Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No início do segundo parágrafo, é dito que houve "duplicação" da Rodovia Presidente Dutra; o termo entre aspas significa que:
a rodovia teve duplicada a sua extensão;
o tráfego de veículos teve seu movimento duplicado;
houve a construção de uma nova rodovia entre as duas cidades;
dividiram o movimento de veículos em duas mãos de direção;
houve ampliação do número de vias em cada mão de direção.
Ao utilizar o vocábulo "façanha", dizendo que o Conde Lesdain foi "o herói da façanha", o autor do texto quer destacar:
as dificuldades enfrentadas na viagem;
o valor histórico do feito;
um fato inexpressivo;
as qualidades da estrada;
a duração da viagem inicial.
Instruções: As questoes de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue:
De muitas ilusões fui ao empós.
Mantém-se tal e qual a expressão sublinhada caso se substitua fui ao empós por
estive no encalço.
estive às voltas.
pus-me a perseguir.
vi-me imerso.
sempre me confrontei.
"Não vejo meu irmão há séculos." Essa frase é:
um elogio.
um exagero.
uma pergunta.
uma dúvida.
uma provocação.
A fala "Tô cum fome!" é popular. Qual é a forma que a escola ensina?
Tô com fome.
Estou cum fome.
Estô cum fome.
Tou com fome.
Estou com fome.
Que par de palavras não combina?
janela – vidro
sapato – telhado
porta – chave
papel – caneta
vassoura – pá
Onde há palavras de sentido contrário?
lento – veloz
quente – morno
novo – novíssimo
triste – zangado
pronto – acabado
O vocábulo iminente (L.3) freqüentemente se confunde com seu parônimo eminente. Assim como ocorre com esse par, há vários outros casos a que os falantes da língua devem estar atentos. Assinale a alternativa em que tenha havido confusão no uso de parônimos.
Houve um grande reboliço quando ele se pronunciou.
Ele não auferiu bons resultados no concurso.
Ele contava com o diferimento do processo.
O réu foi descriminado.
Ele acordou espavorido com o pesadelo.
Com base na leitura do texto II responda às questões de 23 a 30.
TEXTO II
O fazendeiro para o caipira:
- Nesta terra dá arroz?
- Num dá não, sinhô.
- E feijão, dá?
- De jeito ninhum!
- Dá frutas e verduras?
- Também não dá não, sinhô.
- Soja, café, amendoim, não dá nada?
- Já disse dotô, num dá nada.
- Quer dizer que não adianta eu plantar, que não dá nada mesmo?
- Bom, prantando é outra coisa.
Seleção de Antônio Wilson Rigolin Salto/SP
No diálogo, o verbo dar na linguagem do caipira tem sentido dedoar
entregar
crescer
brotar
resultar
As questões de 17 a 22 são baseadas nos anúncios publicitários: "Se você não se cuidar, a Aids vai te pegar" e "Vem pra caixa você também"
prevenir
preocupar
tratar
olhar
julgar
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...