Questões de Língua Portuguesa do ano 2005

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No início do segundo parágrafo, é dito que houve "duplicação" da Rodovia Presidente Dutra; o termo entre aspas significa que:

  • A.

    a rodovia teve duplicada a sua extensão;

  • B.

    o tráfego de veículos teve seu movimento duplicado;

  • C.

    houve a construção de uma nova rodovia entre as duas cidades;

  • D.

    dividiram o movimento de veículos em duas mãos de direção;

  • E.

    houve ampliação do número de vias em cada mão de direção.

Ao utilizar o vocábulo "façanha", dizendo que o Conde Lesdain foi "o herói da façanha", o autor do texto quer destacar:

  • A.

    as dificuldades enfrentadas na viagem;

  • B.

    o valor histórico do feito;

  • C.

    um fato inexpressivo;

  • D.

    as qualidades da estrada;

  • E.

    a duração da viagem inicial.

Instruções: As questoes de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue:

De muitas ilusões fui ao empós.

Mantém-se tal e qual a expressão sublinhada caso se substitua fui ao empós por

  • A.

    estive no encalço.

  • B.

    estive às voltas.

  • C.

    pus-me a perseguir.

  • D.

    vi-me imerso.

  • E.

    sempre me confrontei.

"Não vejo meu irmão há séculos." Essa frase é:

  • A.

    um elogio.

  • B.

    um exagero.

  • C.

    uma pergunta.

  • D.

    uma dúvida.

  • E.

    uma provocação.

A fala "Tô cum fome!" é popular. Qual é a forma que a escola ensina?

  • A.

    Tô com fome.

  • B.

    Estou cum fome.

  • C.

    Estô cum fome.

  • D.

    Tou com fome.

  • E.

    Estou com fome.

Que par de palavras não combina?

  • A.

    janela – vidro

  • B.

    sapato – telhado

  • C.

    porta – chave

  • D.

    papel – caneta

  • E.

    vassoura – pá

Onde há palavras de sentido contrário?

  • A.

    lento – veloz

  • B.

    quente – morno

  • C.

    novo – novíssimo

  • D.

    triste – zangado

  • E.

    pronto – acabado

O vocábulo iminente (L.3) freqüentemente se confunde com seu parônimo eminente. Assim como ocorre com esse par, há vários outros casos a que os falantes da língua devem estar atentos. Assinale a alternativa em que tenha havido confusão no uso de parônimos.

  • A.

    Houve um grande reboliço quando ele se pronunciou.

  • B.

    Ele não auferiu bons resultados no concurso.

  • C.

    Ele contava com o diferimento do processo.

  • D.

    O réu foi descriminado.

  • E.

    Ele acordou espavorido com o pesadelo.

Com base na leitura do texto II responda às questões de 23 a 30.

TEXTO II

O fazendeiro para o caipira:

- Nesta terra dá arroz?

- Num dá não, sinhô.

- E feijão, dá?

- De jeito ninhum!

- Dá frutas e verduras?

- Também não dá não, sinhô.

- Soja, café, amendoim, não dá nada?

- Já disse dotô, num dá nada.

- Quer dizer que não adianta eu plantar, que não dá nada mesmo?

- Bom, prantando é outra coisa.

Seleção de Antônio Wilson Rigolin Salto/SP

No diálogo, o verbo dar na linguagem do caipira tem sentido de

  • A.

    doar

  • B.

    entregar

  • C.

    crescer

  • D.

    brotar

  • E.

    resultar

As questões de 17 a 22 são baseadas nos anúncios publicitários:

 

"Se você não se cuidar, a Aids vai te pegar"

e

"Vem pra caixa você também"

A palavra mais adequada para substituir cuidar no contexto do anúncio “Se você não se cuidar, a Aids vai te pegar” é:

  • A.

    prevenir

  • B.

    preocupar

  • C.

    tratar

  • D.

    olhar

  • E.

    julgar

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