Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Marque a opção em que pelo menos uma das expressões sublinhadas está empregada erradamente.
São Cosme e São Damião sempre andam juntos. Ambos são os preferidos das crianças. Ambos os santos são reverenciados no mesmo dia.
A cerca de um ano o assunto ocupou as páginas dos principais jornais do país. Agora, que estamos a cerca de alguns meses das eleições, com certeza o assunto voltará à pauta dos meios de comunicação.
Em vez de seguir à direita, o comboio dobrou à esquerda. Foi a perdição. Ao invés de ponte, havia um imenso vazio sobre o rio. A chuva não deixara vestígio da velha ponte de madeira.
Os efeitos da inflação sobre a economia dos países mais pobres nem sempre são percebidos em toda a sua extensão. Na verdade, a inflação contamina toda sua cadeia produtiva.
Todo o complexo da Maré foi revistado. Todas as saídas foram fechadas. Policiais permanecerão no local o dia todo, até a tranqüilidade voltar a reinar.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando as relações morfossintáticas, semânticas e discursivas presentes no texto, julgue os itens a seguir.
Seria sintática e semanticamente correta a substituição de "cujo" (L.2) e "sobre" (L.3) por de que e a cerca de, respectivamente.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
O .........., não raro, é ......... empregado, ................. várias maneiras de grafá-lo, ......... com a atenção conseguirá empregá-lo de forma correta, apesar de você ser .......... distraída, Marcela.
porquê - mau - porque - a - mas - meio
porquê - mal - porque - há - mas - meio
porquê - mal - por que - há - mas - meia
por quê - mal - porque - há - mas - meio
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito do texto acima, julgue os seguintes itens.
Alteram-se os sentidos do texto, mas preservam-se sua coerência textual e correção gramatical, com a substituição do pretérito perfeito "vimos" (L.20) por vemos ou temos visto.Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2004
O detetive estava ____ bom tempo ___ par dos planos, daí ter agido passo _passo.
Preencha as lacunas com a alternativa conveniente:
há, a, a.
há, ao, à.
há, à, à.
a, à, a.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2004
Daqui___ cinco minutos, vamos responder __ vocês o que fazíamos ____dez anos. Em seguida. vou pedir __ todos que revisem _____ normas e passem ___ conviver com elas.
Preencha as lacunas com a alternativa conveniente:
a, a, há, a, as, a,
a, a, há, a, às, a.
à, à, a, a, às, a.
a, a, há, à, as, à
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir do texto Dar o peixe ou ensinar a pescar?, julgue os itens seguintes.
Além de ser correta, a substituição do termo "despendida" (L.9) por dispendida não altera o sentido do texto.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Uma opção de grafia igualmente correta para substituir a palavra "afora" (L.2) é a expressão a fora.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito das idéias e das estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
A expressão "À medida que" (L.7) tem valor equivalente e por isso pode ser substituída, sem que se altere a correção gramatical do período, por qualquer uma das seguintes expressões: À proporção que, Na proporção em que, Na medida em que, À medida em que.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Nas questões 08, 09 e 10, baseadas em Antenor Nascimento, indique o conjunto de itens que substitui com propriedade e correção as lacunas do texto.
Quando Getúlio Vargas chegou ao Rio de Janeiro, _________ de um exército revolucionário, no final de outubro de 1930, tomou posse como presidente de um recanto _________ e esquecido da América do Sul. Tinha 47 anos. A economia brasileira _______________ na produção e exportação de café. O que havia _____________ revolução social era apenas a lembrança de uma agitação pouco importante que ficou conhecida como a Marcha da Coluna Prestes. No trem militar que o levou do Rio Grande do Sul às portas da Capital Federal, Getúlio usava uniforme cáqui e revólver na cintura, uma roupa que se adequava _____________ dos heróis da época, os tenentes da década de 20.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...