Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: Sobre o texto abaixo estão construídas as questões de números 1 a 5
Assinale a alternativa correta quanto à relação estabelecida pelas conjunções:
A indignação foi tanta que produziu seguidas manifestações de rua. (causa)
Será que os brasileiros são maiores que a crise? (conseqüência)
Por favor, fale mais alto, que eu também quero ouvir. (causa)
Não só no subjetivismo da doutrina, como também no terreno objetivo(...). (soma, adição)
"Ela é uma moça bonita e inteligente, no entanto nenhum rapaz a procura."
Na oração acima a expressão em destaque é uma:
Conjunção subordinativa consecutiva, pois introduz uma oração que exprime conseqüência.
Conjunção coordenativa conclusiva, pois introduz um pensamento de conclusão.
Conjunção subordinativa conformativa, pois introduz uma oração que exprime conformidade.
Conjunção coordenativa aditiva, pois introduz um pensamento que se adiciona ao anterior.
Conjunção coordenativa adversativa, pois introduz um pensamento que contrasta com o anterior.
"A partir da regulamentação, a disciplina será obrigatória em todos os cursos de licenciatura – independentemente da área – e de Fonoaudiologia e opcional nos demais." (L.14-16)
Os dois casos da conjunção e no período acima têm o papel de adicionar um elemento a outro já enunciado.
Assinale a alternativa em que, respectivamente, estejam indicados os termos a que se ligam os dois casos da conjunção e.
Com base na leitura do texto II responda às questões de 23 a 30.
TEXTO II
O fazendeiro para o caipira:
- Nesta terra dá arroz?
- Num dá não, sinhô.
- E feijão, dá?
- De jeito ninhum!
- Dá frutas e verduras?
- Também não dá não, sinhô.
- Soja, café, amendoim, não dá nada?
- Já disse dotô, num dá nada.
- Quer dizer que não adianta eu plantar, que não dá nada mesmo?
- Bom, prantando é outra coisa.
Seleção de Antônio Wilson Rigolin Salto/SP
Em Quer dizer que não adianta eu plantar, que não dá nada mesmo?, o termo em negrito poderia ser substituído por
mas
portanto
logo
porque
no entanto.
Atenção: As questões de números 1 a 7 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A escola agora é desnecessária como armazém de dados, mas tornou-se fundamental como usina na qual os conhecimentos ganham sentido. (início do 4o parágrafo).
Os conectivos assinalados na frase acima, que garantem a coesão do período, estão corretamente substituídos por
visto que − de que
pois que − nos quais
contudo − cujos
conquanto − aonde
entretanto − em que
A conjunção que não substitui de forma adequada a conjunção mas, na citação (3) é:
no entanto;
todavia;
contudo;
porém;
no entretanto.
"— Filho fraco. Não presta para a guerra!" (l. 5). Relacionando-se a segunda idéia à primeira, a conjunção que mantém o sentido que o Texto I apresenta é:
Em "Mas o menino explicava que não." (l. 8), o valor da conjunção destacada é de:
As questões de números 10 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Caso não sejam utilizados ... (3º parágrafo)A frase acima introduz, no contexto, a noção de
causa.
finalidade.
temporalidade.
proporcionalidade.
condição.
A conjunção e tem valor adversativo na frase:
Cheguei, vi e venci.
Arrumou as malas e despediu-se.
Deitei-me exausto e não consegui dormir.
Siga o meu conselho e não se arrependerá.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...