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Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A repetição do pronome indefinido todos (l.1-2) com preposições diferentes é um recurso retóricoestilístico que enfatiza a diferença de sentido entre as expressões de todos e para todos, sendo, porém, mantida a equivalência de importância das duas informações.
Assinale a alternativa em que o vocábulo NÃO seja formado pelo mesmo processo que "crescimento" (L.1).
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2004
As palavras do texto que são formadas, respectivamente, pelos mesmos processos de maldade e irreal , são:
"recortava" e "certinho"
"brincando" e "formulários"
"trabalhava" e "erotismo"
"puramente" e "multinacional"
"sobretudo" e "beleza"
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens.
Tanto na formação da palavra Recírio (l.3) e como na da palavra reconduz (l.3) o prefixo re- está sendo empregado para conferir à palavra original a idéia de oposição.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo o texto acima como referência e considerando o cenário mundial contemporâneo, julgue os itens que se seguem.
Depreende-se do neologismo globocolonizadas (l.10) que os exércitos que atuam nas intervenções em países que vivem guerras genocidas representam forças hegemônicas do processo de globalização.
O elemento assinalado em coexistência traduz idéia de
união.
extensão.
embate.
distanciamento.
divergência.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
A palavra cujo processo de formação é o mesmo que em "famoso" (linha 2) é
pressupondo (linha 8)
reconhecimento (linha 14)
psicodramatistas (linha 19)
verdadeiro (linha 23)
desprega (linha 31)
Leia atentamente o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
A ilusão é a percepção deformada de um objeto real e presente. Por si mesma, a ilusão não constitui sintoma de doença mental. Em determinadas condições, entre as quais se incluem os estados emocionais mais ou menos intensos e a falta de atenção, podem ser observadas ilusões até mesmo em pessoas normais. A emoção tem o poder de transformar ilusoriamente nossas percepções. Diz-se comumente que não há lobos pequenos, todos são enormes, porque o medo intervém na apreciação das dimensões. Um estado emocional patológico pode intensificar ao máximo a tendência às ilusões. Nos doentes mentais, as ilusões são devidas à perturbação da atenção, a influências emocionais e a alterações da consciência. No meio hospitalar, observase que certos pacientes têm uma tendência acentuada para apresentar fenômenos ilusórios. Exemplos: às vezes, um cobertor abandonado sobre o leito, uma toalha pendurada são percebidos como figuras humanas. O martelo de percussão é confundido com um instrumento ameaçador. Muitos enfermos angustiados não permitem que se tome a pressão arterial, porque vêem no tensiômetro um instrumento perigoso, que pode ocasionar a morte. Alguns doentes manifestam receio das lâmpadas do teto, pois nelas vêem olhos ou aparelhos que emitem raios elétricos. Entre os equívocos sensoriais relacionados com o aparelho auditivo, observa se com freqüência o seguinte: numa conversação entre pessoas que se encontram próximas do doente, especialmente se realizada em voz baixa, este ouve frases relacionadas com a sua pessoa; também é comum que, no ruído da rua, o doente ouça injúrias e ameaças.
(Adaptado de PAIM, Isaias. Curso de psicopatologia. 3 ed. São Paulo, Editora Grijalbo, 1976, p. 31.)
A palavra freqüência, presente no texto, é grafada com trema para marcar a pronúncia da semivogal. Dentre as palavras abaixo, a que também se inclui nesse caso é:
exangue;
aguentar;
distinguir;
equacionar.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2004
Assinale a opção que apresenta ERRO quanto à divisão silábica:
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2004
Dentre as opções abaixo, aponte aquela que contém apenas palavras primitivas.
"mídia" – "econômicas"
"custos" – "fórmulas"
"simples" – "esporte"
"saúde" – "beleza"
"emocionante" – "fumo"
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