Questões de Língua Portuguesa do ano 2004

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os itens subseqüentes são reescrituras adaptadas de partes de textos extraídos de UnB Revista, n.º 9, dez./2003-mar./2004. Julgue-os quanto a acentuação gráfica, emprego do sinal indicativo de crase, concordância, regência e pontuação.

Políticas de controle da natalidade não são uma solução viável, não só porque violam a liberdade das famílias de decidir seu tamanho, mas, também, porque causam um vazio geracional que, futuramente, poderá ter diversos impactos negativos para a sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os itens subseqüentes são reescrituras adaptadas de partes de textos extraídos de UnB Revista, n.º 9, dez./2003-mar./2004. Julgue-os quanto a acentuação gráfica, emprego do sinal indicativo de crase, concordância, regência e pontuação.

O crescimento da economia parece ser uma proposta mais tentadora: crescer aumenta a quantidade de recursos disponíveis e, se os resultados desse crescimento forem distribuídos a todos, a tendência é de que a pobreza seja reduzida.

  • C. Certo
  • E. Errado

As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

Está clara e correta a redação da seguinte frase:

  • A.

    Será preciso que os cidadãos brasileiros tomassem a palavra para que se pronuncie diante de um tema onde é grande a complexidade.

  • B.

    Nem todos crêem que tenha benevolência com os jovens, mesmo porque sequer o potencial deles têm merecido a atenção que deveriam.

  • C.

    É normal que um tema como esse polemise na sociedade, cuja ocorrência a cada dia parece aumentar ainda mais.

  • D.

    Muitos acham que, apenas com repressão, o jovem dificilmente encontrará o caminho de sua reintegração social.

  • E.

    As discórdias quanto à redução da maioridade deve perdurar muito tempo, pois as duas correntes se opõem sem espectativa de acordo.

A frase totalmente correta quanto a pontuação, ortografia e acentuação é:

  • A.

    O nacionalismo cultural graça em muitos países: mal uma de suas variantes desaparece, outra emerge.

  • B.

    Uma das facetas do Brasil é a busca reverente de raízes, uma tentativa de revivescência das culturas a que o imaginário associa uma visão do paraíso.

  • C.

    Sua isenção ficou comprometida quando, subtamente, deu apôio aos que condenavam o despotismo.

  • D.

    Defendeu a idéia de que é imprecindível para a democracia garantir também, o acesso a escola, ao trabalho e ao laser.

  • E.

    A verdade é que, o bem estar do homem freqüentemente é avaliado por sua possibilidade de ascender socialmente, assim como, pelas condições de seu entorno.

Das frases apresentadas, a única inteiramente de acordo com a norma culta da língua escrita é:

  • A.

    A expansão das garantias individuais em países ainda não desenvolvidos ocorreram, em grande parte, pela força com que foram defendidos pelos representantes de várias nações.

  • B.

    As condições materiais do trabalhador rural também sofreria mudança se lhe fosse oferecido, de maneira adequada, a liberdade de perseguir seu próprio interesse.

  • C.

    Se a grande massa dos trabalhadores urbanos estavam excluídos dos benefícios do progresso, tal situação poderia se modificar se fosse feito restrições à ação dos patrões.

  • D.

    Os defensores do principal argumento em favor da autonomia política houveram por bem difundi-lo nas áreas em que estavam previstas grandes manifestações contrárias a ela.

  • E.

    As próprias estimativas catastróficas, de cuja sombra aterrorizante ele sempre se safou, oferecialhe material que aos demais analistas nunca pareceram dignos de atenção.

O emprego inadequado da palavra grifada torna a frase ILÓGICA em:

  • A.

    O projeto, como se sabe, era perfectível, motivo pelo qual não necessitou de nenhuma proposta de alteração dos especialistas.

  • B.

    É possível que haja valores mutuamente excludentes, mas não parece ser o caso de universalismo e individualidade.

  • C.

    Certas concepções de sociedade apresentam caráter predador, o que as torna passíveis de contundentes críticas.

  • D.

    A solução para o impasse era iminente, embora, para alguns, não chegasse a ser minimamente aceitável.

  • E.

    Tinha total autonomia no trato das coisas públicas, todavia logo mostrou sua incúria.

As falas citadas abaixo sugerem as concepções de linguagem de seus autores. Correlacione-as e assinale a INCORRETA.

  • A.

    Eu ensino português porque acredito que a gente aprende é para comunicar. Por isso eu mando escrever muitas cartas e redações. (Linguagem é instrumento de comunicação)

  • B.

    Eu penso que nós escrevemos para os outros lerem. Peço para que meus alunos escrevam para os outros. (Linguagem é discurso)

  • C.

    Eu peço para meus alunos decodificarem as mensagens do texto porque acredito que a língua é instrumento de comunicação. (Linguagem é código)

  • D.

    Eu acredito que o aluno deve aprender a gramática para aprender a falar e escrever bem. (Linguagem é discurso)

  • E.

    Eu acredito que meus alunos são capazes de escrever tudo o que pensam. Faço da expressâo escrita o registro livre do pensamento. (Linguagem é expressão do pensamento)

Considere o texto abaixo para responder às questões de números 33 a 36.

Pela sua teoria, uma coisa pequena que voa não deveria ter um nome tão grande como mariposa. Elefante tem a mesma quantidade de letras que mariposa, é muito maior e não voa - concluiu Neruda, exausto.

Neste trecho, o personagem Neruda está, embora sem nomear, apropriando-se de uma teoria lingüística que afirma:

I. o signo é arbitrário, ou seja, o significante é desvinculado do objeto/coisa.

II. significante e significado guardam uma relação de contigüidade.

III. as palavras são símbolos usados para denominar as coisas.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    I e III.

 

Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

O período “As autoridades, as elites, os educadores cumprem essa missão de compreender, definir e difundir essa nova cidadania ampliada” (l.40-42) apresenta as seguintes características: a oração é única, absoluta; a forma verbal “cumprem” tem sujeito e objeto direto compostos; as formas “compreender”, “definir” e “difundir” são substantivos abstratos que correspondem às variações compreensão, definição e difusão, as quais têm como complemento nominal a expressão “cidadania ampliada”.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A comunicação humana pode ser entendida como o processo de transferência e compreensão de mensagens. Relacionando essa afirmativa ao texto I, julgue os itens que se seguem.

Há, no texto, mais de um emissor de mensagens: o autor do livro Ética para meu Filho e quem redigiu as impressões acerca da leitura feita.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...