Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da redação de expedientes, julgue os itens abaixo.
Considere o seguinte trecho, de um documento hipotético. Fulana de Tal, brasileira, casada, residente na Rua das Rosas, s/n.º, portadora de CI n.º 232.323-XX e CPF 333.333.333-33, funcionária pública do estado de Roraima, solicita, na forma da lei, promoção funcional por ter completado curso superior, conforme diploma em anexo. Nessa situação, é correto inferir que o documento em questão é um requerimento.
A respeito da redação de expedientes, julgue os itens abaixo.
Em determinada organização, um funcionário do departamento de manutenção precisa redigir um memorando endereçado ao chefe do departamento de compras, solicitando a aquisição de material de limpeza. Nessa situação, o documento estará adequadamente redigido se for assinado pelo chefe do departamento de manutenção e contiver um dos seguintes fechos: Atenciosamente, Humildemente, Cordialmente, Respeitosamente.
A respeito da redação de expedientes, julgue os itens abaixo.
O relatório é um documento que apresenta relato minucioso de determinada situação que exige investigação, análise ou descrição. No fecho desse tipo de expediente é correto o emprego da expressão Nestes termos, pede deferimento, uma vez que o relatório também pode conter recomendações de medidas cabíveis para solucionar eventuais problemas mencionados.
A respeito da redação de expedientes, julgue os itens abaixo.
A redação de expediente diz respeito à elaboração de diversos tipos de documentos que são escritos no ambiente de trabalho, sejam eles, por exemplo, requerimentos, declarações, cartas pessoais ou ofícios.
A respeito da redação de expedientes, julgue os itens abaixo.
Considere que um funcionário da CER seja responsável pelas atas referentes a reuniões administrativas do departamento em que está lotado. Nessa situação, é correto afirmar que o funcionário, no momento de lavrar as atas, deve cuidar para que elas relatem os fatos ocorridos nas respectivas reuniões, de forma resumida e objetiva, e não contenham rasuras, borrões nem linhas em branco.
Com base no texto anterior e a respeito de redação de expediente, julgue os seguintes itens.
Considerando que Memorial é um documento escrito relativo às lembranças, às vivências de alguém, visando ao pleito de algum benefício, para que o texto acima pudesse ser assim classificado e servisse à finalidade a que se propõe, deveria estar redigido na forma verbal do pretérito perfeito do indicativo.
Com base no texto anterior e a respeito de redação de expediente, julgue os seguintes itens.
A data e a assinatura, colocadas à margem direita do papel, são distribuições aconselhadas tanto para atas quanto para cartas circulares.
Com base no texto anterior e a respeito de redação de expediente, julgue os seguintes itens.
O fechamento Respeitosas saudações é uma forma adequada tanto para ofícios quanto para memorandos.
Com base no texto anterior e a respeito de redação de expediente, julgue os seguintes itens.
Pelo teor do texto, depreende-se que o autor pretendeu redigir um requerimento, mas que, devido à forma inusitada, não pode ser considerado modelo de redação oficial.
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
A utilização do pronome Vossa Excelência imprime mais deferência ao tratamento do que se houvesse sido empregada a forma Vossa Senhoria.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...