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"Todo o lixo do Urucu é transformado em adubo ou reciclado e o dinheiro arrecadado, doado para instituições de caridade"; o emprego da vírgula, nesse segmento do texto:
é um erro porque é colocado entre sujeito e verbo;
assinala uma inversão de termos na frase;
mostra um termo intercalado;
indica uma omissão de termo;
destaca a necessidade de enfatizar um termo.
A alternativa em que a pontuação está CORRETA é:
Em Nova Iorque, declarou o presidente do Banco Central, que o Brasil está preparado para o futuro.
Era um político tão vaidoso, estava tão certo de que venceria as eleições que já não escondia da imprensa seus planos de governo.
Não, o livro, que indiquei na bibliografia complementar – realmente – não tinha esse título.
Todos estavam agitados; eu porém, apesar do tumulto e das buzinas na rua, fiz a prova tranqüilamente.
Atenção: As questões de números 1 a 15, referem-se ao texto que segue.
A supressão da(s) vírgula(s) implicará alteração de sentido na frase:
Ao longo as últimas décadas, as obras de Umberto Eco vêm ganhando mais e mais respeitabilidade.
Umberto Eco homenageia os cientistas, que combatem o obscurantismo fundamentalista.
O grande pensador italiano, Umberto Eco, homenageia em seu texto a atitude de um grande cientista.
Na atitude de Stephen Hawking, há uma grandeza que todo cientista deveria imitar.
Não há como deixar de reconhecer, no texto de Humberto Eco, uma homenagem a stephen Hawking.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Considerando as várias possibilidades de alteração dos constituintes e da pontuação dada na máxima de Celsus (enunciado da questão anterior), assinale a alternativa CORRETA que não al-tera o sentido original.
Saber as leis, não é recordar as palavras suas. É compreender-lhes, portanto, a força e o espí-rito.
Saber as leis, não é recordar as suas palavras, compreender-lhes, contudo, a força e o espírito.
Saber as leis não é recordar as suas palavras. É compreender-lhes a força e o espírito.
Saber as leis é não recordar as suas palavras, mas compreender-lhes a força, e o espírito.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Assinale a alternativa INCORRETA.
É facultativo o emprego da vírgula, depois de A princípio (linha 5) e Nos últimos tempos (linha 8).
O ponto da linha 16 pode ser substituído por ponto-e-vírgula, sem que a compreensão do texto se altere.
O travessão da linha 9 coloca em destaque, enfaticamente, a parte final da frase em que se encontra.
Os dois-pontos da linha 1 apresentam um esclarecimento para o enunciado apresentado.
Assinale a opção em que o trecho apresenta pontuação correta.
Em um estado com área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, o segundo maior da Federação brasileira, e com 20% da população - de 7 milhões de habitantes - na capital, já destituída de função produtiva de significação, o tema da redivisão territorial deveria ser fundamental. Mas, contrariando a lógica e o bom senso, isso não ocorre no Pará.
A eventualidade do retalhamento do estado, para a formação de novos estados emerge apenas episodicamente. Quando surge, é tratada como urgência e emergência. Uma vez cessado o risco de mudança, a letargia devolve, o tema, quase à estaca zero, ao ponto de partida.
À semelhança de quase toda a elite local a imprensa se assustou, mais uma vez com a possibilidade de desmembramento do Pará. Em vez de examinar o problema racionalmente, a mídia, simplesmente se danou a dar gritos de alerta, e a bradar contra a ameaça.
O mote fundamental da posição contrária ao desmembramento do estado é congênito: quem nasceu no Pará atual, não quer morrer em um Pará diferente. Dificilmente razão desse porte, conseguirá deter o avanço da reivindicação e da mobilização, pela criação de novos estados dentro do que hoje, é área única do Pará.
A composição demográfica, as características físicas, as condições sociais, políticas e econômicas do Pará, impõem como prioritário, na definição do seu futuro o tema da territorialidade. Independentemente das posições assumidas, diante da questão é preciso abordá-la.
Considere as frases abaixo.
I. Os moradores de rua, que têm sido vítimas de violência, deverão ser recolhidos a um abrigo.
II. Os discos antigos, que ele herdou de seu avô, estão muito bem conservados.
III. Quem passa, distraidamente, por aquela rua talvez não note a beleza do velho casario.
A exclusão das vírgulas alterará o sentido SOMENTE do que está em
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Assinale a alternativa INCORRETA, quanto à pontuação.
As aspas, nas linhas 5-6 e 14-16, distinguem a fala do professor do restante do texto.
Em "O azul do mar, a areia branca das praias" (linha 12) a pontuação está errada, pois não se emprega vírgula no sujeito.
As duas primeiras frases do texto (linhas 1 a 3) podem ser unidas por uma vírgula (em substituição ao ponto), sem que o sentido do texto se altere.
A vírgula depois de "No Sri Lanka" (linha 20) marca um adjunto adverbial deslocado.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Assinale a alternativa INCORRETA, quanto à pontuação.
As aspas, nas linhas 5-6 e 14-16, distinguem a fala do professor do restante do texto.
A vírgula depois de "No Sri Lanka" (linha 20) marca um adjunto adverbial deslocado.
As duas primeiras frases do texto (linhas 1 a 3) podem ser unidas por uma vírgula (em substituição ao ponto), sem que o sentido do texto se altere.
Em "O azul do mar, a areia branca das praias" (linha 12) a pontuação está errada, pois não se emprega vírgula no sujeito.
Assinale a opção em que a alteração proposta para o texto III nos sinais de pontuação desrespeita as regras gramaticais, desconsiderados os necessários ajustes nas letras maiúsculas e minúsculas.
Inserção de vírgula logo depois de "70" (L.4).
Substituição da vírgula imediatamente após "histórico" (L.6) por travessão.
Substituição do ponto logo depois de "história" (L.8) por doispontos.
Retirada da vírgula imediatamente após "médio" (L.16).
Inserção de vírgula logo depois de "dificuldade" (L.19).
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