Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
As questões de números 20 a 25 referem-se ao texto que segue.
A frase que NÃO precisa ser reconstruída, pois não apresenta qualquer defeito em sua estruturação, é:
Considerando-se a regulamentação das Organizações da Sociedade Civil Públicas, as OSCIPs.
Há necessidade de que todos os países obedeçam à moratória à caça comercial das baleias.
Isso embora Japão, Noruega e Islândia aleguem fins científicos para a caça às baleias.
Na década de 60, época onde iniciou-se o ciclo de urbanização do Brasil.
Participa da Comissão Baleeira Internacional alguns países que os governos desrespeitam as normas da entidade.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
As questões de 6 à 12 referem-se ao texto que segue.
Embora o autor faça uso de uma linguagem culta, adequada ao texto escrito, ele também usa expressões da fala espontânea, que dá um certo grau de informalidade a seu texto. São exemplos dessa linguagem informal:
Já está enchendo a discussão sobre o futuro do livro,... Com a chegada dos e-mails, dos sites virtuais,...
... que ainda está na sua pré-história. ... por bem ou por mal, estão voltando à expressão literária...
É impossível deter a geléia... Já está enchendo a discussão sobre o futuro do livro,...
... por bem ou por mal, estão voltando à expressão literária... ... um jovem normal possuía um vocabulário padrão...
É impossível deter a geléia... Com a chegada dos e-mails, dos sites virtuais,...
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os fragmentos de texto apresentados nos itens a seguir quanto a pontuação, concordância, grafia e acentuação.
Mesmo na Europa haviam minorias que hoje reivindicam seu reconhecimento e, às vezes, de forma violenta, como no caso dos bascos na Espanha.
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
"Era comum a gente se distrair e até se esquecer de que peça estava em cartaz."
Em cada alternativa abaixo, reescreve-se essa frase do texto. A nova redação não está bem construída em:
Era comum a gente distrair-se e até esquecerse de que peça estava em cartaz.
Era comum distrairmo-nos e até esquecermonos de que peça estava em cartaz.
Era comum que a gente se distraísse e nos esquecesse de que peça estava em cartaz.
Era comum que nos distraíssemos e até nos esquecêssemos de que peça estava em cartaz.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2004
TEXTO I para as questões de 11 a 14.
O texto de Adélia Maria Prado apresenta algumas dificuldades em relação à compreensão, mas isso não significa que não existam questões complexas a serem exploradas. Portanto, pode-se dizer que o texto adota
uma linguagem extremamente culta.
um tom coloquial, por ocupar-se de detalhes banais ou corriqueiros.
uma linguagem objetiva e precisa.
um relato pessoal de uma empregada e sua vizinha.
um exagero de efeitos poéticos, sem metáforas.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2004
Partindo do princípio de que a coerência é a articulação de idéias que conferem sentido ao texto, leia os fragmentos abaixo.
É correto afirmar que
o fragmento I não é incoerente, pois as palavras, as frases e as orações conferem sentido.
o fragmento II é coeso e coerente, apresentando textualidade.
o fragmento I não chega a constituir um texto, já que não possui textualidade. O texto não é coe-rente.
ambos são coerentes e coesivos.
apenas o fragmento I apresenta-se coerente e coesivo.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2004
TEXTO II para a questão 16.
Como vimos, o texto de Mário Quintana tematiza a vida, fazendo reflexões sobre seu significado. O autor não usa uma linguagem comum, que tenha, apenas, a finalidade de informar. Por isso, podemos afirmar que a linguagem é
figurada e afetiva.
denotativa.
conotativa, embora altamente objetiva.
ambígua.
coloquial.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2004
TEXTO III para as questões 17 e 18.
Lendo os dois primeiros versos do texto, percebe-se que o texto se relaciona a outro texto, uma famosa cantiga de rodas. Por este motivo, é correto afirmar que está presente no texto o princípio da
Informatividade.
Intertextualidade.
Ambigüidade.
Funcionalidade.
Coesão.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Leia o texto abaixo, para responder às questões de 11 a 13.
Segundo o texto, percebe-se que os adultos não têm certeza de que ler é necessário. A alternativa que melhor o comprova é:
"Sentimos no adulto um interesse pela leitura [...] mas não pelo livro."
"Quantos visitam bibliotecas e livrarias?"
"Quantos têm no livro uma fonte de lazer?"
"[...] uma idéia mais ou menos firme [...]"
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Leia o texto abaixo, para responder às questões de 20 a 24.
Considere as seguintes afirmações:
II e III.
II, III e IV.
I, II e IV.
III e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...