Questões de Língua Portuguesa do ano 2005

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"Todo o lixo do Urucu é transformado em adubo ou reciclado e o dinheiro arrecadado, doado para instituições de caridade"; o emprego da vírgula, nesse segmento do texto:

  • A.

    é um erro porque é colocado entre sujeito e verbo;

  • B.

    assinala uma inversão de termos na frase;

  • C.

    mostra um termo intercalado;

  • D.

    indica uma omissão de termo;

  • E.

    destaca a necessidade de enfatizar um termo.

A alternativa em que a pontuação está CORRETA é:

  • A.

    Em Nova Iorque, declarou o presidente do Banco Central, que o Brasil está preparado para o futuro.

  • B.

    Era um político tão vaidoso, estava tão certo de que venceria as eleições que já não escondia da imprensa seus planos de governo.

  • C.

    Não, o livro, que indiquei na bibliografia complementar – realmente – não tinha esse título.

  • D.

    Todos estavam agitados; eu porém, apesar do tumulto e das buzinas na rua, fiz a prova tranqüilamente.

Atenção: As questões de números 1 a 15, referem-se ao texto que segue.

A supressão da(s) vírgula(s) implicará alteração de sentido na frase:

  • A.

    Ao longo as últimas décadas, as obras de Umberto Eco vêm ganhando mais e mais respeitabilidade.

  • B.

    Umberto Eco homenageia os cientistas, que combatem o obscurantismo fundamentalista.

  • C.

    O grande pensador italiano, Umberto Eco, homenageia em seu texto a atitude de um grande cientista.

  • D.

    Na atitude de Stephen Hawking, há uma grandeza que todo cientista deveria imitar.

  • E.

    Não há como deixar de reconhecer, no texto de Humberto Eco, uma homenagem a stephen Hawking.

Considerando as várias possibilidades de alteração dos constituintes e da pontuação dada na máxima de Celsus (enunciado da questão anterior), assinale a alternativa CORRETA que não al-tera o sentido original.

  • A.

    Saber as leis, não é recordar as palavras suas. É compreender-lhes, portanto, a força e o espí-rito.

  • B.

    Saber as leis, não é recordar as suas palavras, compreender-lhes, contudo, a força e o espírito.

  • C.

    Saber as leis não é recordar as suas palavras. É compreender-lhes a força e o espírito.

  • D.

    Saber as leis é não recordar as suas palavras, mas compreender-lhes a força, e o espírito.

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    É facultativo o emprego da vírgula, depois de A princípio (linha 5) e Nos últimos tempos (linha 8).

  • B.

    O ponto da linha 16 pode ser substituído por ponto-e-vírgula, sem que a compreensão do texto se altere.

  • C.

    O travessão da linha 9 coloca em destaque, enfaticamente, a parte final da frase em que se encontra.

  • D.

    Os dois-pontos da linha 1 apresentam um esclarecimento para o enunciado apresentado.

Assinale a opção em que o trecho apresenta pontuação correta.

  • A.

    Em um estado com área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, o segundo maior da Federação brasileira, e com 20% da população - de 7 milhões de habitantes - na capital, já destituída de função produtiva de significação, o tema da redivisão territorial deveria ser fundamental. Mas, contrariando a lógica e o bom senso, isso não ocorre no Pará.

  • B.

    A eventualidade do retalhamento do estado, para a formação de novos estados emerge apenas episodicamente. Quando surge, é tratada como urgência e emergência. Uma vez cessado o risco de mudança, a letargia devolve, o tema, quase à estaca zero, ao ponto de partida.

  • C.

    À semelhança de quase toda a elite local a imprensa se assustou, mais uma vez com a possibilidade de desmembramento do Pará. Em vez de examinar o problema racionalmente, a mídia, simplesmente se danou a dar gritos de alerta, e a bradar contra a ameaça.

  • D.

    O mote fundamental da posição contrária ao desmembramento do estado é congênito: quem nasceu no Pará atual, não quer morrer em um Pará diferente. Dificilmente razão desse porte, conseguirá deter o avanço da reivindicação e da mobilização, pela criação de novos estados dentro do que hoje, é área única do Pará.

  • E.

    A composição demográfica, as características físicas, as condições sociais, políticas e econômicas do Pará, impõem como prioritário, na definição do seu futuro o tema da territorialidade. Independentemente das posições assumidas, diante da questão é preciso abordá-la.

Considere as frases abaixo.

I. Os moradores de rua, que têm sido vítimas de violência, deverão ser recolhidos a um abrigo.

II. Os discos antigos, que ele herdou de seu avô, estão muito bem conservados.

III. Quem passa, distraidamente, por aquela rua talvez não note a beleza do velho casario.

A exclusão das vírgulas alterará o sentido SOMENTE do que está em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. I e II.
  • D. III.
  • E. II e III.

Assinale a alternativa INCORRETA, quanto à pontuação.

  • A.

    As aspas, nas linhas 5-6 e 14-16, distinguem a fala do professor do restante do texto.

  • B.

    Em "O azul do mar, a areia branca das praias" (linha 12) a pontuação está errada, pois não se emprega vírgula no sujeito.

  • C.

    As duas primeiras frases do texto (linhas 1 a 3) podem ser unidas por uma vírgula (em substituição ao ponto), sem que o sentido do texto se altere.

  • D.

    A vírgula depois de "No Sri Lanka" (linha 20) marca um adjunto adverbial deslocado.

Assinale a alternativa INCORRETA, quanto à pontuação.

  • A.

    As aspas, nas linhas 5-6 e 14-16, distinguem a fala do professor do restante do texto.

  • B.

    A vírgula depois de "No Sri Lanka" (linha 20) marca um adjunto adverbial deslocado.

  • C.

    As duas primeiras frases do texto (linhas 1 a 3) podem ser unidas por uma vírgula (em substituição ao ponto), sem que o sentido do texto se altere.

  • D.

    Em "O azul do mar, a areia branca das praias" (linha 12) a pontuação está errada, pois não se emprega vírgula no sujeito.

Assinale a opção em que a alteração proposta para o texto III nos sinais de pontuação desrespeita as regras gramaticais, desconsiderados os necessários ajustes nas letras maiúsculas e minúsculas.

  • A.

    Inserção de vírgula logo depois de "70" (L.4).

  • B.

    Substituição da vírgula imediatamente após "histórico" (L.6) por travessão.

  • C.

    Substituição do ponto logo depois de "história" (L.8) por doispontos.

  • D.

    Retirada da vírgula imediatamente após "médio" (L.16).

  • E.

    Inserção de vírgula logo depois de "dificuldade" (L.19).

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