Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
Quanto ao uso do sinal de crase, a frase inteiramente correta é:
Quem está à favor de maior justiça social não pode ser contrário à qualquer das iniciativas propostas por organizações não governamentais.
Quanto à Divina Providência, não cabe à ela decidir pelos homens os caminhos que eles devem escolher à cada vez que enfrentam um obstáculo.
Deve-se a ambição humana a carga maior da miséria que avassala à grande maioria dos homens, à despeito dos discursos que propagam maior justiça social.
Os que muito tempo vivem à margem dos bens sociais acabam por tomar à força, já que nada têm a perder, aquilo que lhes é devido por direito.
Lê-se à toda hora, nos jornais, notícia de que alguma associação, que vinha se dedicando à determinada causa, obteve êxito em sua iniciativa.
As questões de 21 a 30 relacionam-se com o texto abaixo. Leia-o com atenção antes de responder a elas.
"Os sindicatos não se oporiam a mecanismos de punição?"
No período acima, será obrigatório o uso do sinal indicativo da crase, se se substituir a expressão destacada por
a ameaças de punição.
as ameaças de punição.
a qualquer ameaça de punição.
a uma ameaça de punição.
Nas questões 08, 09 e 10, baseadas em Antenor Nascimento, indique o conjunto de itens que substitui com propriedade e correção as lacunas do texto.
___________ frouxa existente até 1930, ___________ o chefe regional muitas vezes ______________ impunemente o presidente da República, deu lugar ___________ uma em que o poder da Capital passou a ser _______________.
A partir do texto ao lado, julgue os itens a seguir.
Com referência ao emprego do sinal indicativo de crase, é correto substituir o período "No Brasil (...) as mulheres" (L.30-32) pela seguinte construção: As políticas públicas devem auxiliar, de forma igualitária, à população, em especial às crianças, aos idosos e às mulheres.
Julgue os itens a seguir, referentes aos tópicos e estruturas do texto acima.
Preserva-se a coerência textual com a retirada do pronome possessivo em à sua família (l.1), mas, para que se preserve a correção gramatical, será necessário retirar também o sinal indicativo de crase.
Considerando aspectos marcantes da economia mundial contemporânea, julgue os itens subseqüentes, acerca das estruturas do texto acima e do assunto nele abordado.
Na linha 6, o emprego do sinal indicativo de crase em à qual é obrigatório e, portanto, deveria ser mantido se qual fosse substituído pelo pronome que.
A respeito do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Na linha 15, a retirada do sinal indicativo de crase antes de palavra escrita, retórica e gramática indica que aí se mantém apenas o artigo definido e, para preservar a coerência, deve-se escrever apenas o antes de direito formal (l.16).
Julgue os itens a seguir, referentes ao texto acima.
Em à minha história (l.23), a omissão do sinal indicativo de crase traria prejuízo à correção gramatical do trecho.
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Em às ameaças (l.8), o sinal indicativo de crase justifica-se pela regência da palavra antagonismos (l.7).
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 3, o sinal indicativo de crase em à vida na Terra justifica-se pela regência do verbo trazer.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...