Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens seguintes.
Um documento oficial que incluísse, como uma de suas partes, os dados dos gráficos acima representados respeitaria tanto a coerência das informações quanto as normas de redação oficial desde que assim fosse redigido: De acordo com a pesquisa, o brasileiro caiu em contradição ao, 95%, declararem-se mais interessados em participar da vida comunitária, ao passo que menos de 5% tem o trabalho social como projeto de vida. Desses 78% consideram que o individualismo cresceu nos últimos anos.
Referentemente ao texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O texto não poderia constituir parte de um relatório oficial visto que, nele, são desrespeitadas as normas de redação oficial quanto ao emprego de aspas e de pontuação, especificamente no que se refere ao uso de travessão acompanhado de vírgula (l.9).
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
No que toca a correspondência oficial, indique a alternativa correta.
O pronome de tratamento Vossa Excelência é de uso recomendado para tratar, nas correspondências oficiais, Ministros de Estado e Secretários Executivos dos Ministérios.
Vossa Excelência e Vossa Senhoria são intercambiáveis na correspondência oficial.
O ofício é correspondência oficial que pode ser trocada entre entidades privadas e autoridades do serviço público.
O memorando é documento oficial utilizado para comunicação externa.
Na correspondência oficial, é adequado o emprego de registro coloquial, desde que observadas as regras da norma culta.
Com referência ao texto acima, assinale a opção correta.
A forma de tratamento "Vossa Excelência" está incorretamente empregada e deveria ser substituída por Vossa Senhoria.
A expressão "tenho a honra de encaminhar" poderia ser substituída por encaminho, sem prejuízo para a correção e a clareza do texto.
Para atender à prescrição gramatical, o pronome sublinhado em "para sua apreciação" deveria ser substituído pela forma vossa.
A expressão "Atenciosamente" poderia ser excluída do texto, sem prejuízo para o padrão de comunicações oficiais, porque ofícios prescidem de fecho para comunicação.
No endereçamento, o termo "Excelentíssimo" poderia ser substituído, sem prejuízo para a coerência e formalidade do texto, por Ilustríssimo.
Em face da linguagem objeto do texto, julgue os itens subseqüentes, acerca da linguagem em contexto de comunicação oficial.
Em um relatório, a frase 'pois tem grupos muito radicais' (L.24-25) ficaria mais adequada às normas formais da língua portuguesa se fosse redigida do seguinte modo: pois há grupos muito radicais.
Em face da linguagem objeto do texto, julgue os itens subseqüentes, acerca da linguagem em contexto de comunicação oficial.
O memorando, por se tratar de um documento de comunicação interna no âmbito institucional, permite o uso de expressões da escrita cifrada, como vc em lugar de você, por exemplo.
Julgue os itens que se seguem, relativos ao texto acima.
O segundo e o terceiro parágrafos do texto, por apresentarem linguagem objetiva e clara, poderiam, com propriedade, ser parte de relatório elaborado por técnicos da ANTAQ.
Supondo-se que a correspondência enviada fosse redigida de acordo com os critérios da redação oficial, o morador do 1003 se dirigiria ao do 903 da seguinte maneira
Vossa Senhoria deverá respeitar seus vizinhos.
Vossa Senhoria deveis respeitar seus vizinhos.
Vossa Senhoria deveis respeitar vossos vizinhos.
Vossa Excelência deveis respeitar vossos vizinhos.
Vossa Excelência deverá respeitar seus vizinhos.
Segundo o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, o aviso é uma modalidade de comunicação oficial expedida, exclusivamente, por:
Nas comunicações oficiais, com exceção das enviadas pelo Presidente da República, deve constar, abaixo do local destinado à assinatura, o nome do autor e:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...