Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As questões de números 1 a 9 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A concordância está feita corretamente na frase:
Refeições saudáveis, com base em verduras e legumes, além da prática de exercício físico, reduz o risco de doenças cardíacas.
Com as comodidades da vida moderna, ocorreram mudanças de hábitos alimentares em todos os níveis sociais.
A prática diária de esportes nem sempre são suficientes para controlar os altos níveis de colesterol em jovens.
Um dos maiores problemas atuais das crianças estão na falta de controle do hábito de comer diante da televisão ou do computador.
Já está se manifestando em crianças certas doenças típicas de adultos, principalmente por causa de alimentos ricos em gorduras.
Quanto às normas de concordância está correta a afirmativa:
Passando para o plural os termos, um trabalho científico, um paper, um artigo científico, que constam no enunciado "Em primeiro lugar, a elaboração de um trabalho científico, um paper, um artigo científico exige o apoio das próprias idéias em fontes reconhecidamente aceitas" (linhas 1 e 2), o verbo deverá ir para o plural.
No enunciado "O trabalho técnico, ou científico, pressupõe vasta consulta bibliográfica..." (linha 5), o verbo está no singular, pois a partícula ou, que une os substantivos núcleos do sujeito, exprime equivalência.
Alterando o enunciado "Num caso e noutro a decisão de escrever ..." (linhas 9 e 10) para "Num e noutro caso", o substantivo "caso" deve ficar no plural.
Pluralizando-se o sujeito do enunciado "A biblioteca tem sido, portanto, o passo obrigatório para os estudiosos..." (linha 14), o verbo não se pluraliza, mantendo a mesma forma.
Flexionando-se (no plural) o sujeito do enunciado "Esta é caracterizada por receber o depósito legal estabelecido pelo Decreto nº 1.807, de 1907" (linhas 31 e 32), o enunciado deve ser obrigatoriamente expresso como: Estas são caracterizadas por receber o depósito legal estabelecido pelo Decreto nº 1.807, de 1907.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa correta quanto à concordância do verbo 'ser'.
Era duas da tarde quando a notícia foi veiculada.
Tudo foram desconfianças desnecessárias.
Nem tudo na vida é prazeres e ilusões.
Da minha casa até a de meu amigo é cinco quadras.
Isto será sonhos que jamais acontecerão.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa correta quanto à concordância do verbo 'ser'.
Da minha casa até a de meu amigo é cinco quadras.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando as relações estabelecidas entre as estruturas usadas no texto, julgue os itens que se seguem.
A mesma regra de concordância que permite dizer "é assim que boa parte dos internautas se comunica" (L.4-5) permite que se diga: é assim que boa parte dos internautas se comunicam.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Assinale a frase CORRETA quanto à concordância verbal.
Conversar, rir, chorar, brigar, conquistar faz parte dos relacionamentos humanos.
Fazem vinte anos que estamos morando nesta casa.
Mário e eu se conhecemos há quatro anos.
Devem haver poucos casais completando bodas de ouro atualmente.
As questões de números 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A concordância, verbal ou nominal, está correta na frase:
Algumas comunidades indígenas, orientadas por ambientalistas, sobrevivem com a exploração de recursos que a floresta lhe oferecem.
A geração de impostos podem contribuir para melhorar as condições de vida em locais mais afastados, onde vivem população carente.
As condições do frágil equilíbrio ecológico amazônico exige uma atividade econômica que aumentem os rendimentos das famílias, sem destruição da natureza.
Os inúmeros conflitos de interesses na Amazônia torna muito difícil as tentativas de organização socioeconômica da região.
Existem muitos casos de exploração, em toda a região amazônica, em que se desrespeitam os limites do que a natureza é capaz de repor.
A concordância está correta na frase:
A redução dos elevados índices de mortalidade infantil e de analfabetismo colocam a região Nordeste em um acelerado ritmo de desenvolvimento.
Há opiniões de que é pouco explorado, ainda, as terras produtivas existentes na região Nordeste, em que poderiam, por exemplo, ser plantada soja.
O turismo é uma das vocações da região nordestina brasileira, que atraem turistas europeus, encantados com a beleza natural das inúmeras praias.
O turismo de massa, ampliado pelos pacotes de viagem, se tornaram fonte de divisas para o país, mas resultam, muitas vezes, em desrespeito ao meio ambiente.
Investimentos nas áreas turística, agrícola e fabril representam oportunidades diferenciadas de geração de empregos e de renda para a população.
Das alterações feitas na redação do trecho Só voltam à realidade, quando sofrem, eventualmente, de uma crise de abstinência , está incorreta, por não se ter observado a correlação entre os tempos verbais, a seguinte alternativa:
Só voltariam à realidade, quando sofressem, eventualmente, de uma crise de abstinência.
Só voltaram à realidade, quando sofrerão, eventualmente, de uma crise de abstinência.
Só voltarão à realidade, quando sofrerem, eventualmente, de uma crise de abstinência.
Só voltavam à realidade, quando sofriam, eventualmente, de uma crise de abstinência.
Só voltam à realidade, quando sofrerem, eventualmente, de uma crise de abstinência.
A concordância está feita corretamente na frase:
Torna-se necessário as medidas de prevenção aos acidentes de trabalho, que resulta em consideráveis perdas de recursos materiais e humanos para as empresas.
Está havendo resultados surpreendentes nos programas de capacitação de jovens que vivem na periferia, preparando-os efetivamente para o mercado de trabalho.
Cenas de crianças trabalhando como adultos, quando deveria estar na escola, ainda é muito comum em todas as regiões brasileiras.
Continua a ser lamentável os altos índices de desemprego no país, que decorre em grande parte da falta de mão-de-obra qualificada para certas atividades.
A falta de escolaridade dos jovens impedem seu aproveitamento num mercado de trabalho altamente competitivo, de avançada tecnologia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...