Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"...mas também têm seu senso de direção..."; o vocábulo TÊM, da terceira pessoa do plural, possui acento gráfico para indicar diferença da forma TEM, correspondente à terceira pessoa do singular. Esse acento denomina-se acento diferencial de número; um outro tipo de acento diferencial aparece em:
detém;
pôr;
há;
vêem;
lê.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, considerando as estruturas lingüísticas e as idéias do texto acima.
Na linha 14, o vocábulo "sim" poderia, sem outras alterações ou perda da correção gramatical, ser substituído por perdeu o poder.
No texto abaixo, assinale o trecho gramaticalmente correto.
(Adaptado de Nehemias Gueiros Júnior)Se, por um lado, o legislador se esforça para criar os mecanismos de proteção necessário para atender aos ditames da nova Sociedade da Informação, a sociedade sofre com a falta de disposição das empresas para prestar queixa ou dar andamento aos casos reais.
A grande maioria das empresas vítimas de invasões em seus sistemas, prefere manterem-se no anonimato por temor da publicidade negativa e da perda de credibilidade nos seus negócios
Afinal, ninguém vai querer continuar a trabalhar com determinada empresa depois de lerem na mídia, que seu sistema foi facilmente invadido e informações foram manipuladas sem autorização.
Os advogados vêm alertando que o ato de divulgar publicamente uma invasão ao seu sistema pode auxiliar sobremaneira na "blindagem" de posteriores ações legais contra a empresa por negligência de responsabilidade.
Poderia sócios ou acionistas, teoricamente, ajuizar processos contra a empresa nesse sentido, ou a própria empresa poderia ter negado o acesso à Internet pelo provedor, em função dos prejuízos causados a terceiros pela invasão eletrônica.
As questões de números 11 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
As palavras que recebem acento gráfico pela mesma razão que o justifica em vários, sãoestômago e provável.
ocorrência e predatório.
influência e insaciável.
marítimas e também.
número e até.
As questões de números 40 a 45 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Recebem acento gráfico pela mesma razão que o justifica na palavra obediência:
provisória e princípio.
caráter e público.
ordinárias e ninguém.
ignorância e só.
além e monetário.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito das informações e da estrutura do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Para cada par de palavras "tríplices" / "sêxtuplas", "reúne" / "juízes" e "Territórios" / "órgãos", uma mesma regra determina a acentuação gráfica.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens.
As palavras "indivíduos", "vulneráveis", "incidência" e "neurônios", contidas no texto, apresentam acento gráfico com base na mesma regra.
A frase estruturada de maneira clara e correta é:
Se trata, no caso de crise, de rejeição: a civilização propõe valores, que em vez de ser transgredidos na prática, ela própria repele, aceitos na teoria.
Crise de civilização supõe recusa dos valores propostos pela própria civilização, e não transgressão, na prática, de princípios aceitos na teoria.
Implicando por de lado o que é pressuposto pela civilização, a crise existe, senão é só violação prática dos valores tido como base na teoria.
A transgressão na prática de princípios adotados na teoria, não é crise de civilização, sendo esta o repúdio de valores postos por si mesmo.
No caso de crise sugere que houve negação, pela própria civilização, a valores impostos por ela mesmo, contrário da transgressão, na prática, de princípios válidos na teoria.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base nas idéias e nos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os seguintes itens.
A forma verbal pretérita pôde (l.17) é acentuada graficamente, em oposição à forma de presente do indicativo do verbo, que não deve ser marcada por acento gráfico.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação às idéias e aos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os próximos itens.
As palavras têm e também estão incluídas na mesma regra de acentuação gráfica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...