Questões de Língua Portuguesa do ano 2004

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Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

Há uma seleção de vocabulário e de estruturas sintáticas no texto que o torna incompatível com as exigências de formalidade da redação oficial.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do trecho de entrevista transcrito acima, julgue os itens subseqüentes.

Embora faça parte de uma entrevista, a resposta do Prof. Boris Fausto atende aos quesitos de impessoalidade e respeito às regras da norma padrão exigidos para a redação de textos oficiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O correio eletrônico (e-mail), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se numa importante ferramenta de comunicação. Quanto ao envio de mensagens oficiais, a alternativa incorreta é:

  • A.

    O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.

  • B.

    Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

  • C.

    Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade.

  • D.

    Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura.

  • E.

    Por sua abrangência e rapidez, pode-se usar uma linguagem informal.

O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Sobre o memorando, é correto afirmar que:

  • A.

    segue o modelo do padrão ofício, quanto a sua forma com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

  • B.

    os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento, para evitar desnecessário aumento do número de comunicações.

  • C.

    somente podem ser utilizados em comunicações de um nível hierárquico superior para um nível inferior.

  • D. sua característica principal é a morosidade.
  • E.

    o seu destinatário deve ser mencionado pelo nome completo e apelido para facilitar a identificação.

Pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Analise as afirmações abaixo:

( l ) Um ofício deverá ser escrito em três partes: um parágrafo de início, um parágrafo de desenvolvimento, ou o do assunto propriamente dito, e um parágrafo de encerramento.

( ll ) Ofício, o aviso e memorando são três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma, podendo-se adotar uma diagramação única chamada de padrão ofício.

( lll ) Em comunicações oficiais, também é correto o uso do tratamento digníssimo (DD) para Deputados Federais e Senadores.

( lV ) Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.

Todas as afirmações acima, que estão corretas, se encontram na alternativa:

 

  • A. I - III - IV
  • B. IIl - IV
  • C. I - Ill
  • D. I - II - IV
  • E. l - ll - lll - lV

Assinale a alternativa incorreta para as características da redação oficial de acordo com o Manual da Presidência da República.

  • A. Impessoalidade
  • B. Informalidade
  • C. Uso do padrão culto de linguagem
  • D. Clareza e concisão
  • E. Uniformidade

Julgue os itens subseqüentes, que se referem a redação e correspondências oficiais.

Considere a seguinte situação hipotética. Um funcionário de um órgão público estava redigindo um documento quando teve dúvida acerca da abreviatura de Vossa Excelência. Quando foi tirar essa dúvida com dois colegas de sala, um deles disse que a correta era V. Ex.ª e o outro, que era V. Excia. Ele escreveu as duas abreviaturas e optou pela que lhe pareceu mais correta, que foi a que o primeiro colega sugeriu. Nessa situação, o funcionário escolheu a abreviatura certa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, que se referem a redação e correspondências oficiais.

Suponha que, em um documento oficial, conste o trecho abaixo:

De acordo. Publique-se.

(assinatura)

Secretário de Recursos Humanos

Por essas características e conteúdo, é correto afirmar que o trecho é parte de um memorando.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no trecho acima, adaptado de uma portaria ministerial, julgue os seguintes itens, a respeito de sua organização lingüística.

Depreende-se do teor do art. 3º que uma possibilidade gramaticalmente correta e textualmente coerente para o artigo primeiro seria a seguinte:

Art. 1º. Estão isentos do imposto de importação todo ou qualquer produto destinado ao consumo no recinto de congressos, feiras ou assemelhados proveniente de um país do MERCOSUL.

  • C. Certo
  • E. Errado

O texo abaixo foi redigido de quatro formas diferentes. Assinale a alternativa que corresponde a melhor redação, considerando corrreção, clareza concisão.

  • A.

    Pela resolução 415, da Assembléia Provincial, sancionada pelo Dr. João José Coutinho no dia 3 de maio de 1856, a Vila de São José foi elevada à categoria de Cidade.

  • B.

    Pela resolução 415 da Assembléia Provincial, sancionada pelo Dr. João José Coutinho, no dia 3 de maio de 1856, a Vila de São José, foi elevada à categoria de Cidade.

  • C.

    Pela resolução 415 da Assembléia Provincial, sancionada pelo Dr. João José Coutinho no dia 3 de maio de 1856, a Vila de São José foi elevada à categoria de Cidade.

  • D.

    Pela resolução 415, da Assembléia Provincial, sancionada pelo Dr. João José Coutinho no dia 3 de maio de 1856, a Vila de São José foi elevada à categoria de Cidade.

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