Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Em nem o intimidam (l.4), o é pronome que se refere ao antecedente arbítrio (l.3).
Em relação às idéias e estruturas lingüísticas do texto, julgue os itens que se seguem.
Em defendê-lo (l.45), o pronome -lo refere-se a povo (l.43).
Julgue os itens subseqüentes, relativos às estruturas morfossintáticas, semânticas e discursivas do texto acima.
O emprego reiterado de pronomes indefinidos no primeiro período do texto demonstra que, por definição, essa classe de palavras torna o texto obscuro, ambíguo.
Julgue os itens subseqüentes, relativos às estruturas morfossintáticas, semânticas e discursivas do texto acima.
O texto se beneficiaria com a substituição de no seio dela (l.2) por no seu seio, porque o pronome seu, além de preservar a clareza e a correção gramatical, tem melhor aceitação na língua escrita culta.
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O pronome reflexivo de terceira pessoa apresenta três formas: se, si, consigo. No texto, nas linhas de 4 a 6, observa-se que o autor usa duas vezes a forma reflexiva se.
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
De acordo com o desenvolvimento das idéias do texto, o parágrafo final poderia se transformar no parágrafo inicial, mantendo-se sua correção gramatical, desde que no lugar do pronome Essa fosse empregado o pronome Esta.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema que ele aborda, julgue os itens subseqüentes.
A organização dos argumentos no texto permite a substituição do pronome sua (l.20) por nossa, sem que isso prejudique a coerência textual ou a correção gramatical.
A respeito de aspectos lingüísticos do trecho abaixo, assinale a opção correta.
Os dois primeiros quês do texto, em ''que a inteligência''( L.1 e 2) e em ''que confundem''(L.3) são ambos pronomes relativos.
Em ''que confundem''(L.3), o pronome que é o sujeito gramatical de confundem. Tendo por sujeito um pronome, deve o verbo permanecer na forma neutra, ou seja, o singular.
Compreende-se a seqüência ''que os quer resolver'' (L.4) como: que quer resolver os problemas religiosos.
A preposição de, que antecede a conjunção que(L.7), é exigência do verbo transitivo indireto da oração iniciada por essa conjunção.
O substantivo ''perspicuidade'' tem o sentido de ''qualidade de perspectiva''.
Assinale a substituição necessária para tornar o texto gramaticalmente correto.
Leia o texto abaixo para responder às questões de 1 a 9.
Indique a alternativa
No trecho "tinha-a visto já petrificada no rosto de algum cadáver" (ll. 25-26), o pronome a faz remissão ao vocábulo "morte" (l. 24).
O pronome no trecho "tudo aquilo me pareceu obscuro" (l. 42) admite mudança de colocação em consonância com as regras da gramática normativa.
O período "Ela sabia que estava prestes a acabar; disse-mo; verificamo-lo na seguinte manhã" (ll. 19-20) é formado por três orações com um único sujeito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...