, está concordando com o predicativo atitudes de um funcionário público.
Com relação à redação de expedientes, julgue os itens a seguir.
Considere a seguinte situação hipotética.
Um agente administrativo lotado em certo departamento do HEMOPA foi incumbido de redigir documento a ser assinado por seu chefe, com a finalidade de encaminhar informações acerca da freqüência dos funcionários ao chefe do departamento de pessoal dessa mesma fundação.
Nessa situação, é correto afirmar que o expediente em questão é um memorando, espécie de documento utilizado para correspondência interna que permite, por sua agilidade, o uso de gírias e linguagem coloquial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...