Questões de Língua Portuguesa do ano 2005

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Em cada alternativa abaixo, reescreve-se uma frase do texto com alteração da pontuação. A nova redação não é gramaticalmente correta em:

  • A.

    Nos anos 1990 os astrônomos encontraram indícios de um, na galáxia M87. Nos anos 1990, os astrônomos encontraram indícios de um, na galáxia M87.

  • B.

    Os dados de Hubble mostravam que a distância ente as galáxias crescia e conseqüentemente o Universo estava se expandindo. Os dados de Hubble mostravam que a distância ente as galáxias crescia e, conseqüentemente, o Universo estava se expandindo.

  • C.

    Essa mudança permitiu a Einstein descrever a gravidade como o efeito de curvatura gerado pela massa de um objeto sobre o espaço-tempo. Essa mudança permitiu a Einstein, descrever a gravidade como o efeito de curvatura gerado pela massa de um objeto sobre o espaço-tempo.

  • D.

    Em 1916 o alemão Karl Schwarzschild sugeriu que um corpo muito denso poderia curvar o espaço-tempo de tal forma que nada escapasse à sua atração. Em 1916, o alemão Karl Schwarzschild sugeriu que um corpo muito denso poderia curvar o espaço-tempo de tal forma que nada escapasse à sua atração.

Com referência aos sentidos e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.

O sinal de dois-pontos empregado na linha 10 introduz uma explicação que esclarece o sentido do verbo embarcar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os períodos abaixo apresentam diferenças de pontuação. Assinale a letra que corresponde ao período de pontuação correta:

  • A.

    A vida como, a antiga Tebas, tem cem portas.

  • B.

    A vida como a antiga Tebas tem, cem portas.

  • C.

    A vida, como a antiga Tebas, tem cem portas.

  • D.

    A vida como a antiga Tebas, tem cem portas.

 

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A expressão “em conjunto” (l.4) poderia corretamente estar entre vírgulas.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

O emprego da vírgula após “assistencial” (l.3) e após “saúde” (l.4) tem a mesma justificativa: isolar, em uma enumeração, elementos de mesma função gramatical.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda com relação ao texto — trecho do discurso de Tancredo Neves —, julgue os itens a seguir.

No último parágrafo do fragmento apresentado, o autor emprega orações subordinadas adverbiais proporcionais para estabelecer a relação entre sociedade e Estado.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A partir do texto acima, julgue os próximos itens.

No trecho “que não (...) o ódio” (l.2-3), há duas orações adjetivas restritivas e uma oração adjetiva explicativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes às estruturas lingüísticas e aos elementos semânticos presentes nesse trecho.

O complemento verbal “um regime de governo” expande-se em uma seqüência de orações adjetivas restritivas justapostas, sem o emprego de conector oracional explícito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia o texto para responder à questão 04.

A argumentação textual está organizada em torno da seguinte relação de condicionalidade:

  • A. Não haverá realidade federativa se o governo federal não tiver uma visão ampla e generosa do seu papel central de incentivador das boas práticas de planejamento e implantação de projetos.
  • B. Se ações proteladoras do governo gerarem inquietações que ocasionem erros graves na condução de programas de PPPs, poderá ser inviabilizada a mudança cultural por eles pretendida.
  • C.

    Será urgentemente necessário criar critérios objetivos para a seleção de projetos, se for verificada na experiência internacional que reverter erros nas PPPs pode custar caro.

  • D.

    Erros graves na condução de PPPs podem custar caro ao país, se não forem criados critérios objetivos para a seleção de projetos e a autoridade pública não comprovar o atendimento a critérios mínimos.

  • E.

    Se custar muito caro ao país a frustração decorrente de más práticas de planejamento e implantação de projetos, poderá ser inviabilizada a mudança cultural tão necessária para a implantação das PPPs.

Assinale a oração que NÃO apresenta uma idéia de circunstância.

  • A.

    “...procurando entender a logicidade do ...” (l. 1-2)

  • B.

    “...ao caminhar.” (l. 10)

  • C.

    “Procurando compreender o propósito das atitudes.” (l. 43-44)

  • D.

    “Aprendendo a fazer a leitura dos gestos.” (l. 44-45)

  • E.

    “...de transformar a situação...” (l. 50-51)

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