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Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O emprego da estrutura vem sendo balizado (l.10), em que não há agente explícito, constitui um recurso de impessoalização do texto adequado à redação de documentos e correspondências oficiais.
Julgue os itens a seguir, referentes ao texto acima.
No primeiro parágrafo, a oposição entre as características do raio de sol e da moça tem o efeito de realçar a realidade triste vivida por essa moça.
Considerando que o texto acima é um trecho destacado e adaptado de um parecer do MCT, julgue os itens a seguir.
O respeito à formatação do documento exige que o trecho correspondente a (...) seja preenchido por cinco parágrafos numerados de 2 a 6.
Considerando que o texto acima é um trecho destacado e adaptado de um parecer do MCT, julgue os itens a seguir.
Para que o documento respeite as regras da redação oficial, será necessário acrescentar a data à identificação do parecer, precedida de uma vírgula e da preposição de.
Assinale a proposta de redação gramaticalmente correta.
Seguiram o mesmo padrão, combinando de maneira perversa baixo crescimento e aumento das desigualdades sociais, o comportamento de todas as economias latino-americanas que aderiram ao Consenso de Washington, é o que mostra estudos recentes da Cepal.
(Adaptado de Plínio de Arruda Sampaio Jr. O Impasse do Desenvolvimento Nacional)
Assinale o trecho em que a redação proposta apresenta problema de sintaxe.
Ao contrário do Canadá, da Austrália ou da Nova Zelândia, o Brasil e os novos estados latino-americanos não eram domínios anglosaxões, mas, apesar de sua independência política, nasceram e se mantiveram como periferia econômico-financeira e apêndice político da Inglaterra, pelo menos até a crise de 1930.
O Brasil e os novos estados latino-americanos, apesar de sua independência política, nasceram e se mantiveram como periferia econômicofinanceira e apêndice político da Inglaterra, pelo menos até a crise de 1930, embora não fossem domínios anglo-saxões, como eram o Canadá, a Austrália ou a Nova Zelândia.
Os novos estados latino-americanos e o Brasil não eram domínios anglo-saxões, como eram o Canadá, a Austrália ou a Nova Zelândia, cujos, apesar de sua independência política, nasceram e se mantiveram como periferia econômicofinanceira e apêndice político da Inglaterra, pelo menos até a crise de 1930.
Apesar de sua independência política, o Brasil e os novos estados latino-americanos, que não eram domínios anglo-saxões, como eram o Canadá, a Austrália ou a Nova Zelândia, nasceram e se mantiveram como periferia econômicofinanceira e apêndice político da Inglaterra, pelo menos até a crise de 1930.
O Brasil e os novos estados latino-americanos – que não eram domínios anglo-saxões, como eram o Canadá, a Austrália ou a Nova Zelândia – nasceram e se mantiveram, pelo menos até a crise de 1930, apesar de sua independência política, como periferia econômico-financeira e apêndice político da Inglaterra.
Texto II – itens de 7 a 10 e 12
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao texto II.
Haveria transgressão das exigências da norma culta escrita se o primeiro período do texto apresentasse a seguinte redação: O livro sempre permite que escapemos de nosso contexto espaço-temporal imediato.
Com referência às idéias e aos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O texto, dado o seu caráter de objetividade, clareza e impessoalidade, além de sua adequação às normas gramaticais, poderia constituir parte de documento oficial, como, por exemplo, uma exposição de motivos em favor do processo de repotencialização de usinas hidrelétricas no país.
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao texto acima.
Pelas características de clareza, objetividade, impessoalidade da linguagem e respeito às regras do padrão culto da língua portuguesa, esse texto poderia fazer parte de um documento oficial.
A partir do texto Dar o peixe ou ensinar a pescar?, julgue os itens seguintes.
O emprego do itálico em "per capita" (L.38 e 41) justifica-se por se tratar de uma expressão estrangeira que significa, no contexto, em língua portuguesa, por cabeça ou por pessoa.
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