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"-Senhor Presidente, Vossa Excelência não me tem permitido usar a palavra! – Senhor Deputado, Vossa Excelência poderá falar após dois outros colegas!". Esse diálogo, ouvido numa das CPIs do Congresso, mostra:
a concordância verbal errada com "Vossa Excelência";
a má colocação de pronomes pessoais oblíquos;
a mistura indevida de "Senhor" com "Vossa Excelência";
o uso inadequado do tratamento "Vossa Excelência" para deputado;
o emprego adequado da norma culta da língua.
A partir do entendimento do texto acima, julgue os itens a seguir, relativos aos princípios da tipologia textual e à redação de correspondências oficiais.
O argumento de que Essa deve ser, realmente, a principal meta educacional brasileira para a próxima década, para que o país possa manter e ampliar espaços na economia mundial e, mais importante do que esse objetivo instrumental, melhorar o padrão e a qualidade de vida da nossa população (l.13-18) pode compor o texto da ata de uma reunião, desde que relacionado à fala de um dos participantes da sessão.Considerando o sentido e as estruturas morfossintáticas do texto, julgue os itens subseqüentes.
Deduz-se da leitura do primeiro parágrafo que o pronome demonstrativo presente na expressão essas bases (l.9) está relacionado a fatores circunstanciais anteriormente citados, como o desenvolvimento de capacidades específicas, voltadas para o mercado de trabalho, em função do desenvolvimento tecnológico.Ainda tendo como base o texto Nosotros, julgue os itens abaixo.
Há evidência material de que o autor, no jogo de palavras com que construiu o texto, deu preferência ao pronome tônico em detrimento do pronome átono.Considerando aspectos morfossintáticos do discurso de Juscelino Kubitscheck, julgue os itens subseqüentes. Os dois termos por que, que aparecem em por que me invade (l.22) e em por que já passei (l.23) são analisados, respectivamente, como: preposição por + pronome interrogativo que; preposição por + pronome relativo que.
Considerando aspectos morfossintáticos do discurso de Juscelino Kubitscheck, julgue os itens subseqüentes. Afirma o filólogo Martinz de Aguiar que a colocação dos pronomes átonos em português obedece a um complexo de fatores, fonético (rítmico), lógico, psicológico (estilístico), estético, histórico (...). Em conformidade com tal afirmação, estão corretas as seguintes reescritas de construções lingüísticas do texto: vier a se consumar / vier a consumar-se (l.8); é o caso de me perguntar / é o caso de perguntar-me (l.20); se deveria envaidecer-me / se me deveria envaidecer (l.21).
Considerando as estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os seguintes itens.
A oposição que faz o autor entre neste momento e nesse momento focaliza o aspecto espacial do pronome demonstrativo em relação à segunda e à terceira pessoas do ato comunicativo.A partir das idéias e de aspectos morfossintáticos do texto, julgue os seguintes itens.
Se, por hipótese, dom João IV reclamasse posteriormente junto a Vieira das roubalheiras dos dois capitães-mores nomeados para o Maranhão e Grão-Pará, a resposta que poderia ouvir do padre estaria correta na seguinte forma: Majestade, eu vo-lo adverti.Referentemente às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
A forma verbal fazeis (l.7) e o pronome pessoal vos (l.8) são, correta e adequadamente, empregados, na redação oficial, em concordância com a forma de tratamento Vossa Excelência, em situações de alta formalidade em que se deseje demonstrar respeito a uma autoridade.Ainda a respeito dos sentidos e das estruturas lingüísticas do texto ao lado, de Alfredo Ruy Barbosa, julgue os itens que se seguem.
A oração iniciada pelo pronome que (l.12) tem função adjetiva restritiva.{TITLE}
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